O Titanic, um transatlântico britânico da White Star Line, era na época de sua viagem inaugural em 1912, o maior navio de passageiros do mundo. Concebido com a mais avançada tecnologia de segurança, era considerado "praticamente inafundável" pelos seus construtores. A viagem inaugural do Titanic começou em 10 de abril de 1912, saindo de Southampton, Inglaterra, com destino a Nova York, EUA, fazendo escalas em Cherbourg, França, e Queenstown (hoje Cobh), Irlanda. No entanto, na noite de 14 de abril, o navio colidiu com um iceberg no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros ao sul da Terra Nova, Canadá. A colisão causou a abertura de vários compartimentos estanques à água do casco, levando o navio a afundar nas primeiras horas do dia 15 de abril. Devido à insuficiência de botes salva-vidas e a um certo despreparo para uma evacuação em massa, mais de 1.500 das aproximadamente 2.224 pessoas a bordo morreram, tornando o naufrágio do Titanic uma das maiores tragédias marítimas em tempos de paz da história. O desastre chocou o mundo e levou a importantes mudanças nas leis de segurança marítima, incluindo a exigência de suficientes botes salva-vidas para todos os passageiros, a implementação de patrulhas de gelo no Atlântico Norte, e a criação do International Ice Patrol para monitorar a presença de icebergs. Querendo se aprofundar no assunto? Conheça a escolha dos nossos editores para os melhores livros que falam sobre a história do Titanic para comprar on-line.
O RMS Titanic foi um navio britânico, operado pela White Star Line, projetado e construído com o objetivo de ser o maior, mais luxuoso e mais seguro navio de passageiros de sua época. O projeto parecia perfeito até que o navio colidiu com um iceberg, às 23h40 do dia 14 de abril de 1912. A água invadiu o navio pela proa dianteira, inundando as salas de máquinas uma a uma, até finalmente atingir os aposentos da terceira classe. O peso da água içou a popa do navio no ar, ocasionando uma inevitável fissura, partindo a embarcação ao meio. Essa antologia traz histórias sobre aqueles que lutaram por suas vidas quando o Titanic naufragou, sendo bem-sucedidos ou não. Histórias que incluam os horrores vivenciados por esses passageiros, pegos de surpresa pelas águas congelantes invadindo seus aposentos. Relatos sobre a luta pela sobrevivência e narrativas assustadoras sobre aqueles que, um século depois, ainda podem reviver os horrores do naufrágio.
A verdadeira e trágica história e os atos de heroísmo de seus passageiros O livro que reúne relatos de testemunhas e provas examinadas nos inquéritos, além das mais recentes descobertas sobre o naufrágio do Titanic, proporciona uma visão completa dos acontecimentos da noite fatídica de 1912. O naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural em 1912 foi uma das piores tragédias da história naval. O maior navio de passageiros do mundo, com equipamentos de segurança mais modernos do que seus rivais, era considerado insubmergível. Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio do Titanic, muitas afogadas, mas a maioria de hipotermia numa das noites mais belas e frias do mês de abril, como ninguém se lembrava ter visto no Atlântico Norte. Como e por que o Titanic afundou naquela bela noite de abril é o tema deste livro fascinante. O autor Rupert Matthews examina os fatos por trás das histórias de heroísmo e covardia relatadas pelos sobreviventes, e pesquisa as inúmeras teorias a respeito da perda trágica do grande navio.
Às 2h20 da manhã de 15 de abril de 1912, o Titanic inicia uma descida de quase quatro quilômetros até o fundo do oceano Atlântico. Maquinário, carvão, taças de cristal, pianos e joias submergem na água escura e gélida.Centenas de passageiros e tripulantes permanecem presos sob o convés – centenas mais perderão a vida na superfície. Esta é a cronologia definitiva das horas finais do Titanic, contada com detalhes fascinantes e que oferece uma experiência em tempo real de um dos maiores dramas da história do século XX.
Nos anos 1950, quando decidiu fazer um relato sobre o desastre, Walter Lord localizou mais de sessenta sobreviventes do Titanic, além de outras dezenas de pessoas de alguma forma envolvidas com o naufrágio. Lord entrevistou-os para reconstituir tudo o que ocorreu na última noite do navio, bem como na madrugada do dia 15, quando os sobreviventes tiveram de esperar durante horas em botes no oceano até serem resgatados.
Em O crepúsculo da arrogância, Sergio Faraco relata a combinação de erros, pretensão, arrogância e desinformação que resultou na tragédia mais improvável do início do século XX: o naufrágio do Titanic. O livro começa quando se inaugura a era dos vapores oceânicos, no primeiro quarto do século XIX. Trata em seguida dos planos de expansão da White Star Line, da construção do Titanic – resultado da mais recente tecnologia aliada à lendária reputação britânica de dominadora dos oceanos – e dos preparativos para a viagem inaugural. Após descrever a partida do Titanic para Nova York em 10 de abril de 1912, o autor – que consultou, inclusive, os registros dos inquéritos de 1912 sobre as causas do desastre, com extensos e minuciosos depoimentos dos sobreviventes – reconstitui minuto a minuto os acontecimentos de 14 para 15 de abril: a colisão com o iceberg, o arriamento dos botes salva-vidas, o naufrágio e também o que ocorreu nos dias seguintes, no mar e em Nova York. O depoimento dos passageiros e tripulantes sobre o que realmente aconteceu naquela noite ajuda a entender a dimensão do desastre. Relatos como o de Violet, camareira do transatlântico, traduzem o clima de desinformação que tomou conta do navio. Ela lembra que primeiro sentiu um ruído baixo de algo se partindo, rasgando-se. Logo depois o navio tremeu levemente e o som dos seus motores cessou. Violet também relata que um silêncio mortal se fez presente por um minuto, mas que em seguida portas começaram a se abrir e ouviam-se vozes indagando por todos os lados. O norte-americano Washington Dodge, passageiro da Primeira Classe, conta que após os motores pararem deixou a cabine e foi verificar o que estava acontecendo. Um tripulante que passava apressado lhe garantiu então que não era nada sério, provavelmente uma avaria nas hélices. O crepúsculo da arrogância apresenta ainda um completo apêndice, com tabelas que mostram a velocidade dos navios da época e documentos que revelam a identidade dos sobreviventes, barco a barco. Para os curiosos, Faraco reserva as receitas dos pratos do último jantar da primeira classe, além da filmografia do Titanic e de um levantamento sobre tudo aquilo que se relacionou com o navio entre 1912 e 2004.
A história do navio mais famoso do mundo, contada mais de 100 anos após seu fatídico naufrágio, em quase 400 páginas com imagens exclusivas e um histórico completo da construção aos dias de hoje.
On 14 April 1912, less than a week into a transatlantic trip from Southampton to New York, the largest luxury cruise liner in the world struck an iceberg off the coast of Labrador, causing the hull to buckle. The massive 50,000 ton ship hailed as ‘unsinkable’ was soon slipping into the cold Atlantic Ocean, the crew and passengers scrambling to launch lifeboats before being sucked into the deep. Of the 2,224 passengers and crew aboard, more than 1,500 died, making the sinking one of the deadliest for a single ship up to that time. The sinking has captured the public imagination ever since, in part because of the scale of the tragedy, but also because the ship represented in microcosm Edwardian society, with the super-rich sharing the vessel with poor migrants seeking a new life in North America. Other factors, such as why there were only enough lifeboats to hold half the passengers, also caused controversy and led to changes in maritime safety. In later years many survivors told their stories to the press, and Titanic celebrates these accounts. A final chapter examines the shipwreck today, which has been visited underwater by explorers, scientists and film-makers, and many artifacts recovered as the old liner steadily disintegrates. Titanic offers a compact, insightful photographic history of the sinking and its aftermath in 180 authentic photographs.
14 Academy Award nominations, 11 Oscars including Best Picture and Best Director, a $1 billion dollar worldwide box office, James Cameron's Titanic was, and remains, a monumental achievement in film. Titanic and the Making of James Cameron by former Hollywood Reporter journalist Paula Parisi recounts the making of this modern classic motion picture from conception to completion, offering a fascinating, detailed, behind-the-scenes look at its stars, including Kate Winslet and Leonardo DiCaprio, its crew, and its genius director. Republished in time to commemorate the centennial anniversary of the catastrophic sinking of the gargantuan ocean liner, Titanic and the Making of James Cameron is a must-read for Titanic fans and for true movie buffs everywhere.
Set sail and discover what happened when the “unsinkable” ship hit an iceberg with this picture-packed guide to the Titanic disaster. Introduce kids ages 9-12 years to the story of Titanic’s fateful maiden voyage from Southampton, United Kingdom, to New York City. Inside the pages of this children’s educational book about the Titanic, you’ll experience the tragic tale of the world's most famous ship. It includes: • New images, including photography and updated diagrams. • Up-to-date information by expert consultants. • Amazing facts, infographics, statistics and timelines that explain the disaster as it happened. • Includes brand new eyewitness accounts from experts in the field. Bring the historical significance of the Titanic to a new, younger audience. Eyewitness Titanic helps you dive even deeper to uncover the fascinating secrets of the Titanic. Learn what life was like for people on board, read personal accounts and survival stories from the epic rescue mission, and see the Titanic’s treasures that lay undiscovered for years. Packed with incredible statistics and facts about Titanic and written in easy-to-grasp text, this history book for children will transport young readers back to the year 1912. Full-color photographs and illustrations show the Titanic’s construction, life on board, its fateful collision with an iceberg, how it is remembered in popular culture and much more. With a groundbreaking visual approach and clear, child-friendly text, the DK Eyewitness series has been a trusted favorite for parents, teachers and school-age children since 1985. Now with an exciting makeover, this popular series has been reinvigorated for the next generation of information-seekers ― perfect for home learning!
A popular gift volume featuring dozens of meticulously accurate, full-color paintings--including a fold-out illustration of the whole Titanic--offers a wealth of information about the "unsinkable" cruise ship and its fatal voyage.