Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, é chamada de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Selecionamos para você os melhores livros para quem acabou de ser promovido e precisa saber mais sobre o cargo de chefe. Veja a escolha dos nossos editores!
Esta coleção reúne conceitos e práticas voltados tanto para gestores experientes quanto para futuros líderes. São leituras essenciais, selecionadas das páginas da Harvard Business Review, versando sobre temas fundamentais para o sucesso profissional.Nos cinco títulos que compõem este boxe, você encontrará ensinamentos dos maiores especialistas em gestão de negócios e pessoas.• Gerenciando pessoas: Mais que um chefe, seja o líder de que seus funcionários precisam. Gerenciar pessoas é uma tarefa extremamente desafiadora, mesmo para quem já tem alguma experiência. Este livro vai ajudar você a lidar com esses desafios.• Desafios da gestão: Prepare-se não apenas para lidar com as transformações, mas para liderá-las. As mudanças são uma constante no trabalho e precisamos nos adaptar para não ficarmos obsoletos. Mas alguns desafios permanecem os mesmos, e é isso que torna este livro tão valioso.• Gerenciando a si mesmo: O caminho para uma carreira bem-sucedida começa por uma autoanálise sincera. Os artigos deste livro apresentam conceitos que farão você encarar os desafios pessoais e profissionais com clareza, objetividade e sabedoria.• Para novos gerentes: O que significa estar no comando, os mitos e equívocos mais comuns e como alcançar os melhores resultados em equipe para sua empresa. Desenvolva a mentalidade e a postura ideais para gerenciar pessoas pela primeira vez.• Inteligência emocional: Os líderes mais competentes têm um ponto crucial em comum: elevado grau de inteligência emocional. Em seu trabalho definitivo sobre inteligência emocional, Daniel Goleman explica que ela é duas vezes mais importante que as demais habilidades na formação de um líder excepcional.
Liderança é um dos aspectos mais importantes da nossa sociedade. No entanto, há uma tremenda discordância e confusão sobre o que significa liderança e se ela de fato pode ser aprendida. Como explica neste novo e poderoso livro Robert Steven Kaplan, professor da Harvard Business School, as qualidades de liderança não são algo que você tem ou não tem. Liderança não é um fim ou um estado de ser. Liderança tem a ver com o que você faz, ao invés de quem você é, e isso começa com uma atitude de dono. Kaplan conta histórias reais de sua própria experiência de trabalho com vários tipos de líderes que buscam melhorar sua eficiência e tornar suas organizações mais bem-sucedidas. Ele faz perguntas investigativas, propõe exercícios e sugere etapas de acompanhamento objetivas que ajudarão você a desenvolver suas habilidades, criar novos hábitos e levá-lo a alcançar seu potencial ímpar de liderança. “Do que você realmente precisa para liderar” ajudará você a desenvolver sua capacidade de liderar, liberando seu poder de pensar e agir como líder.
Existem hoje diversos livros de liderança no mercado, porém esse é diferente. Seu conteúdo é baseado em mais de quatro décadas de experiência da empresa DDI (Development Dimensions International), responsável por desenvolver mais de 250 mil líderes por ano, em 26 países e milhares de organizações. Todos os conselhos e ferramentas aqui mencionados são frutos de experiências em tempo real, que mostram como se tornar um líder eficaz e de grande influência. Descubra, nesse livro, como se tornar um profissional bem-sucedido desde seu primeiro cargo de liderança.
Com a tecnologia cada vez mais presente em nossa vida, as mudanças acontecem em uma velocidade maior e o que era indispensável ontem pode deixar de ser em questão de dias. “Tudo muda, o tempo todo” é o que se ouve com frequência. O fator humano, no entanto, continua sendo e sempre será o sopro que a tudo dá vida! É com este olhar que Paulo Vieira de Campos nos apresenta as informações e “dicasDukas” contidas em seu livro A Estreia do Líder: Os primeiros passos na trilha da liderança. De forma instrutiva, dinâmica e instigante, o autor nos conduz nesta caminhada literária ao universo da liderança, que integra as etapas: APRENDER, LIDERAR, ENSINAR E TRANSFORMAR. O leitor vai conhecer o passo a passo de todo caminhante que inicia na estrada da arte de inspirar e motivar pessoas a realizarem um trabalho e conquistarem um objetivo. Líderes e CEOs de grandes empresas também acrescentam valiosas informações, com relatos sobre suas experiências neste universo. Em A Estreia do Líder, você vai querer seguir sempre em frente: vencer em seu sonho, seu projeto e sua história - única e original. Então, aceite o convite: avante!
Este livro de James C. Hunter, 'Como se tornar um líder servidor', tem dois objetivos - o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. O autor acredita que liderar não é ser 'chefe'. Liderar é servir. Embora 'servir' tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes - afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem. Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades como Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que 'liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum'. Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa - ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.
O best-seller instantâneo do The New York Times. Dos mesmos autores de “Propriedade Extrema”, conheça uma abordagem nova e revolucionária para ajudar os líderes a reconhecer e alcançar o equilíbrio de liderança crucial para a vitória. Com seu primeiro livro, Extreme Ownership (publicado em outubro de 2015), Jocko Willink e Leif Babin estabeleceram um novo padrão de liderança, desafiando os leitores a se tornarem melhores líderes, melhores seguidores e pessoas melhores, tanto em sua vida profissional quanto pessoal. Agora, em "A Dicotomia da Liderança", Jocko e Leif mergulham ainda mais fundo nas águas inexploradas e complexas de um conceito introduzido pela primeira vez em Propriedade Extrema: encontrar equilíbrio entre as forças opostas que puxam cada líder em diferentes direções. Dominar a dicotomia da liderança requer entender quando liderar e quando seguir; quando manobrar agressivamente e quando fazer uma pausa e deixar as coisas se desenvolverem; quando separar e deixar a equipe correr e quando mergulhar nos detalhes e microgerenciar. Além disso, todo líder deve: Assumir extrema propriedade de tudo o que impacta a sua missão, mas ainda assim utilizar o Comando de Descentralização, dando propriedade à sua equipe. Preocupe-se profundamente com o seu pessoal e o seu sucesso individual e meios de subsistência, mas procure o bem da equipa global e acima de tudo realize a missão estratégica. Exiba a qualidade mais importante de um líder - humildade, mas também esteja disposto a falar e a repelir decisões questionáveis que possam prejudicar a equipe e a missão.
Por que apenas algumas pessoas dizem “Adoro meu trabalho”? Parece injusto que encontrar realização no trabalho seja como ganhar na loteria. Que só apenas alguns sortudos consigam se sentir valorizados por suas empresas. Porém, em várias partes do mundo, líderes estão construindo ambientes em que as pessoas sentem que fazem parte. Em algumas equipes, as pessoas confiam tanto umas nas outras que literalmente dão a vida pelos colegas. É o caso, por exemplo, dos Fuzileiros Navais norte-americanos, que têm esse lema: “Os oficiais se servem por último”. A partir da observação desta e de outras corporações, e também do estudo das substâncias biológicas desenvolvidas ao longo do processo evolutivo do homem, o etnógrafo Simon Sinek mostra como certos locais criam Círculos de Segurança, que levam a equipes estáveis, adaptadas e confiantes, onde todos se sentem à vontade e devotam toda a sua energia para, junto com a empresa, prosperar e aproveitar oportunidades. Depoimentos: "Traz muitos insights sobre liderança do ponto de vista biológico e sobre a influência poderosa de serotonina, dopamina e outras substâncias. Realmente me ajudou a entender o mecanismo por trás das decisões de grandes e pequenas empresas." Jefta Bade, da empresa JAM Visual Thinking, em Amsterdã "Livro incrível! Analisa de forma muito simples e surpreendente como os seres humanos são programados para funcionar, sugerindo maneiras de encontrar o equilíbrio entre nossa natureza humana e as necessidades atuais. É um guia perfeito para liderar grupos organizados de pessoas, melhorando os relacionamentos no trabalho e construindo empresas significativas." Alexandros Samaras, relações públicas na C-Strategist, de Bruxelas "De início, pensei que fosse mais um livro maternal sobre liderança. Mas a parte sobre nossa dependência dos estimulantes naturais como dopamina e ocitocina mudou minha visão. É realmente importante saber como os seres humanos reagem e por quê. E unir isso a casos reais realmente me ajudou a entender o impacto das reações humanas em longo prazo." Raymond Warren, gestor de mídias sociais e digitais da Cadillac
EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA Ter líderes capacitados em todos os níveis de uma organização é fundamental para o sucesso a longo prazo. Mesmo assim, em muitas empresas é comum que o pipeline de liderança – a arquitetura interna para o desenvolvimento de gestores – esteja comprometido ou nem sequer exista. Nesta edição revista de Pipeline de liderança, Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel ampliaram o conteúdo para incorporar os desafios do mundo de hoje. Com base no trabalho realizado em mais de 100 empresas ao longo de 10 anos, eles compartilham o aprendizado obtido desde a publicação da primeira edição e oferecem seu modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar líderes. O livro inclui dúvidas dos leitores e novas histórias, com casos bem-sucedidos de transição e também as soluções para possíveis problemas na implantação das mudanças. E mostra como um pipeline obstruído pode comprometer toda a gestão de uma empresa, com impacto significativo na rotatividade e nos resultados. "O modelo de pipeline de liderança é capaz de transformar uma empresa. Seus conceitos são duradouros e simples o bastante para que gestores em todos os níveis possam compreender o que significa ser um líder altamente eficaz. Os autores oferecem as melhores ideias para o desenvolvimento da próxima geração de líderes". –Abby Curnow-Chavez, sócia do TrispectiveGroup
MAIS DE 150 MIL EXEMPLARES VENDIDOS NO BRASIL. EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADAUm passo a passo para se tornar o líder de que sua equipe precisa.“Conselhos práticos, um livro excelente.” ― PETER CAPPELLI, The Wharton SchoolNão tenha medo de ser chefeaponta a grave epidemia de subgerenciamento que afeta a maioria das empresas.Neste livro, você vai conhecer, a partir de casos reais, os principais mitos e dificuldades enfrentados pelos gestores para conduzir sua equipe ao sucesso.Um dos maiores especialistas no assunto, Bruce Tulgan vai ajudar você a adquirir o hábito de gerenciar as pessoas todos os dias e a resolver os pequenos problemas de desempenho antes que se agravem.Você também vai aprender:• Como conversar de modo a obter um desempenho extraordinário de pessoas comuns.• As cinco formas de supervisionar as ações concretas de sua equipe.• Como deixar as expectativas claras sobre o que fazer e como fazer.• As seis perguntas-chave para fazer a si mesmo sobre cada funcionário.• Como ser generoso e flexível, ajudando as pessoas com seus desejos e necessidades.
IDEIAS CLÁSSICAS, CONSELHOS QUE NÃO SAEM DE MODA, OS MELHORES PENSADORES – TUDO ISSO EM APENAS UM VOLUME.O que significa estar no comando, os mitos e equívocos mais comuns e como alcançar os melhores resultados em equipe para sua empresa.Artigo bônus: “Como gerentes se tornam líderes?”, de Michael D. WatkinsO processo de se tornar líder é uma árdua jornada de aprendizado e autodesenvolvimento contínuos.Desenvolva a mentalidade e a postura ideais para gerenciar pessoas pela primeira vez.Se você acabou de se tornar líder de uma equipe, estes 10 artigos serão de extrema utilidade.Selecionados pela Harvard Business Review, eles apresentam com objetividade e clareza os conceitos fundamentais da liderança e da gestão para elevar o desempenho de seus colaboradores a outro patamar.São textos ricos e transformadores, escritos por professores e pensadores que se tornaram referências mundiais pela qualidade de suas pesquisas e a força de suas ideias.Este livro vai inspirar você a:• desenvolver sua inteligência emocional• influenciar os colegas por meio da ciência da persuasão• avaliar a equipe e elevar seu desempenho• melhorar o relacionamento com colaboradores, chefes e pares• fazer networking para alcançar metas profissionais e pessoais• obter apoio dos superiores• ver o quadro mais amplo ao tomar decisões• ajudar a equipe a alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal