Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros sobre a Vida e Obra de Marie Curie

Você sabia que Marie Curie foi a primeira e única pessoa a ganhar o prêmio Nobel duas áreas científicas distintas? Conheça a seleção de nossos editoras dos melhores livros que não podem faltar na sua coleção.

Top 10 Melhores Livros sobre a Vida e Obra de Marie Curie Marie Curie é uma pioneira no campo da ciência e a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Figura emblemática na história da pesquisa científica, nascida na Polônia em 1867 como Maria Skłodowska, mudou-se para Paris para continuar seus estudos, onde se tornou Marie Curie após seu casamento com Pierre Curie. Sua pesquisa inovadora em radioatividade, um termo que ela mesma criou, levou à descoberta dos elementos polônio e rádio, transformando radicalmente o entendimento científico da época. Curie fez história ao ser a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e única pessoa a ganhar o prêmio em duas diferentes áreas científicas Física e Química. Seu legado vai além de suas descobertas científicas, ela também foi fundamental durante a Primeira Guerra Mundial, desenvolvendo unidades móveis de raios-X para tratar soldados feridos. Marie Curie permanece uma figura inspiradora, não apenas por suas realizações científicas, mas também por seu compromisso inabalável com a pesquisa e a igualdade de gênero na ciência. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Livros sobre Marie Curie com venda on-line.

1

Marie curie imagens de outra face

Marie Sklodowska Curie foi uma pioneira na Ciência, uma vida repartida entre a angústia, a glória e a tragédia. O Rádio e o Polónio saíram das suas mãos. À radioactividade devotou a vida. Depois de Marie Curie foi mesmo preciso olhar a integração da mulher na sociedade sob um desígnio completa-mente inovador. Marie Curie, de origem polaca, estudou na Sorbonne (Paris), Física e Matemática. E na Sorbonne se doutorou. E nela foi professora. Recebeu dois Prémios Nobel, da Física em 1903 e da Química em 1911. A primeira mulher. Mas, quer na sua vida, quer na sua obra existe um lado oculto e ocultado. Imagens de outra face... Saberemos nós que Marie nem nomeada fora para o primeiro Prémio Nobel? E teria sido o segundo Prémio Nobel atribuído em virtude de uma investigação inovadora? Não terá esta mulher, que tantos estudos empreendeu sobre a radioactividade, mal interpretado os perigos da sua utilização? Conheceremos a sua generosa e activa participação na Grande Guerra? Seria esta "femme en noir", um coração fechado para o amor? Marie Curie foi filha, irmã, mãe, esposa, amante, venceu preconceitos e transcendeu convenções. Não foi uma mulher perfeita; nem, porventura, uma cientista perfeita. Mas estava muito próximo de o ser e era notável. Índice: Introdução 1 Prémio Nobel da Física - 1903 2 Pierre Curie 3 Paul Langevin 4 Prémio Nobel da Química - 1911 5 O Rádio 6 Marie e Irène 7 O Instituto do Rádio 8 Descendência 9 Marie em discurso directo 10 Retrato Cronologia Bibliografia A AUTORA: Raquel Gonçalves-Maia é química por formação e renascentista por vocação. Trabalha a Ciência, a História da Ciência e a Filosofia da Ciência. Desenha pontes entre a Ciência, a Arte e a Literatura.

Ver Ofertas Ver Comentários

Marie curie imagens de outra face

2

A visita de Marie Curie ao Brasil

Marie Sklodowska Curie nasceu na Polônia e se naturalizou francesa, sendo detentora de dois prêmios Nobel, um de física e outro de química. Foi também a primeira mulher a ser professora na Sorbone(Universidade de Paris). A ilustre cientista visita o Brasil em 1926 e o presente livro é um resgate histórico dessa importante viagem científica. Em um primeiro capítulo discute-se a importância, a vida particular e científica de Marie Curie para a humanidade. No segundo capítulo o preparo para a viagem ao Brasil é abordado. Nos capítulos subsequentes são discutidos os aspectos da visita de Marie /curie aos estados por onde passou(Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), bem como a sua relação com os cientistas, líderes políticos, estudantes, repórteres e a sociedade em geral. Uma conclusão dessa importante e histórica visita é apresentada no capítulo final. Nosso desejo ao divulgar o assunto é que o livro seja lido por estudantes do ensino médio, de graduação, de pós-graduação, por pesquisadores e professores.

Ver Ofertas Ver Comentários

A visita de Marie Curie ao Brasil

3

Radioativos: Marie & Pierre Curie, uma história de amor e contaminação

Livro que deu origem a Radioactive, filme da Netflix estrelado por Rosamund Pike e dirigido por Marjane Satrapi, autora da graphic novel Persépolis, Radioativos é uma belíssima biografia ilustrada que conta a trajetória espetacular da física Marie Curie e de seu marido Pierre. Radioativos conta a história de Marie Curie, a física polonesa radicada na França famosa por seu trabalho com a radioatividade ― e a primeira pessoa a ganhar o Nobel duas vezes. O livro mostra sua infância, sua história de amor e colaboração científica com o marido Pierre, e a maneira como suas descobertas, que incluíam o rádio e o polônio, os envenenaram em câmera lenta. Para as ilustrações, a autora usou um processo chamado impressão cianotipada, em que um desenho, através de um processo químico que envolve luz solar, se transforma numa espécie de negativo brilhante do original. E a partir de entrevistas com cientistas, engenheiros, sobreviventes de bombas atômicas e a neta de Marie e Pierre Curie, Redniss recriou com fidelidade a atmosfera e os embates científicos da Paris fin de siècle. Com um texto extraordinário e ilustrações deslumbrantes, Radioativos é uma narrativa vibrante, uma história de amor cheia de emoção e, sobretudo, uma obra de arte perfeita. “De repente, as cores florescem com uma força intensa, a história se contrai em um par de figuras alongadas fechadas num abraço, depois se expande novamente numa explosão de palavras. Neste livro totalmente original sobre paixão e descoberta, Lauren Redniss inventou uma forma única de contar uma história.” ― Nicole Krauss

Ver Ofertas Ver Comentários

Radioativos: Marie & Pierre Curie, uma história de amor e contaminação

4

Aulas De Marie Curie. Anotadas Por Isabelle Chavannes Em 1907

Baseadas em anotações de Isabelle Chavannes aluna de Marie Curie estão reunidas aqui dez lições de física elementar ministradas pela cientista durante os dois anos de funcionamento de uma cooperativa de ensino criada por ela e outros intelectuais em 1907. Na cooperativa as crianças tinham contato com várias disciplinas ministradas de acordo com uma pedagogia moderna. As aulas experimentais de Curie sobre conceitos da física estimulavam os alunos a chegar por meio da reflexão sobre as experiências a suas próprias conclusões. Esta obra de valor histórico mostra o caráter pedagógico dos ensinamentos de Marie Curie cujas lições de ciência se inscrevem na tradição européia de privilegiar a observação reflexão e descoberta de respostas sobre os objetos e fenômenos da natureza. Pioneiras na época as aulas de Marie Curie são ainda hoje vistas como uma grande contribuição para o ensino e aprendizado da física elementar.

Ver Ofertas Ver Comentários

Aulas De Marie Curie. Anotadas Por Isabelle Chavannes Em 1907

5

Sobre o "Caso Marie Curie": a Radioatividade e a Subversão do Gênero

O nome de Marie Curie está na topo da história da ciência mundial, apesar de todas as barreiras que enfrentou para fazer seu trabalho. Este livro busca traçar o caminho que levou esta cientista polonesa a avançar tanto na pesquisa dos materiais radiotivos enquanto lutava contra os preconceitos da França do início do século XX. Era a França racista do caso Dreyfus, e a polonesa Marie Curie foi acusada de ser estrangeira, judia, ateia e destruidora de lares, por conta de sua relação com um jovem casado. O livro de Gabriel Pugliese torna-se, assim, uma brisa refrescante no cenário da história das ciências e, de quebra, com boas contribuições sobre questões de gênero. Acostumados que estamos a obras mais sisudas sobre esse campo de estudos, nos deparamos com um olhar novo sobre como os objetos da ciência se comportam – no caso objetos no sentido estrito, isto é, aqui, o rádio. Além de uma instigante revisita a uma trajetória das mais importantes na história das ciências – não só a de Marie Curie, como a de sua rede familiar –, a pesquisa de Gabriel se dedica também a nos mostrar a resistência, quase no sentido psicanalítico, que o mundo material opõe aos pesquisadores – o que, sem levar mais longe a metáfora possível a extrair daí, nos dá bastante lenha para pensar. O caso recente do bóson deveria nos levar a refletir mais sobre nossas relações com esse universo no qual vivemos e do qual (ainda) pouco sabemos. No entanto, é difícil resistir à metáfora sobre o empreendimento de Marie Curie e o que Gabriel chama de "subversão do gênero" – é como se as resistências materiais encontradas em sua pesquisa sobre a radioatividade correspondessem, de alguma maneira, às resistências encontradas por ela, como cientista mulher, no seu campo de estudos – e nas suas relações pessoais. Cabe lembrar aqui que essa pesquisa foi primeiro apresentada, e premiada, numa Reunião Brasileira de Antropologia.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sobre o "Caso Marie Curie": a Radioatividade e a Subversão do Gênero

6

Marie Curie

Você sabe por que Marie Curie foi tão importante para a ciência? Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, descobriu dois elementos químicos e ajudou a desenvolver tratamentos contra o câncer. E foi ela que inventou o termo “radioatividade”! Mas a dedicação de Marie à física acabou cobrando um preço alto... Nestas páginas você vai conhecer um pouco sobre a vida de uma das figuras mais inspiradoras da história da ciência!

Ver Ofertas Ver Comentários

Marie Curie

7

Gente pequena, Grandes sonhos. Marie Curie

Descubra a vida de personagens famosos: desde desenhistas e artistas até cientistas.Todos eles foram crianças com grandes sonhos e, ao crescer, conseguiram coisas incríveis. Os sonhos podem começar ainda na infância - incentivá-los faz parte da proposta da Coleção "Gente pequena, GRANDES SONHOS". Quando Marie Curie era jovem, não pôde frequentar a universidade por ser mulher. Mas quando se tornou adulta, seu trabalho científico foi reconhecido em todo o mundo. Suas descobertas envolvendo o rádio e polônio foram de fundamental importância para lutar contra o câncer, e ela logo ganhou o Prêmio Nobel de Física! A história inspiradora dessa mulher inteligente e corajosa inclui uma seção de dados e fotos no final. Crescer com o incentivo de realizar os próprios sonhos é algo que impulsiona o desenvolvimento das crianças. Os livros trabalham a temática com os pequenos ao mostrar a trajetória de mulheres e homens que marcaram a história de alguma forma. E fazer com que as crianças acreditem, desde sempre, que grandes feitos foram, um dia, pequenos sonhos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Gente pequena, Grandes sonhos. Marie Curie

8

Marie Curie: Coragem, Determinação, Persistência

A polonesa Marie Curie foi a primeira mulher do mundo a ganhar um prêmio Nobel. Ainda criança, perdeu mãe e a irmã mais velha, vítimas da doenças de tifo e da tuberculose. Sempre encorajada pelo pai a se interessar pela ciência, iniciou seus estudossobre a radioatividade e, junto com o marido, descobriu dois novos elementos químicos o polônio e o rádio, ambos de extrema importância à pesquisa científica médica. Antes de morrer, ela afirmou que mesmo diante das provas da vida e da certeza dos malefícios que seu trabalho traria para sua saúde, sempre ouviu uma voz que dizia Vai, Marie! Trabalha e estuda! Integra a série Heróis da Humanidade, composta por "Marie Curie Coragem, Determinação, Persistência", "Albert Schweitzer - Uma Vida Chamada Amor" e "Madre Teresa de Calcutá - Um Lápis nas Mãos de Deus".

Ver Ofertas Ver Comentários

Marie Curie: Coragem, Determinação, Persistência

9

Marie Curie No País Da Ciência

Maria Sklodowska, mais tarde chamada de Marie Curie, dedica toda sua vida adulta à ciência. Enfrenta dificuldades financeiras e culturais e sofre preconceito de gênero, por ser uma cientista mulher em uma época em que o ambiente acadêmico e científico era majoritariamente masculino. Mesmo em meio a todas essas adversidades, Curie descobre os elementos rádio e polônio, conquista dois prêmios Nobel e se torna uma das maiores cientistas de todos os tempos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Marie Curie No País Da Ciência

10

Marie Curie E A Radioatividade

arie Curie foi uma das pioneiras que, na virada dos séculos XIX/XX, abriram, com competência, caminho numa ciência que era praticada eminentemente por homens: a física. Esse livro, fartamente ilustrado, contém a biografia dessa grande cientista e suas descobertas mais importantes.

Ver Ofertas Ver Comentários

Marie Curie E A Radioatividade

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias