Os livros sobre branding não são apenas úteis para profissionais da área, mas também para empreendedores, gestores de empresas e até mesmo estudantes que desejam compreender melhor como as marcas funcionam e como podem ser utilizadas como estratégias competitivas. O conhecimento adquirido por meio desses livros certamente ajudará a impulsionar a marca e alcançar resultados cada vez melhores no mercado. Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre branding que não podem faltar na sua coleção.
O guru do branding, David Aaker, apresenta neste livro compacto os 20 princípios essenciais para criar e manter marcas fortes. Reunindo e resumindo o que há de melhor no trabalho do autor, esses princípios oferecem uma ampla compreensão das marcas, sua estratégia e construção, e mostram como criar portfólios de marca sinérgicos e eficientes. Esta é, sem dúvida, uma fonte indispensável para gestores, estrategistas de marketing e de marca e uma excelente leitura de entrada para todas as outras publicações de David Aaker.
As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ''cara'' de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. A autora entrevistou designers, arquitetos e especialistas em branding, que compartilham sua experiência com o leitor, e analisou os projetos que mudaram a marca de quatro grandes empresas brasileiras. Enriquecido com fotos, ilustrações e trechos dos projetos, este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.
O guru do branding David Aaker mostra como eliminar a competição e conquistar a liderança de marca em seu mercado. Em um livro revolucionário, ele define o conceito de relevância da marca valendo-se de dezenas de estudos de caso.
O livro aborda incialmente o branding como processo de gestão empresarial, analisando seus fatores da transformação. Depois, mergulha no processo de construção da marca, esmiuçando a origem do nome e suas funções rudimentares, percorre a história do branding e analisa os benefícios simbólicos da marca e seus impactos da marca na sociedade. Público-alvo e análise da concorrência são então estudados, sendo os elementos formadores do posicionamento da marca. Um capítulo inteiro é dedicado à construção da proposta de valor, antecedendo a definição do posicionamento propriamente dita, com seus pontos de paridade e os pontos de diferença, laddering (escalonamento) e mapas perceptuais. A construção do significado das marcas é o tema abordado em seguida, com destaque para a estratégia de branding cultural e as dimensões da personalidade da marca. O estudo do desenvolvimento do sistema de identidade de marcas também ganha um capítulo inteiro, sublinhando-se aí os modelos conceituais de identidade de marca, inclusive com o conhecido Sistema de Identidade de Marca de David Aaker. Marco Bedendo fecha o livro com a análise dos elementos de construção das marcas (nome, logo e elementos secundários) e uma cuidadosa revisão da gestão do portfólio de marcas, privilegiando a extensão e a fusão de marcas.
Quando executivos e profissionais de marketing desejam saber o que há de mais moderno na área, recorrem à Kellogg School of Management. Durante anos, a escola tem estabelecido padrões, combinando pesquisa de ponta com conhecimento prático, sendo considerada um dos melhores MBAs do mundo pela Business Week. Branding tem como fio condutor a crença comum no poder das marcas e traz a experiência tanto de acadêmicos quanto de construtores de marcas de vários setores. Apresenta uma valiosa conversa com várias vozes e visões sobre os desafios dos gerentes de marcas, os principais conceitos, o posicionamento e design de marcas e as estratégias para construir, comunicar e alavancar marcas. Este livro mostra que branding é muito mais que incorporar um nome a uma oferta. Branding significa prometer aos clientes a entrega de uma experiência satisfatória e de um ótimo nível de desempenho. E, para isso, requer envolvimento de todos os profissionais da cadeia de suprimentos desde o desenvolvimento de produto, passando por fabricação, marketing, vendas, distribuição e muito esforço para cumprir a promessa. Para apoiar os leitores na criação e gestão de marcas, os autores desta obra oferecem modelos, listas de verificação e outras ferramentas úteis para todos os que compartilham a fascinação pelo tema.E nas palavras de Kotler: A marca passa a ser a inteira plataforma para o planejamento, o projeto e a entrega de valor superior aos clientes que a empresa visará.
Design de Identidade da Marca apresenta um método em cinco fases, universal e comprovado, para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação e de padrões de identidade ao lançamento e à governança, este livro é uma referência essencial tanto para a criação de novas marcas quanto para a revitalização de antigas. Enriquecido com 50 estudos de caso, que descrevem metas, processos, estratégias, soluções e resultados.
Qual é a imagem que você acha que transmite para as pessoas e qual é a imagem que de fato elas têm sobre você? Será que essa imagem está alinhada com os seus objetivos de negócios e de relacionamento como um todo? Pare agora para refletir como são os posts que faz sobre você nas redes sociais; por exemplo. O que está transmitindo sobre sua persona para o mundo? Cuidado! A sua construção de imagem deve estar de acordo com os seus propósitos. E é exatamente isso que Junior Neves explica neste livro: como construir o seu branding para conquistar tudo que deseja. Branding não está apenas no universo business. Veja que grandes empresas possuem líderes com branding pessoal consolidado. Essa postura; inclusive; garante ainda mais valor para os seus negócios. Entenda como construir ou aperfeiçoar o seu branding com um dos maiores especialistas no assunto.
A última vez que você fez uma visita ao supermercado, parou para observar a quantidade de produtos que são ofertados para cada categoria? Com quantas marcas de refrigerante você se deparou? E pastas de dente, quantos tipos diferentes estavam presentes na gôndola? No mundo profissional o cenário é muito parecido. Milhares de pessoas disputam cargos e posições interessantes em empresas, e a maioria oferece os mesmos atributos: formação superior, duas línguas, especialização, experiência etc. Como se diferenciar nesse cenário tão competitivo? Em Personal Branding- Construindo sua marca Pessoal, o premiado publicitário Arthur Bender propõe uma discussão importante sobre a criação da sua marca pessoal. Com comparações práticas às regras do marketing, mostra que é possível a qualquer pessoa criar e fortalecer a sua marca pessoal, e tornar-se único em um mercado tão competitivo. Basta saber onde você quer chegar. Se não está satisfeito e acredita que pode melhorar ainda mais, faça como o técnico do time New York Jets, Bill Parcells, que escreveu um cartaz no vestiário do seu clube com a seguinte frase: “Não culpe ninguém! Não espere nada! Faça alguma coisa!”. Isso mesmo. A responsabilidade é totalmente sua. A partir de agora, você está condenado à liberdade de escolhas. Então, vá em frente. Esse pode ser o primeiro passo para a sua grande virada profissional.
Empresas e marcas surgem e desaparecem todos os dias. O que faz com que algumas perdurem e outras não? O que faz uma marca se tornar referência, inesquecível, ficar na memória do consumidor? Para Eduardo Vanzak, cofundador da Desinchá e sócio da agência Vanzak Labs, a resposta é simples: essas marcas têm clareza de propósito e, acima de tudo, têm alma. Ao contrário do que muitos pensam, construir uma marca que tenha alto impacto é mais simples do que pode parecer: basta ter uma metodologia clara e simples e não subestimar a importância dessa criação. Ou seja, não se trata de algo que vai custar caro ou que uma agência precisa fazer por você. Para desmistificar o branding – a criação de marcas – o autor usa sua extensa experiência de sucesso com marcas e empresas e apresenta, neste livro, um brandbook para o leitor desenvolver, passo a passo, uma marca com propósito e relevância.
Branding ou brand management (gestão de marcas), refere-se à gestão da marca (em inglês, brand) de uma empresa, tais como o nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. Este livro é um dos resultados das propostas apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação (PPGCOM – FAC) da UnB (Universidade de Brasília). Neste livro, organizado por Edmundo Brandão*, e prefaciado por Marcos Hiller, quinze profissionais do Núcleo de Estudos sobre Branding e Comunicação discorrem sobre a comunicação e seus impactos sobre a imagem, a identidade e a reputação de marcas; o sensorial branding com informações sobre percepção e memória para estratégias; a análise da utilização dos instrumentos do branding na marca Victoria Secret,; o estudo sobre o logotipo de base tipográfica que definiu os códigos visuais das marcas do gênero Super Homem e diversos outros assuntos que compõem esse eixo temático.