Bela Gil é uma culinarista e apresentadora de televisão brasileira. Atualmente comanda o programa Bela Cozinha no canal pago GNT, além de seu próprio canal no YouTube, onde defende uma alimentação consciente e saudável. Bela também é autora dos premiados livros Bela Cozinha - As Receitas e Bela Cozinha 2, que trazem receitas, informações sobre os ingredientes e dicas de estilo de vida que beneficiam a saúde do corpo e do meio ambiente. Conheça a escolha dos nossos editores para os melhores livros de culinária de Bela Gil para você comprar on-line.
Contrariando o mito de que comida saudável é sem graça, Bela Gil mostra que é possível se alimentar de forma equilibrada, privilegiando ingredientes naturais, sem perder o sabor. Bela cozinha – as receitas ensina a fazer 50 pratos deliciosos, alguns apresentados em seu programa no GNT e outros selecionados especialmente para esta edição. As receitas são divididas em categorias: sopas e mingaus; legumes e folhas verdes; petiscos; dia-a-dia; molhos e sobremesas. Independente das suas preferências, você encontrará algo para satisfazer seu apetite. Todas as receitas são acompanhadas por um comentário, no qual Bela detalha as propriedades dos ingredientes. Algumas são exclusivas para este livro, como bolinho de arroz integral, falafel e canja de galinha caipira. Além do preparo de cada prato, você descobrirá que a couve é rica em antoxidantes e ajuda na desintoxicação do organismo, que o feijão-fradinho é muito rico em ferro e cálcio e, assim, poderá incorporá-los a outras receitas, tornando sua dieta rica em nutrientes. Além das informações de rendimento e tempo médio de preparo, você encontrará ícones que sinalizam se a receita é vegana, vegetariana ou sem glúten. No entanto, Bela defende o equilíbrio, e não deixa de fora receitas com carnes e até mesmo frituras, como tempurá de legumes. “Acredito que todo tipo de comida feita em harmonia com a natureza tem seu valor e lugar na dieta. Critério, respeito e consciência são a chave para uma boa alimentação”, explica a autora. As sobremesas são um exemplo de que a vida pode ser doce sem açúcar refinado ou adoçantes. Faça bolos com farinha integral, musse de chocolate com melado de cana, cookies integrais. “Uma vez que a pessoa ganha consciência alimentar, pode fazer qualquer receita, porque sempre vai achar um jeito de adaptá-la à sua própria necessidade”. Mais do que um livro de receitas, Bela Cozinha convida à reflexão sobre nossos hábitos alimentares e traz dicas sobre como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Receitas e dicas para seu corpo e sua casa.Viver com simplicidade é viver com menos: menos consumo, estresse e impacto ambiental. Também é viver com mais: mais liberdade, leveza e criatividade.Neste livro, Bela Gil apresenta 40 receitas fáceis e rápidas para várias esferas da vida: alimentação e nutrição, autocuidado, saúde e higiene. Divididas em quatro seções – Nutrir, Cuidar, Curar e Limpar –, são opções mais naturais, com menor impacto ambiental, mas cujos benefícios vão muito além dos aspectos físicos.Você vai aprender, por exemplo, a preparar um repelente de insetos caseiro, uma máscara para o cabelo que também é comestível (e inclusive deliciosa), um spray imbatível para limpeza da cozinha, uma granola de frigideira irresistível, tudo isso de forma simples e rápida, com componentes naturais e fáceis de encontrar."Bela nos inspira a sermos melhores como indivíduos e como sociedade e a iniciarmos nossa própria jornada para nos transformarmos em protagonistas da mudança, através de ações simples, essenciais e diárias." – Marcel Fukayama, diretor-executivo do Sistema B Internacional
Nossas escolhas e práticas alimentares podem mudar o mundo, ajudar a evitar o desperdício e a economizar recursos. Neste livro, Bela Gil propõe um novo olhar para os ingredientes já presentes no nosso dia a dia: raízes, cascas, talos, folhas, sementes, flores etc. Em receitas como Caponata de coração de bananeira, Curry de sementes de jaca, Doce crocante de casca de coco e Suco de folha de limoeiro, aprenda a usar os alimentos de forma integral, da raiz à flor.
No terceiro livro de Bela Gil, a novidade em relação aos dois primeiros volumes, que venderam juntos 300 mil exemplares, é o seu conceito totalmente vegano e sem glúten. Os capítulos são separados por ingredientes, como cogumelos, abacaxi, castanha de cajú, melancia, feijão, inhame, palmito, entre outros, trazendo informações sobre o cultivo e o ingrediente em si, além de receitas saborosas e surpreendentes.
Hoje, depois de décadas de pesquisas científicas e questionamentos à indústria do fast-food, sabemos que os alimentos ultraprocessados são grandes promotores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além de contribuírem para a destruição da natureza, já que se apoiam sobre monoculturas de commodities como soja, trigo, milho e cana-de-açúcar. Também sabemos que a comida de panela feita em casa com ingredientes frescos ou minimamente processados é a melhor opção para nutrir o corpo, fortalecer as culturas regionais e respeitar o meio ambiente. Mas, como questiona Bela Gil em seu novo livro, quem vai fazer essa comida? A partir da pergunta, a chef, apresentadora e ativista relaciona alimentação saudável, feminismo etrabalho doméstico, complexificando um debate ignorado pelos livros de receitas e programas de culinária. É a dona de casa, a mãe, a avó, a esposa, a empregada doméstica migrante, a mulher pobre e preta da periferia que continuará tendo que pilotaro fogão? E quem fará a comida dela, da família dela? Em Quem vai fazer essa comida?, Bela Gil critica a histórica desvalorização do ato de cozinhar, com raízes escravocratas, e reivindica o pagamento de salários para o trabalho doméstico, tema da obra de pensadoras como Silvia Federici.
Com a proposta de incentivar uma alimentação que privilegia ingredientes naturais e faz bem à saúde, Bela Gil vendeu mais de 150 mil exemplares de seu livro de estreia, Bela Cozinha – as receitas. Ela está de volta com mais opções saudáveis em Bela Cozinha 2, que traz as receitas das temporadas 2, Verão e 3 do programa exibido às terças, às 20h30, no GNT. O livro reúne mais de 60 novas receitas fotografadas pelo premiado Sérgio Coimbra. Uma das novidades é um capítulo dedicado a sucos e vitaminas. As demais opções estão divididas em: Petiscos & aperitivos; Entradas, saladas & acompanhamentos; Pratos principais; Sobremesas & doces; Café da manhã & lanche. Para auxiliar no preparo destes pratos, o Bela Cozinha 2 ainda revisita seis receitas básicas, como ghee, caldo de legumes e molho vermelho. Além das informações sobre o rendimento e o tempo médio de preparação, todas as receitas têm uma indicação se são vegetarianas, veganas ou sem glúten. Bela escreveu um comentário em cada receita, no qual detalha as propriedades dos ingredientes. Assim, ao fazer um bolinho de arroz com pesto ou uma moqueca de banana da terra, o leitor sabe o quanto e de que forma aquele prato é benéfico à sua saúde.