O Judaísmo é uma das religiões mais antigas e ricas em tradições do mundo, com uma história que remonta a milhares de anos. Ao longo dos séculos, sábios, estudiosos e líderes religiosos judaicos têm registrado seus ensinamentos e reflexões em inúmeros livros sagrados e obras literárias. Essas obras abrangem uma ampla gama de tópicos, desde a lei e a ética até a filosofia e a espiritualidade, oferecendo um tesouro de sabedoria e orientação para os seguidores do Judaísmo e para aqueles interessados em explorar suas profundidades. Embarque numa jornada fascinante nos livros sobre Judaísmo, descobrindo o conhecimento e a espiritualidade que eles contêm, tudo isso sem mencionar títulos específicos. Prepare-se para mergulhar nas páginas que revelam a riqueza e a complexidade dessa tradição milenar e se encantar com os ensinamentos que moldaram a fé e a identidade judaica ao longo dos tempos. Conheça a seleção de nossos editores para as melhores ideias de livros sobre o Judaísmo para comprar.
A Torá é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (bíblia dos judeus). É o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. A Torá também apresenta os mandamentos e leis que segundo o judaísmo tradicional, foram dadas a Moisés para que a entregasse e ensinasse ao povo de Israel.Esta é uma versão especial desenvolvida para o Kindle, com índice de todos os livros e capítulos, facilitando bastante a leitura e a busca por algum capítulo específico.Além disso, o início de cada livro conta com uma breve descrição para ajudar o leitor a compreender rapidamente o contexto da obra.
O judaísmo é uma das religiões mais antigas do mundo e foi capaz de preservar sua identidade distinta ao longo de mais de três milênios. A história do judaísmo oferece uma visão verdadeiramente ampla de como essa religião surgiu, como evoluiu de uma época para outra e como suas várias tradições e seitas se relacionaram. Neste livro, Martin Goodman, professor da universidade de Oxford, leva os leitores das origens do judaísmo no mundo politeísta antes de Cristo ao culto do templo na época de Jesus. Conta as histórias de rabinos, místicos e messias do período medieval e do início da modernidade, guiando através das muitas facetas do judaísmo de hoje. Ele explica as instituições e ideias nas quais todas as formas de judaísmo se baseiam. A história do judaísmo é um verdadeiro guia sobre a religião e seu povo, sobre como a fé sobreviveu a quase três séculos de perseguições. Tudo explicado em detalhes, mostrando o judaísmo em vários continentes e épocas: de Moisés guiando os hebreus à cabala, do judaísmo ortodoxo à crença na vida pós-morte.
Esta preciosa obra apresenta o texto hebraico da Torá ao lado de sua tradução para o português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos, e inspirada no Talmud e no Midrash, foi editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementada por interessantes comentários e ilustrações
Uma leitura que extrapola a sua comunidade e que atinge o patamar de sabedoria, discussão e reflexão prática para a comunhão entre os diferentes no planeta. Em "O livro dos valores judaicos" o rabino Joseph Telushkin alinha a Bíblia, o Talmude e todo o amplo espectro de escritos judaicos clássicos para oferecer um manual de como se portar para ter uma vida decente, generosa e honesta num mundo moralmente complexo. Telushkin aborda os principais aspectos éticos de nosso tempo, mas grande parte desses temas também se fazem presentes desde o início da existência humana. São uma ou duas páginas por dia com uma mensagem vigorosa, inteligente e acessível, e melhor, totalmente possível de ser posta em prática. A amplitude dos assuntos é tão extensa quanto a vida em si: - Que característica procurar num cônjuge (Dia 17)- Quando, se alguma vez, é permitido mentir (Dias 71-73)- Por que agir com alegria é uma necessidade, não uma escolha (Dia 39)- O que as crianças não devem aos seus pais (Dia 128)- Se os judeus deveriam doar seus órgãos (Dia 290)- Uma técnica efetiva mas cara, de conter a sua raiva (Dia 156)- Como criar crianças honestas (Dia 298)- Que compras são sempre proibidas (Dia 3) Além disso, Telushkin levanta questões de complexa implicação ética que podem surpreender, como a necessidade de dar gorjeta a quem não vemos (Dia 109), a coisa certa a fazer quando se ouve a sirene de uma ambulância (Dia 1) e porque desperdiçar o tempo é um pecado (Dia 15). Quando está nos contando o que a tradição judaica diz sobre informações privilegiadas ou relacionamento entre patrões e empregados, está também nos alimentando com uma inspiração nova e uma direção clara para uma vida prática, dia após dia.
ENSINAMENTOS JUDAICOS PARA INTIMIDADE COM DEUSNa cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual. Ao olhar para ele, os judeus se recordam das leis de Deus, da responsabilidade em obedecê-las e de que foram chamados para serem santos. Neste livro, Charlie Kluge, uma das principais lideranças do judaísmo messiânico dos últimos 30 anos, apresenta o talit como um poderoso canal da presença e atuação de Deus, além de trazer o relato dos desafios e vitórias de um homem em sua vida de fé. Sua fé vibrante, seu carisma, sua vida de oração, suas experiências pessoais com Deus e seu conhecimento alicerçado na Palavra tornam o talit algo muito mais que um simples xale, um adorno religioso ou uma tradição. Percorrendo estas páginas e caminhando de mãos dadas com as experiências que são compartilhadas, você será desafiado a desenvolver uma vida de oração e um relacionamento mais íntimo com Deus.Se você é um cristão que crê na Bíblia como Palavra de Deus, poderá aprofundar sua fé ao entrar em contato com as raízes judaicas da fé cristã. Se você se interessa por religiões, este livro o desafiará a desenvolver uma espiritualidade profunda trazendo ricas informações históricas sobre a fé judaica messiânica.
O judaísmo não pode ser condensado em uma filosofia única, pois nunca oficializou uma tradição filosófica específica ou uma única tendência teológica ou interpretativa. Cada uma de suas doutrinas propõe e veicula uma imagem e uma idéia do judaísmo, na medida em que se confronta com os elementos básicos da cogitação e da experiência religiosa coletiva ou individual geradas pela revelação bíblica - Deus, a Torá como Lei e Ensinamento e a história do povo de Israel. Unindo o registro do historiador à análise do exegeta, o saber erudito ao rigor crítico, Julius Guttmann desenvolve a sua investigação a partir das raízes na 'Escritura' hebraica, em Filo de Alexandria e nos mestres do 'Talmud'.
O que faz do judaísmo uma religião singular? O que os judeus encontram em sua crença que lhes dá sabedoria, conforto e plenitude espiritual? Este livro responde essas questões, trazendo o bê-a-bá do judaísmo e apresentando concisamente as principais obras do judaísmo - da Bíblia aos ensinamentos místicos da Cabalá-, a visão judaica sobre sexo, casamento, criação dos filhos, luto e muito mais.
Neste livro, Leonardo Schulmann apresenta conceitos do Judaísmo de forma simples, para auxiliar na tomada de decisões no seu dia a dia, com comportamentos éticos. Essas dicas apresentam orientações para situações corriqueiras. Mais do que uma religião, o Judaísmo é um modo de vida, e seguir os ensinamentos judaicos pode levar a uma vida melhor. Por meio de exemplos, citações de livros, da “Ética dos pais”, do Talmude ou da Torá, ele aborda os mais diversos assuntos, desde relações de negócios até o amor aos filhos e a valorização da mulher.
Dando sequência à série Reflexos e Refrações, permeada dos ensinamentos sapienciais da cabala, este segundo volume – Cabala e a arte do tratamento da cura – desenvolve uma reflexão sobre os impactos da doença e da cura na alma humana.Estamos habituados a tratar de doenças, processo que costuma se encerrar com o desaparecimento dos sinais e sintomas da enfermidade. Em Cabala e a arte do tratamento da cura, a intenção não é falar sobre procedimentos médicos ou drogas farmacêuticas, o foco é bem mais abrangente: a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero das pessoas que adoeceram.Partindo do princípio de que “a vida é um projeto para realizar um propósito”, o corpo é entendido como um sistema particular que interage com o sistema externo. O tratamento, portanto, deve procurar a harmonia entre o “bem estar” e o “bem ser”.A resposta ao estímulo doloroso depende de caraterísticas individuais, valores pessoais, estado psicológico e fatores culturais. A função do tratamento deve ir mais longe do que a administração de lenitivos destinados a reduzir a intensidade da dor física. A segunda parte do livro é dedicada ao combate à dor, ao sofrimento, ao desespero e à solidão por abordagens que o autor denominou de “antídotos”, tratamentos para os mais variados tipos de cura.Ele considera que os analgésicos e anestésicos disponíveis hoje permitem que a pessoa mais simples possa viver com um grau de dignidade que nem os reis do passado conseguiram, mas que devemos levar em conta que o papel da cura é restabelecer o equilíbrio.Escrito por um rabino, este não é um texto religioso para os que professam a mesma fé, é um livro transformador, muito bem escrito, que se propõe a analisar a essência da vida, “esse espetáculo único na aurora existencial”. - DRAUZIO VARELA
"Como dizia Jack, o estripador, vamos por partes. No caso, a “orelha”. A orelha do livro, é claro. Cabala e a arte de preservação da alegria não é uma reunião de anedotas nem uma seleção de narrativas cômicas, mas tem muita graça. Vou explicar. Ao longo de uma narrativa leve e divertida, o rabino Nilton Bonder nos conduz por uma reflexão profunda sobre a Alegria em si, definindo-a como um dom que nasce com cada um e não um atributo que se consegue comprando coisas ou conquistando posições. Mas, como salienta o autor: “a vida é uma festa e não podemos ficar fora dela.” Então, como fazer coabitar na alma a Consciência sem perder a graça, uma das qualidades intrínsecas da alegria? Através de contos, parábolas e vivências pessoais, Bonder analisa e explica que a Alegria é composta por quatro qualidades: o gosto, a sinceridade, a autenticidade e a graça. Em contrapartida, enfrentamos também os quatro desafios da tristeza: o dissabor, a feiura, a falsidade e a desgraça. A Alegria está na essência do viver – assim como a tristeza. Como poderíamos usufruir de um instante de alegria se não existissem momentos tristes pelo caminho? “É preciso sentir tristeza para que ela dê lugar a alegria.” Ao contrário da felicidade, considerada intangível, a Alegria está ali, ao nosso alcance, e precisa ser preservada. E aí está o mistério do transitório. Sou humorista, ganho a vida provocando a Alegria nos outros, porque isso também me traz Alegria, além de pagar as contas, admito. Dedicar alguns momentos à leitura de Cabala e a arte de preservação da alegria vai trazer a você momentos de reflexão, compreensão e por vezes até apreensão, mas, ao final, eu prometo, dá-se a conciliação da Consciência, e de nós mesmos, com a Alegria. Vamos juntos? - MARCELO MADUREIRA, Casseta & Planeta"