Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 6 Melhores Livros de André Lara Resende

Conheça a seleção de nossos editores dos melhores livros de André Lara Resende que não podem faltar na sua coleção.

Top 6 Melhores Livros de André Lara Resende André Pinheiro de Lara Resende é um economista brasileiro, filho do escritor Otto Lara Resende. É graduado em Ciências Econômicas pela PUC-Rio, obteve posteriormente o título de Phd em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Foi diretor do Banco Central do Brasil e foi negociador chefe da dívida externa e um dos integrantes da equipe econômica que elaborou o Plano Real.

1

Camisa de força ideológica: A crise da macroeconomia

Em Camisa de força ideológica, André Lara Resende faz uma revisão do conceito de moeda e evidencia as inconsistências teóricas da macroeconomia neoclássica, sugerindo uma mudança de paradigma para um crescimento econômico democrático. “A teoria macroeconômica convencional está em crise”. A partir dessa premissa, André Lara Resende retoma discussão que tem travado na imprensa e com seus pares sobre os problemas da economia hegemônica e debruça-se sobre duas concepções-chave para a ortodoxia: a ideia de que a moeda possui valor intrínseco e de que a atuação do Estado é fator limitante ao desenvolvimento econômico sustentável de uma nação. Neste alentado ensaio, o autor de Consenso e contrassenso mobiliza fundamentos teóricos para promover uma reflexão crítica acerca da macroeconomia neoclássica, repertório considerado imprescindível para o crescimento. Refutando a noção corrente de que as escolhas dos economistas são legitimadas pelo embasamento neutro, empírico e científico, Lara Resende alerta para o caráter ideológico que permeia as narrativas econômicas ― e que é preciso reconhecer quando é hora de superá-las.

Ver Ofertas Ver Comentários

Camisa de força ideológica: A crise da macroeconomia

2

Os limites do possível

Os limites do possível aborda temas-chave do novo século, questionando alguns dos principais axiomas da teoria econômica. É possível continuar crescendo sem esbarrar nos limites físicos do planeta? Crescimento e riqueza levam de fato ao aumento do bem-estar e da felicidade? Segundo André Lara Resende, a solução de tais dilemas passará necessariamente pela revisão dos estreitos limites que a teoria econômica se impôs. A respeito da crise financeira, André analisa os reais motivos e consequências do colapso das economias centrais em 2008. Defendendo que não se trata de apenas mais uma crise cíclica, mas de algo mais profundo, o economista argumenta que a formalização excessiva tornou a teoria incapaz de refletir sobre a realidade. Embora o cenário pareça desalentador, ele aponta possíveis caminhos para um movimento - ainda que lento - em prol da retomada do crescimento. Na última parte do livro, o economista volta a temas em que é especialista: a inflação e as altas taxas de juros que persistem por mais de uma década depois da estabilização do real.

Ver Ofertas Ver Comentários

Os limites do possível

3

Devagar e simples

André Lara Resende herdou do pai, Otto, o dom da palavra, o prazer do convívio, a clareza de raciocínio e o foco no que importa. E aprimorou essas qualidades ao longo da vida. Este livro é um exemplo dessas virtudes - como também o haviam sido Os limites do possível e Bolhas e pêndulos. Há três tipos de escritores, notou Schopenhauer: os que escrevem sem pensar, os que pensam enquanto escrevem e os que pensaram muito antes de escrever. André é, claramente, da terceira estirpe. Por isso, todos os treze artigos aqui reunidos têm alguns eixos comuns, que não derivam apenas de um passageiro interesse do autor no momento em que os escreveu. Alguns são imprescindíveis para o debate público do momento no Brasil, como “O mal-estar contemporâneo” e os artigos da seção Para repensar o Estado. Outros são muito relevantes para entender o atual debate no mundo e seu significado para o Brasil, como os da primeira seção, As fortunas do crescimento. Há um belo texto inédito, “Em busca do heroísmo genuíno”, e dois substanciosos artigos - “Desenvolvimento como liberdade, cidadania e espírito público” e “Vida pública, capitalismo de massa e os desafios da modernidade” - que fundamentam a posição do autor sobre o indispensável repensar sobre o Estado e a necessidade de revalorização da vida pública - ambos necessários tanto no Brasil como no mundo. O leitor que se debruçar sobre estes textos, na ordem que lhe aprouver, verá que este livro passa, com galhardia, no teste de Harold Bloom para uma obra que valha a pena: aquela que o leitor sente que de alguma forma lhe diz respeito; que lhe pode ser útil; que lhe ajuda a entender melhor sua circunstância e o mundo em que vive. E, por fim, que constitua prazerosa leitura, como este Devagar e simples que o leitor tem em mãos. - Pedro Malan

Ver Ofertas Ver Comentários

Devagar e simples

4

Consenso e contrassenso: Por uma economia não dogmática

Nos últimos trinta anos, o confronto entre a experiência histórica e os postulados da teoria econômica deixaram claro o grave descompasso entre a realidade e o arcabouço teórico que sustenta as políticas públicas. Como argumenta André Lara Resende nesta coletânea de ensaios, trata-se de um dos principais ingredientes da crise que hoje ameaça as democracias representativas ocidentais. O colapso financeiro internacional de 2008 deixou claro que o pensamento econômico dominante necessita ser reformulado a partir de suas bases mais elementares. No mundo contemporâneo, a tese da moeda como mercadoria é apenas um fetiche anacrônico, que conduz grande parte dos países democráticos a um entendimento equivocado sobre a importância da disciplina fiscal e orçamentária. Um dos formuladores do Plano Real, Lara Resende demonstra que a busca pelo equilíbrio fiscal, a qualquer custo e em qualquer circunstância ― um dos dogmas da política econômica dominante ―, tem obstruído uma discussão racional sobre o papel dos investimentos públicos e das iniciativas sociais na criação de riqueza e bem-estar social.

Ver Ofertas Ver Comentários

Consenso e contrassenso: Por uma economia não dogmática

5

Juros, moeda e ortodoxia - Teorias monetárias e controvérsias políticas

Neste conjunto de ensaios, André Lara Resende reflete sobre as origens e o desenvolvimento da teoria monetária e suas implicações no contexto brasileiro. Juros, inflação e política fiscal recebem do autor um enfoque inovador, ancorado nas melhores investigações da atualidade, que põem em questão algumas convicções estabelecidas. Da teoria à história, os ensaios discutem as políticas comumente receitadas para a inflação crônica, a recessão e o desemprego. Antes de buscar a polêmica fácil ou propor uma “nova heterodoxia”, este livro pretende estimular o debate ao abrir uma janela de oportunidade para a reflexão sobre políticas públicas da mais alta relevância.

Ver Ofertas Ver Comentários

Juros, moeda e ortodoxia - Teorias monetárias e controvérsias políticas

6

A Volta do Estado Planejador: Neoliberalismo em Xeque

O liberalismo à brasileira almeja empreender uma reforma do Estado, conluiando-se com as forças políticas mais reacionárias e retrógradas do país e entregando a soberania aos caprichos dos mercados. Trata-se, certamente, de uma das mais engenhosas arrumações que a velha oligarquia brasileira imaginou para continuar no papel de sátrapas do Império. Do prefácio de Luiz Gonzaga Belluzzo

Ver Ofertas Ver Comentários

A Volta do Estado Planejador: Neoliberalismo em Xeque

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias