Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco, é um dos líderes religiosos mais conhecidos e respeitados do mundo. Seus livros refletem sua sabedoria, compaixão e compromisso com a justiça social e a paz. Em suas obras, o Papa Francisco aborda uma variedade de temas, desde a importância da misericórdia e do perdão até a necessidade de cuidar do meio ambiente e dos mais vulneráveis da sociedade. Seus livros inspiram milhões de pessoas em todo o mundo a praticar a compaixão, a solidariedade e a justiça, e continuar a lutar por um mundo melhor para as gerações futuras. Jorge Mario Bergoglio é um autor cujas palavras ressoam com esperança, amor e um profundo compromisso com a construção de um mundo mais humano e fraterno. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros de Jorge Mario Bergoglio que não podem faltar na sua coleção.
Pela primeira vez, Papa Francisco conta a história de sua vida, reconstituída a partir de acontecimentos mundiais que mudaram a História – desde seus primeiros anos durante a Segunda Guerra Mundial até os conflitos de hoje. Uma extraordinária jornada pessoal e histórica aos olhos do “papa do povo”, Vida é o relato de um homem e um mundo em transformação. Ao contar aqui, pela primeira vez, a história de sua vida, reconstituída a partir dos acontecimentos históricos que marcaram a humanidade nos últimos oitenta anos, Papa Francisco partilha seus valores cristãos e as origens das ideias que muitos consideram audaciosas e que distinguem seu pontificado: as declarações corajosas contra a pobreza e a destruição do meio ambiente, as exortações aos líderes mundiais para traçarem um caminho diferente em questões como o diálogo entre os povos, a corrida armamentista e a luta contra as desigualdades.
Em seu segundo livro desde que assumiu o pontificado, Papa Francisco dá dicas diárias para a vida Cristã. Desde que assumiu o pontificado em 2013, o Papa Francisco tem impressionado pelo seu carisma e humildade à frente da Igreja Católica. Sua grande influência é clara. Em 2014, sua participação na reaproximação dos EUA e Cuba reforçou a importância da Igreja em um mundo cheio de conflitos. Em seu novo livro, o Papa Francisco apresenta não uma filosofia, mas uma estrada a ser percorrida diariamente. A boa notícia é que não precisamos estar sozinhos: não só podemos mas também devemos caminhar com Jesus e contar com seu apoio em todos os momentos.
Um dia, enquanto rezava, Papa Francisco foi inspirado a esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos e a sabedoria transformadora que eles têm a compartilhar. Sabedoria das idades é o resultado dessa inspiração. Idosos de mais de 30 países compartilham sua sabedoria adquirida ao longo de anos de experiência. Todas as histórias são testemunhos do poder da fé, da perseverança, da resiliência humana e do amor. O livro se organiza em torno a 5 eixos temáticos, sobre os quais os idosos tecem seus comentários baseados em suas próprias experiências de vida: trabalho, luta, amor, morte e esperança são os temas abordados. O próprio Papa Francisco se inclui na classe de idoso a transmitir sabedoria. Além de ter solicitado pessoalmente tal livro – como desdobramento do projeto Querido Papa Francisco, livro no qual perguntas de crianças do mundo todo são respondidas pelo Pontífice – que pudesse dar voz e vez ao idosos, indicou os temas a serem abordados e apresentou seu pensamento sobre cada um deles, ora iniciando a reflexão, ora comentando a reflexão dos entrevistados. A Edição Brasileira conta, ainda, com uma sessão especialmente denominada "Caderno Brasil" em que apresenta todos os relatos dos brasileiros entrevistados. Ainda assim, duas brasileiras foram selecionadas pela Equipe do Projeto Mundial, tendo sido relato de uma delas comentado pelo próprio Papa.
O papa Francisco sabe do desafio que é levar uma vida cristã diariamente. O primeiro papa jesuíta tem se preocupado, ao longo das pregações e bençãos que rezou desde que assumiu o papado, em guiar os fiéis como um bom pastor, que "busca sem descanso quem se extraviou por veredas enviesadas e sem saída". Em seus pronunciamentos, sempre fala de amor, esperança, caridade e unidade. Lições do Papa Francisco nasceu das homilias, falas e discursos feitos durante 2016 e 2017, e todas as palavras do livro foram proferidas pelo papa, com sua sabedoria, amor e um profundo conhecimento da alma humana. Dividida em três partes ― Vida cotidiana, Datas comemorativas e Ser Cristão ―, o grande desejo desta obra é lembrar, reforçar e explicar que os cristãos são, como nos lembra o papa, "filhos da luz" e devem sempre perseverar na fé, cultivar o simples e se espelhar em Deus.
Neste pequeno livro, o papa Francisco compartilha conosco orações para todo tipo de situação e revela o grandioso poder da prece. O que é oração? Por quem devemos rezar? E por quê? Como? Os antigos diziam que rezar é respirar. A alma que não reza murcha e morre. Neste rico breviário espiritual, papa Francisco relata sua experiência de diálogo com o Criador, convidando-nos a chamar Deus por “você” e por “pai”, e a nos comunicarmos com Ele. Ao longo destas páginas, além de ser apresentado à palavra de Francisco, o leitor também encontrará um precioso compilado de discursos e falas do papa, além de suas orações preferidas, em uma coletânea de mais de cem preces para toda hora e ocasião. Este é um verdadeiro guia para aprender a estar na companhia do Altíssimo e deixar-se maravilhar por Ele, com fé, amor e coragem. Afinal, como o Santo Padre nos lembra, a oração é a arma mais potente que temos: uma chave que abre o coração de Deus.
As palavras do primeiro papa jesuíta - “Não se é cristão ‘às vezes’, apenas em determinados momentos, em certas circunstâncias, em algumas escolhas. Não se pode ser cristão assim, somos cristãos em cada momento!” seguem verdadeiras como nunca, trazendo à luz um desafio vivenciado por todos os fiéis. Como ser cristão na glória e na conquista, assim como na frustração e na tentação? Este devocional chega como uma poderosa arma da vida cristã diária, convidando os leitores a meditar e a orar todos os dias do ano. Verdadeiro apoio para a nossa fé, o volume combina versos bíblicos, orações, ilustrações sacras e meditações do próprio papa Francisco. Uma leitura necessária, que certamente trará esperança a todos que se abatem diante do sofrimento presente no mundo e que buscam o crescimento espiritual.
Como evitar que sentimentos negativos, como a inveja, o rancor ou a soberba, pautem nossa conduta solidária? Qual o benefício de não pensarmos apenas em nós e nos empenharmos pelo bem comum? Qual a importância de nos colocarmos no lugar do outro? Quando uma ideologia acarreta o oposto da solidariedade? São questões como essas, profundas e difíceis, que o Papa Francisco, então cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Rabino Abraham Skorka e o membro da Igreja Presbiteriana Marcelo Figueroa ajudam a esclarecer neste livro, que reproduz o diálogo que mantiveram ao longo de anos, em encontros frequentes, para discorrer sobre temas universais. Mais do que a opinião de cada um dos líderes religiosos, esses encontros mostram que um diálogo respeitoso, que transcenda o credo ou a fé, é possível e acima de tudo necessário.
Em um mundo carregado pela pobreza, violência, perseguição e indiferença, o papa Francisco quer nos ensinar a amar. O amor, segundo sua santidade, é apenas outro nome para justiça. Tem a força para nos unir! Assim como o mal é impositivo e injusto, o bem é contagioso. Em seu novo livro, pede aos fi éis que "não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo!". Neste evangelho da justiça, papa Francisco nos oferece inspiração para orientar as nossas escolhas e ações diárias por um mundo que preze a dignidade humana e a civilização dos direitos. O amor é contagioso pretende nos guiar nesta jornada pela superação das injustiças do mundo, através da solidariedade, do acolhimento, da igualdade, da fé e da misericórdia. É preciso doar-se mais pelo próximo: este é o amor divino.
Desde sua origem, o homem se pergunta o que é, de onde veio e para onde vai. E até hoje a ciência, por um lado, e a religião, por outro, buscam as respostas. Mas quais são os limites da ciência e da religião? Por que cientistas e religiosos tendem a ser vistos como antagonistas? E de que maneira essa dicotomia entre razão e fé reflete a falta de humildade do homem? São questões como essas, profundas e difíceis, que o Papa Francisco, então cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Rabino Abraham Skorka e o membro da Igreja presbiteriana Marcelo Figueroa ajudam a esclarecer neste livro, que reproduz o diálogo que mantiveram ao longo de anos, em encontros frequentes, para discorrer sobre temas universais. Mais do que a opinião de cada um dos líderes religiosos, esses encontros mostram que um diálogo respeitoso, que transcenda o credo ou a fé, é possível e acima de tudo necessário.
Por que orar? Devemos esperar uma resposta de Deus às nossas preces? Como saber se Ele nos escuta, como sentir Sua presença? A oração é um momento individual ou devemos rezar em comunidade? É errado sentir raiva de Deus quando vivemos um momento difícil e nos queixar a Ele? São questões como essas, profundas e difíceis, que o Papa Francisco, então cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Rabino Abraham Skorka e o membro da Igreja Presbiteriana Marcelo Figueroa ajudam a esclarecer neste livro, que reproduz o diálogo que mantiveram ao longo de anos, em encontros frequentes, para discorrer sobre temas universais. Mais do que a opinião de cada um dos líderes religiosos, esses encontros mostram que um diálogo respeitoso, que transcenda o credo ou a fé, é possível e acima de tudo necessário.