Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros de Domenico De Masi, Criador do Ócio Criativo

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros de Domenico De Masi que não podem faltar na sua coleção.

Top 10 Melhores Livros de Domenico De Masi, Criador do Ócio Criativo Domenico De Masi é um renomado sociólogo italiano, nascido em Roma em 1938. Reconhecido mundialmente por suas contribuições na área da sociologia do trabalho e da criatividade, De Masi é autor de vários livros que abordam temas como o trabalho pós-industrial, a sociedade de lazer, a aposentadoria e a felicidade. De Masi começou sua carreira como professor universitário e pesquisador, dedicando-se ao estudo das transformações no mundo do trabalho. Ele foi um dos primeiros a perceber as mudanças significativas que ocorreriam nas estruturas produtivas e nas demandas do mercado de trabalho com o advento da revolução tecnológica. Segundo De Masi, a sociedade pós-industrial seria marcada pelo uso intensivo de tecnologia e pela importância cada vez maior do conhecimento e da criatividade como principais recursos produtivos. Em sua obra "O Ócio Criativo", De Masi apresenta a ideia de que o tempo livre pode ser uma fonte de criatividade, produtividade e realização pessoal. Para ele, o ócio não deve ser visto como simplesmente um momento de descanso ou entretenimento, mas como um período em que as pessoas têm a liberdade para explorar novas ideias, desenvolver talentos, buscar experiências enriquecedoras e encontrar sua verdadeira paixão. Domenico De Masi é um pensador visionário que desafiou conceitos tradicionais de trabalho, lazer e aposentadoria, chamando a atenção para a importância do equilíbrio entre produtividade, criatividade e prazer. Sua obra continua a influenciar e inspirar pessoas a repensarem suas atitudes e hábitos em relação ao trabalho e ao tempo livre, incentivando-as a encontrar um sentido maior em suas atividades e a buscar a felicidade em todas as fases da vida.

1

O ócio criativo

Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes. A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas: - baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer; - centrado mais no crescente tempo livre do que no tempo decrescente dedicado ao trabalho; - atento à distribuição equânime da riqueza, assim como à sua produção de forma eficiente; - militante pela redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder; - no qual os indivíduos e a sociedade são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, o convívio, a amizade, o amor e as atividades lúdicas.

Ver Ofertas Ver Comentários

O ócio criativo

2

O trabalho no século XXI: Fadiga, ócio e criatividade na sociedade pós-industrial

LivroUm dos pensadores mais influentes da atualidade, De Masi traça um panorama completo das relações de trabalho que se estabeleceram ao longo da história, da escravidão ao trabalho remoto impulsionado pela pandemia de Covid-19. Indo além dos tradicionais estudos focados nas relações entre funcionário e fábrica, ele dedica igual atenção ao cansaço físico e mental, ao trabalho intelectual e às atividades criativas, que rompem a separação formal entre “trabalho” e “não trabalho”. Com mais de 20 livros publicados, De Masi contribuiu para a elaboração do conceito de ócio criativo – uma síntese de trabalho, estudo e lazer – como base de um novo tipo de sociedade centrada na produção de informações, serviços, inovação, valores e estética. Agora, com O trabalho no século XXI, ele lança luz sobre as possibilidades e os desafios que a sociedade pós-industrial apresenta e oferece um olhar surpreendentemente otimista sobre o futuro.

Ver Ofertas Ver Comentários

O trabalho no século XXI: Fadiga, ócio e criatividade na sociedade pós-industrial

3

A Felicidade Negada

Não há progresso sem felicidade, e não pode haver felicidade num mundo desigual, sem distribuição de riqueza, trabalho, poder, conhecimento, oportunidades e proteção. A desigualdade não deriva do acaso - é objetivo intencional e resultado de uma política econômica fundada no egoísmo, na competição como método e na infelicidade como propósito. Neste livro, Domenico De Masi explora duas teorias relativas ao indivíduo, à sociedade e à economia, cuja disputa incide sobre o papel, o valor e a organização da vida ativa nas práticas do trabalho e do ócio. Analisa-se, por um lado, a concepção ideológica da Escola de Frankfurt, sociológica e marxista; por outro, a da Escola de Viena, econômica e neoliberal. Esta segunda, grande inimiga da felicidade, a que saiu vencedora.

Ver Ofertas Ver Comentários

A Felicidade Negada

4

Uma simples revolução: Trabalho, ócio e criatividade - Novos rumos para uma sociedade perdida

LivroPara Domenico De Masi, podemos resolver grande parte da complexidade da vida se entendermos que, se não vivemos em um mundo perfeito, nenhum momento histórico nos concedeu tanta liberdade, longevidade e possibilidades de realização quanto o que vivemos hoje. O desafio é saber como transformar essas possibilidades em fatos concretos. Para tanto, De Masi parte de seu vasto conhecimento para analisar a condição humana e social e colocá-la sob uma perspectiva inédita. Em capítulos curtos e de fácil leitura, ele apresenta proposições sobre a era pós-industrial, a tecnologia, o trabalho, o tempo, o ócio, a criatividade, o crescimento, o decrescimento, a política e a estética. Sua ideia é desenvolver uma civilização cada vez menos atribulada e interessada em poder, dinheiro e posse de bens materiais, e cada vez mais voltada à introspecção, à amizade, à diversão, à beleza e à convivência. Em meio ao excesso de informação, à obsessão com o trabalho e à escassez de tempo, De Masi traz uma proposta revolucionária – e ao mesmo tempo viável – para recuperar nossa capacidade de contemplação, ócio e divertimento e, assim, nos sentirmos plenamente humanos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Uma simples revolução: Trabalho, ócio e criatividade - Novos rumos para uma sociedade perdida

5

Alfabeto da sociedade desorientada: Para entender nosso tempo

Beleza, gênio, trabalho, desorientação. Essas são algumas das palavras que Domenico De Masi, o pai do ócio criativo, usa para nos desafiar, para demonstrar que conceitos que consideramos óbvios, na verdade, estão bem longe da obviedade. Por trás de cada uma delas existe um mundo: no passado, tais vocábulos tinham significados e valores diferentes, logo eram diferentes também as implicações na vida dos homens e no seu universo mental. Alfabeto da sociedade desorientada é muito mais que a soma de suas partes ― é um retrato inspirado do nosso presente, e lança o desafio de dar a essas mesmas palavras novos significados.

Ver Ofertas Ver Comentários

Alfabeto da sociedade desorientada: Para entender nosso tempo

6

Educação e Sociedade

O livro reúne textos gerados a partir de um ciclo de palestras sobre assuntos referentes aos temas educação e sociedade, ensino de arquitetura, educação e criatividade. O sociólogo italiano Domenico de Masi e os arquitetos Paulo Mendes de Rocha, Josep Maria Montaner e Antonio Carlos Barossi debatem entre si tais assuntos, elucidando a importância da interdisciplinaridade na arquitetura e em seu ensino.

Ver Ofertas Ver Comentários

Educação e Sociedade

7

2025 - Caminhos da cultura no Brasil: Um olhar sobre o futuro

Será que o povo brasileiro é mesmo amigável e hospitaleiro? E o que seria exatamente o tal "jeitinho brasileiro"? A tão comentada harmonia racial, fruto da miscigenação, é uma realidade ou o estigma do racismo ainda persiste entre nós? No meio de tantos discursos sobre o Brasil, como separar a realidade dos estereótipos? Quais são os verdadeiros traços distintivos da nossa cultura? Um mosaico colaborativo formado por diversas vozes, 2025 – Caminhos da cultura no Brasil traz um quadro amplo de reflexões sobre os mais variados aspectos da nossa cultura – nossas matrizes, a importância da afirmação da nossa identidade, os traços mais e menos valorizados do que se convencionou chamar "brasilidade" –, num esforço para prever de maneira confiável como será o futuro da paisagem cultural do país. Autor do clássico O ócio criativo, com mais de 200 mil exemplares vendidos, Domenico De Masi contou com a contribuição de Caio Túlio Costa, Cláudia Leitão, Cléber Eduardo Miranda dos Santos, Cristovam Buarque, Fábio Magalhães, Gloria Kalil, Jaime Lerner, Leonel Kaz, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Paulo Werneck e Tárik de Souza para traçar um panorama abrangente sobre a situação atual do Brasil e as perspectivas para os próximos 10 anos.

Ver Ofertas Ver Comentários

2025 - Caminhos da cultura no Brasil: Um olhar sobre o futuro

8

Criatividade e Grupos Criativos

Ao longo da história uma tensão febril impele o homem a usar sua criatividade para tornar o mundo um lugar mais agradável para se viver: da roda aos óculos do paraíso à Magna Carta das cidades da Mesopotâmia à linha de montagem das catedrais góticas ao Projeto Genoma do cinema ao jazz. Mas ao contrário do que se imagina a maior parte das criações humanas não é obra de gênios isolados e sim de grupos e coletividades nos quais cooperam personalidades concretas e personalidades fantasiosas motivadas por um líder carismático por uma meta compartilhada. Em 'Descoberta e Invenção' primeiro volume de 'Criatividade e Grupos Criativos' Domenico De Masi refaz o percurso da humanidade desde a pré-história até a atual sociedade pós- industrial analisando seus esforços para corrigir a natureza com a cultura. Ao nos presentear com esta grande obra o sociólogo italiano nos leva a refletir sobre o papel que estamos desempenhando para deixar aos nossos filhos um mundo diferente daquele que herdamos de nossos pais.

Ver Ofertas Ver Comentários

Criatividade e Grupos Criativos

9

O futuro chegou

Entenda como a qualidade de vida e a felicidade da população são tão importantes quanto o pib do nosso país, o “país do futuro”.Durante 450 anos o Brasil foi pressionado a copiar o modelo europeu; há 50 anos tem copiado o dos Estados Unidos. Agora que os EUA e a Europa estão em profunda crise, o Brasil está sozinho consigo mesmo e é obrigado a desenvolver seu próprio modelo, que pode ser valioso para o mundo inteiro. Para o “país do futuro”, o futuro chegou!Globalmente, mesmo com o progressivo aumento de países democráticos e a difusão de informação e educação, o mundo se sente preso entre desorientação e medo. Aguarda vento favorável, mas não sabe para onde ir. O socialismo perdeu, mas o capitalismo não venceu, como já dizia Václav Havel. Em qual modelo social, então, devemos nos basear? Por onde começar? Uma coisa é certa: para projetar nosso futuro, devemos fazer uma reflexão sobre todos os modelos socioeconômicos e religiosos que já foram testados pela humanidade no decorrer de sua longa história. Essa é a missão épica de Domenico De Masi. Além de analisar a estrutura de países como Brasil, Índia, China e Japão, o autor perpassa pelos sistemas que mais marcaram a história social do mundo, os modelos católico, hebraico, muçulmano, protestante, clássico, iluminista, liberal, capitalista, socialista, comunista até nosso atual modelo pós-industrial.O objetivo é extrair o melhor de cada um deles para se construir um modelo de vida global inédito, que seja finalmente adequado à sociedade pós-industrial. E a revisitação à história do mundo oferece insights para traçar a rota de um futuro feliz e a conclusão de que o progresso da sociedade só pode ser medido segundo a qualidade de vida e a felicidade da população. Uma sociedade que seja capaz de exercer o ócio criativo, a meditação, o lazer, o amor, a contemplação da beleza, a amizade e a convivialidade.

Ver Ofertas Ver Comentários

O futuro chegou

10

O mundo ainda é jovem: Conversas sobre o futuro próximo com Maria Serena Palieri

Duas décadas depois do best-seller O ócio criativo, Domenico De Masi, uma vez mais em diálogo com Maria Serena Palieri, oferece um instantâneo do tempo em que estamos vivendo, um quadro realista e carregado de esperança, o qual narra, agora, em O mundo ainda é jovem. O ponto de partida é a verificação sociológica do senso de desorientação que caracteriza a nossa sociedade. Temos “duas certezas irrefutáveis: a primeira é que o mundo no qual vivemos certamente não é o melhor dos mundos, mas é, sem dúvida, o melhor dos mundos que já existiram até hoje. A segunda é que a obra criativa da humanidade está apenas iniciando sua caminhada, e, pela primeira vez na história, cabe a nós dar-lhe continuidade ou interrompê-la para sempre”. Temas centrais na contemporaneidade, como longevidade, trabalho, engajamento; conceitos de natureza sociológica, como os de classe e gênero, ou mais próprios da psicologia, como medo e felicidade. Um vocabulário indispensável para orientar-se, até politicamente, num cenário em que já vivemos e que, rapidamente, nos lançará desafios sem precedentes. O mundo ainda é jovem nos instiga a refletir e a decidir sobre os nossos próximos passos.

Ver Ofertas Ver Comentários

O mundo ainda é jovem: Conversas sobre o futuro próximo com Maria Serena Palieri

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias