Banner Ofertas



26/02/2024 09:33:28

Top 10 Melhores Livros sobre Mahatma Gandhi

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre Gandhi que não podem faltar na sua coleção.

Top 10 Melhores Livros sobre Mahatma Gandhi Mahatma Gandhi é um dos líderes mais influentes do século XX, deixou um legado imensurável para a humanidade. Sua filosofia de resistência pacífica e luta pela liberdade e igualdade inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo. Desde então, inúmeros livros foram escritos sobre sua vida e seu pensamento, explorando diferentes aspectos de sua jornada e seu impacto na sociedade. Esses livros oferecem aos leitores uma oportunidade de conhecer mais profundamente a vida e o pensamento deste líder incrível, que continua a ser uma fonte de inspiração e aprendizado até os dias atuais. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre Gandhi que não podem faltar na sua coleção.

1

Autobiografia: Minha vida e minhas experiências com a verdade

O objetivo deste projeto editorial é apresentar ao público brasileiro, pela primeira vez em tradução direta do inglês, uma parte importante da extensa obra escrita de Mohandas K. Gandhi, o célebre pensador, político e educador indiano. A saga gandhiana é um exemplo luminoso de como a resistência à opressão deve começar pelo trabalho com o ego e estender-se à coletividade. Conceitos como a não violência, caros ao autor, são detalhadamente apresentados e fundamentados. A obra não deixa de atender assim a uma necessidade básica, em especial quando se considera que o colonialismo – para cuja abolição Gandhi tanto se empenhou – ressurge hoje sob novas formas e em escala planetária.

Ver Ofertas Ver Comentários

Autobiografia: Minha vida e minhas experiências com a verdade

2

Mahatma Gandhi

LivroMahatma Gandhi é uma biografia pouco convencional do grande líder indiano. O livro silencia sobre a primeira juventude de Gandhi e se inicia com o protagonista já instalado na África do Sul como advogado, em 1893, após os primeiros anos em Gujarat, na Índia, e a educação profissional em Londres. Como ressalta Joseph Lelyveld na introdução ao volume, a experiência sul-africana proporcionou ao jovem Gandhi um estreito contato com a tragédia do racismo e do colonialismo britânico, tendo se mostrado fundamental na formação moral e política do Mahatma (título honorífico que significa “Grande Alma”). O consagrado jornalista norte-americano reconstitui os passos desse personagem complexo e fascinante - libertador da Índia, ideólogo da desobediência civil e símbolo máximo do pacifismo num século marcado por guerras mundiais e genocídios - com foco em sua atuação política, sem contudo negligenciar os acontecimentos pessoais decisivos. Resultado de pesquisas exaustivas na África do Sul e na Índia, o livro apresenta o homem Gandhi em sua totalidade problemática, enxergando por trás dos mitos criados por seus seguidores e inimigos. O autor não hesita em destacar os numerosos fracassos do Mahatma, o principal dos quais talvez tenha sido o sonho da unidade entre hindus e muçulmanos. Do mesmo modo, temas como sua ambígua sexualidade e a tendência à autopromoção são abordados com admirável sensibilidade crítica.

Ver Ofertas Ver Comentários

Mahatma Gandhi

3

Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência

LivroMahatma Gandhi (1958), escrito pelo filósofo e educador Huberto Rohden, é um marco importantíssimo na cultura brasileira. Rohden foi um dos primeiros a trazer para o Brasil a biografia espiritual do imortal líder, místico e político indiano. Gandhi é um fenômeno de incrível força cósmica. Sua mensagem de não violência é a mais revolucionária estratégia social, política e religiosa dos nossos tempos. A obra, fartamente ilustrada, contém uma série de fatos interessantes, descrevendo a trajetória de Gandhi: seus estudos, sua vida pessoal, suas ações como líder do movimento de independência da Índia, sua vida espiritual e sua influência para a humanidade.

Ver Ofertas Ver Comentários

Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência

4

Todos Somos Irmãos: Reflexões Autobiográficas

"Pensamentos e experiências de um visionário Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948) alcançou notoriedade mundial durante o Movimento de Independência da Índia, iniciado ainda na década de 1850. Foi finalmente durante a vida do grande líder hindu que a libertação da Índia do jugo colonizador inglês se concretizou em 1947. Mas o outrora advogado Gandhi fez mais do que liderar pacificamente a conquista da independência de um dos maiores países do mundo; seu pensamento, seus discursos e sua atuação enriqueceram os recursos morais da humanidade, além de inspirar milhões na luta por direitos civis, liberdade e paz, entre os quais grandes líderes como Martin Luther King, John Lennon, Albert Einstein, Dalai Lama, Nelson Mandela e Barack Obama. Muito antes de a celebração da diversidade virar moda, ele dizia: “Não faço distinção entre parentes e estranhos, compatriotas e estrangeiros, brancos e indivíduos de cor, hindus e indianos de outras religiões, sejam muçulmanos, parses, cristãos ou judeus. Posso dizer que meu coração sempre foi incapaz de tais distinções”. Muito antes da fundação da Organização das Nações Unidas, em 1945, e em meio a décadas turbulentas, envenenadas por guerras e conflitos nacionalistas, ele já defendia a necessidade de se pensar a paz e o bem-estar da humanidade supranacionalmente: “Meu patriotismo não é exclusivo. É abrangente, e rejeitarei qualquer patriotismo que se alimente do sofrimento ou exploração de outras nacionalidades”. Num mundo anterior à revolução sexual, à invenção da pílula anticoncepcional e à entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho, ele já questionava dogmas machistas e problematizava o papel da mulher na sociedade: “Chamar a mulher de sexo frágil é uma difamação, é uma injustiça do homem em relação às mulheres”. Com textos e aforismos tirados de diversos livros, publicações, artigos e entrevistas de Gandhi, organizado pelo escritor e político indiano Krishna Kripalani, este livro oferece um percurso inestimável pelo pensamento de uma das mentes mais brilhantes que o mundo já conheceu. Disposto em blocos temáticos, que vão de considerações sobre sua própria vida à paz internacional, religião, democracia, educação e autodisciplina, temos aqui, para todos os leitores, um tesouro do visionário que primeiro entendeu que o bem-estar de todos – sarvodaya – é o objetivo máximo da existência humana. Informações Gerais"

Ver Ofertas Ver Comentários

Todos Somos Irmãos: Reflexões Autobiográficas

5

A arte da comunicação não violenta: Escritos e correspondências entre Gandhi e Tolstói

Um novo olhar sobre a maneira como nos relacionamos com o outro, com o mundo. Gandhi é mundialmente conhecido por ter popularizado a ideia da não violência. O que poucos sabem é que a filosofia praticada por ele se forjou numa troca de correspondências com o escritor russo Liev Tolstói, que depois de se consagrar com os romances Guerra e Paz e Anna Karenina, abandonou a vida aristocrática para se dedicar aos estudos e ensinamentos da não violência. Segundo os autores, precisamos substituir a norma da violência e remover a tirania começando pelas ações mais corriqueiras da vida, de modo a garantir nossa própria reforma pelo método de não resistência ao mal. Trata-se de alterar o modo de enfrentar o ódio no mundo com um olhar diferente de forma a evitar que ele nos contamine. A troca de cartas entre duas das mais influentes personalidades do século XX imortalizou o conceito de não violência e ressurge, nessa edição exclusiva, com artigos e correspondências que abordam os mais diferentes assuntos: das relações de poder, relações profissionais e familiares, do olhar que temos sobre diversos grupos sociais, das relações com as mulheres, enfim, você encontrará a origem de toda a proposta de não violência e seus fundamentos, colhidos na origem.

Ver Ofertas Ver Comentários

A arte da comunicação não violenta: Escritos e correspondências entre Gandhi e Tolstói

6

Gandhi. Minha Vida É Minha Mensagem

Gandhi enfrentou o poderoso Império Britânico usando como a arma a não violência. Ele entregou sua vida à luta pela liberdade de seu povo e influenciou todo o mundo contemporâneo ao defender os direitos fundamentais dos seres humanos de viverem livre mente.

Ver Ofertas Ver Comentários

Gandhi. Minha Vida É Minha Mensagem

7

Gandhi

Ele foi a voz que influenciou Martin Luther King. Rabindranath Tagore chamou-o de Mahatma - a 'Grande Alma' ou 'Pai'. Da infância privilegiada às primeiras batalhas contra o racismo, Mohandas Karamchand Gandhi transformou-se num partidário da desobediência civil e apóstolo da não-violência. Pregou a valorização das mulheres, a tolerância religiosa e o fim da discriminação de castas. Seguidor do hinduísmo, levava uma vida simples, tecia as próprias roupas, jejuava. Figura-chave na descolonização da Índia, foi preso várias vezes e inspirou movimentos de direitos civis em todo o planeta.

Ver Ofertas Ver Comentários

Gandhi

8

Bhagavad. Gita Segundo Gandhi

O primeiro contato de Gandhi com esta obra axial da humanidade foi em 1888, e ele prontamente identificou como o livro apresentava e instruía sobre os conflitos existentes no coração humano. Ao aprofundar seus estudos, percebe Krishna como uma imagem da personificação da Perfeição e do Conhecimento. Gandhi afirma que “A Salvação apresentada pela Gita é a Paz perfeita”. Gandhi percebia como fundamental para aqueles que queriam seguir a busca pela Verdade e pela Não-Violência, compreender os ensinamentos da Bhagavad-Gita. Este não é comentário de um acadêmico, muito menos de um profundo estudioso de Sânscrito. Gandhi estudou a Gita em sua língua, o Gujarati. Este é um estudo e comentário de quem procurou viver os ensinamentos do livro, alguém que procurou introjetar este conhecimento, o caminho de um verdadeiro yogue, que busca a realização do conhecimento na prática. Este livro é essencial para qualquer interessado em aprofundar-se no estudo do yoga, uma vez que Patanjali no Yoga Sutra alicerça o desenvolvimento do yogue em Ahimsa e Satya, e não há na humanidade pessoa que mais defendeu estes ideais do que Gandhi. O livro também é essencial para os estudiosos das religiões, uma vez que a Bhagavad-Gita é um dos livros mais significativos do hinduísmo, e considerado um dos patrimônios mais importantes da religiosidade humana. Fundamental também é sua leitura para todo aquele que quer fundamentar-se melhor na área de cultura de paz, resolução de conflitos e não-violência, pois o pensamento gandhiano é estrutura básica nestas abordagens.

Ver Ofertas Ver Comentários

Bhagavad. Gita Segundo Gandhi

9

A sabedoria de Gandhi

Por que ler Gandhi hoje, decorrido mais de meio século de sua morte? Por uma simples e poderosa razão: suas ideias continuam tão válidas quanto antes e sua influência é cada vez mais evidente no cenário político internacional. Sem Gandhi os Estados Unidos jamais teriam um presidente negro, pois quem pavimentou o caminho para Obama foi Martin Luther King, inspirado pela filosofia da ahimsa (não violência) do Mahatma. Da mesma forma, sem Gandhi a Índia jamais teria tido um presidente pertencente à casta dos Intocáveis – Kocheril Raman Narayan –, e a política de segregação racial do Apartheid não teria sido extinta na África do Sul, por outro de seus seguidores: Nelson Mandela. A força e a originalidade do pensamento de Gandhi eram prodigiosas, de tal forma que mesmo as ideias que, em seu tempo, pareciam utópicas, hoje se revelam premonitórias e exatas. Isso pode ser facilmente constatado nas diferentes seções de A sabedoria de Gandhi,pois muitos dos temas que ele abordou continuam na ordem do dia. Alguns ainda carentes de uma solução adequada, tais como a questão da igualdade efetiva de direitos entre homens e mulheres, bem como entre as diferentes classes sociais, a necessidade de total liberdade religiosa, da melhor distribuição de renda, e do uso da política como instrumento de libertação, conciliação e unificação. Com esse livro o selo Bicicleta Amarela dá início ao resgate dos autores clássicos preocupados com o bem-estar físico, mental e espiritual. Pensadores que nos ajudam a evitar as pedras e as dificuldades do caminho, transformando a vida em um agradável passeio.

Ver Ofertas Ver Comentários

A sabedoria de Gandhi

10

Sobre o vegetarianismo

Como parte de uma família hindu vaishnava, para Mohandas Gandhi não comer carne nem ovos era uma questão, de início, apenas religiosa. No entanto, ao se aproximar dos conceitos de não-violência, o vegetarianismo passou a ser uma missão, que integrava os princípios fundamentais que norteavam a sua vida. Esse dever com os animais constituiu a essência de seu engajamento pelo vegetarianismo. “Eu não gostaria de tirar a vida de um carneiro para satisfazer algum corpo humano. Acredito que quanto menos uma criatura pode se defender mais ela tem direito a proteção do homem contra a crueldade do homem.” O livro Sobre o vegetarianismo reúne os principais textos de Gandhi sobre o assunto escritos ao longo de sua vida e revelando suas ideias e experiências pessoais sobre o tema da alimentação, desde o fim do século XIX, quando se mudou para Inglaterra para estudar direito, descobriu o livro Em defesa do vegetarianismo, de Henry Salt, e se filiou à Sociedade Vegetariana de Londres, tornando seu membro ativo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sobre o vegetarianismo

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias