A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldades na precisão e/ou fluência na leitura de palavras, e por deficiência na habilidade de decodificação e em reconhecimento de palavras. Essas dificuldades resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são frequentemente inesperadas em relação a outras habilidades cognitivas. A vida das crianças em idade escolar com dislexia é significativamente impactada, visto que a leitura é fundamental para o aprendizado em todas as áreas do currículo escolar. Elas podem enfrentar desafios que vão além da sala de aula, incluindo baixa autoestima e frustração, que muitas vezes são resultado de comparações com colegas que leem no nível esperado para a idade. Além disso, a dislexia pode afetar a habilidade de escrever e entender textos complexos, o que complica ainda mais o cenário educacional para essas crianças. É muito importante que os educadores e pais reconheçam os sinais da dislexia precocemente e forneçam o apoio necessário, como métodos de ensino adaptados e intervenções específicas, para facilitar o progresso acadêmico e emocional desses alunos. Querendo se aprofundar no assunto? Conheça a escolha dos nossos editores para os melhores livros que abordam a dislexia para comprar on-line.
Escrito por uma das maiores especialistas em leitura e dislexia do mundo, este livro é o mais abrangente, atualizado e prático para ajudar a entender, identificar e superar os problemas de leitura que afligem crianças e suas famílias. A dislexia é o transtorno da aprendizagem mais comum, afetando cerca de um a cada cinco indivíduos. Nesta edição revisada e ampliada para refletir as últimas pesquisas e abordagens baseadas em evidências disponíveis, são apresentadas informações sobre todos os aspectos da dislexia e problemas de leitura, fornecendo ferramentas que pais, professores e todos os indivíduos disléxicos precisam. Esta nova edição também inclui: Capítulos sobre diagnóstico e intervenção em crianças e adultos,implicações de ansiedade e de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH); Informações atualizadas sobre como ajudar indivíduos disléxicos a se tornarem melhores leitores, com um programa detalhado para aprimorar a leitura em casa; Triagem universal baseada em evidências para dislexia desde o jardim de infância e o 1º ano do ensino fundamental; Exercícios para ajudar a fortalecer as áreas do cérebro que controlam a leitura; Maneiras de aumentar a autoestima das crianças e revelar seus pontos fortes; Histórias de adultos e jovens adultos disléxicos que são bem-sucedidos.
Este livro-caixinha® oferece uma combinação de atividades práticas e abrangentes de reeducação psicopedagógica voltadas para crianças e jovens com dificuldades específicas de aprendizagem e dislexia, ajudando-os a melhorar a atenção. Além disso, os exercícios propostos auxiliam na associação visual e auditiva, nas noções de tempo e espaço, reconhecimento e discriminação de símbolos gráficos, memória e velocidade de processamento, desenvolvendo e fortalecendo as habilidades básicas de leitura e escrita.
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado. Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de alfabetização e levanta-se a hipótese de dislexia, a melhor atitude a ser tomada é fazer uma avaliação multidisciplinar. Por isso, a importância de os profissionais da área educacional terem conhecimento dos sintomas, para que possam recomendar uma avaliação multidisciplinar dos seus alunos. As autoras deste livro, a fonoaudióloga Maria Ângela Nogueira Nico e a psicóloga Aurea Maria Stavale Gonçalves trabalham na ABD (Associação Brasileira de Dislexia) há mais de 20 anos, e atendem famílias que as procuram, para saber qual o motivo de seus filhos não aprenderem a ler ou o porquê de tantas dificuldades nesse processo.
Este livro pretende revelar a lógica oculta da ortografia, descrever uma pesquisa sobre a forma como são processadas as línguas e o sistema de linguagem e reforçar a capacidade que o cérebro tem de se adaptar. Contém os seguintes capítulos - Como lemos?, O cérebro ao pé da letra, Os neurônios da leitura, A invenção da leitura, Aprender a ler, O cérebro disléxico, Leitura e simetria, Em direção a uma cultura dos neurônios.
Este livro tem o objetivo de orientar Profissionais, Professores e Pais sobre a necessidade de se fazer uma avalição da dislexia para determinar o perfil, obter o diagnóstico e proceder ao processo de aprendizagem. Dislexia não é uma deficiência, em alguns casos pode mesmo facilitar o desenvolvimento de capacidades e habilidades especiais. O termo “diferenças de aprendizagem” é mesmo muito preciso porque a dislexia é exatamente isso: uma diferença no modo como as crianças aprendem, como processam as informações e elaboram os problemas, além de sua grande diversidade de habilidades. O livro fornece informações sobre a importância das avaliações, explica por que o processo avaliativo é necessário e o tipo de acompanhamento que pode resultar da avaliação.
Este livro aborda a diferenciação entre a Dislexia, a Dislexia Adquirida e a Disgrafia, partindo do princípio que, sabendo-se diferenciar os sintomas, torna-se mais simples o diagnóstico e o tratamento. Anna Lou Olivier, tendo “adquirido” uma dislexia, após um afogamento em 1978, passou a pesquisar e insistir desde então na possibilidade de se “adquirir” um distúrbio. Muito criticada e até ridicularizada, estudou, pesquisou e insistiu nesta tese por mais de 30 anos até que, em 2011/2012, a Dislexia Adquirida passou a integrar oficialmente a lista de distúrbios nos Descritores de Saúde, em Inglês, Espanhol e Português. A partir daí, passou a diferenciar oficialmente a Dislexia da Dislexia Adquirida e da Disgrafia, agora mostradas neste livro.
O livro "Como intervir nas habilidades auditivas, visuais e cognitivas na dislexia - Atividades para a intervenção" estende-se a crianças e pré-adolescentes de 7 a 11 anos com o diagnóstico de dislexia e o transtorno do processamento auditivo, duas condições frequentemente relacionadas e encontradas na prática clínica. O livro é composto por 10 capítulos e traz atividades para intervir e desafiar as habilidades auditivas, visuais e cognitivas.
Esta obra se inicia com uma ideia geral sobre as dificuldades de aprendizagem, posteriormente procura enfocar os aspectos históricos desta condição, mostrando a dificuldade que persiste para nomear e intervir principalmente nos primeiros anos da Educação Pré-Escolar. Em seguida, objetiva salientar a importância dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais da escolarização. No capítulo três, deve ficar evidente as relações entre a ludicidade, a cognição e o corpo. O quarto capítulo pretende mostrar na prática como fazer as intervenções dos principais sintomas da dislexia na educação infantil, usando jogos, brinquedos e brincadeiras. Para finalizar, são sugeridos jogos, brinquedos e brincadeiras que visam minimizar sintomas específicos e sintomas mais globais da dislexia e de outras dificuldades.
À medida que você entra na vida emocional de crianças com distúrbios de aprendizagem, você consegue compreender que o seu filho precisa de ajuda. Segundo o autor, com este livro, os pais finalmente vão descobrir pelo que os filhos passam todos os dias. As batalhas para completarem hábitos simples, como ler, escrever, memorizar e seguir direções. O livro é um guia passo a passo, das melhores maneiras de ajudar os filhos a desenvolveram seu potencial.
João tem nove anos e não está indo bem na escola. Tem dificuldade para ler, aprender e se concentrar. Tia Paula identifica o problema: João tem dislexia, um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica que afeta crianças e adultos. No entanto, com tratamento adequado e boa orientação familiar e escolar, é possível superar os obstáculos e melhorar o rendimento. Com texto claro e sensível, este livro também é ótimo para pais e educadores.