Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 7 Melhores Livros sobre Economia Circular

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre a Economia Circular que não podem faltar na sua coleção.

Top 7 Melhores Livros sobre Economia Circular A a Economia Circular representa um paradigma de desenvolvimento econômico e sustentável, no qual a conservação e o aproveitamento dos recursos são prioridades. Essa mudança de mentalidade e práticas nos setores produtivos e de consumo é fundamental para construirmos um futuro mais equitativo e ambientalmente saudável. É um conceito que busca repensar a forma como produzimos, consumimos e descartamos produtos, a fim de minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade. Diferente do sistema linear atual, em que se extrai, produz, consome e descarta, a Economia Circular propõe um ciclo fechado, no qual os recursos são mantidos em uso pelo maior tempo possível, sendo recuperados e regenerados ao final de sua vida útil. A implementação da Economia Circular traz consigo uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais. Do ponto de vista econômico, a transição para esse novo modelo de produção e consumo pode gerar empregos e estimular o crescimento econômico, já que a reutilização, reparação e recuperação de materiais e produtos demandam mão de obra qualificada. Além disso, a redução do uso de recursos naturais e a diminuição da dependência de recursos fósseis também podem resultar em economia de custos. No aspecto ambiental, a Economia Circular contribui para a conservação dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas. A utilização mais eficiente dos recursos, através da redução, reutilização e reciclagem, diminui a demanda por matérias-primas virgens e a geração de resíduos e poluição. Além disso, o design dos produtos passa a ser pensado de forma a facilitar sua reciclabilidade e aproveitamento dos materiais. Em termos sociais, a Economia Circular promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e estimula uma maior participação dos consumidores no processo de produção e consumo. Além disso, a recuperação e reparação de produtos criam oportunidades para empreendedores e negócios locais, fortalecendo a economia regional. Para que a Economia Circular seja efetivamente implementada, é preciso uma combinação de ações e políticas públicas, envolvendo governos, empresas, academia, sociedade civil e consumidores. É necessário investir em pesquisa, inovação e tecnologia para desenvolver processos e produtos mais sustentáveis, além de estabelecer regulamentações e incentivos que promovam a transição para esse novo modelo.

1

Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa

Em 2030, estima-se que a população mundial terá alcançado o patamar de 9 bilhões. Isso significa que serão quase 3 bilhões a mais de pessoas consumindo uma variedade de produtos e serviços. Para lidar com a eminente exaustão de vários recursos naturais, aliada aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados por um consumo dessa magnitude, impõe-se um novo paradigma de negócios: a economia circular. Em Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman estabelece as bases deste conceito que vem ganhando força em todo o mundo. A autora oferece uma perspectiva estratégica para que empresas e organizações se ajustem a fim de enfrentar essa nova realidade. Indo muito além do conceito tradicional de sustentabilidade, passando por temas como economia compartilhada e outras questões pertinentes, Economia Circular é um verdadeiro mapa de oportunidades para as próximas décadas. Este é o primeiro livro em língua portuguesa com a devida extensão e profundidade que um tema dessa relevância merece. A economia circular é a nova arena na qual os mais diversos tipos de negócios estarão inseridos num futuro próximo. Portanto, esta é uma leitura indispensável para todos os profissionais e estudiosos do universo corporativo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa

2

Economia Circular: uma Rota Para a Sustentabilidade

Nos últimos anos, vem sendo amplamente debatido e divulgado o potencial da economia circular como guia da humanidade ao Desenvolvimento Sustentável. No setor empresarial, a abordagem integrada do desenvolvimento econômico ratifica a tendência sintetizada na sigla ESG, do inglês 'Environmental, Social and Corporate Governance' (Governança Ambiental, Social e Corporativa). A adesão por diferentes ramos de negócios promete conduzir à redução de emissões de carbono, além de contribuir para a mitigação de problemas e riscos ambientais, associando-se ao uso racional de recursos naturais. Fruto de esforço, trocas e colaboração entre diferentes pesquisadores e profissionais, este livro visa difundir o entendimento sobre o conceito e as melhores maneiras de se operacionalizar a economia circular no meio corporativo e em outras instituições.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular: uma Rota Para a Sustentabilidade

3

Economia Circular: Um modelo que dá impulso à economia, gera empregos e protege o meio ambiente

O Brasil se tornou um exemplo mundial em Economia Circular graças a condições favoráveis específicas, uma legislação adequada, iniciativas impactantes e experiências práticas como a do Sinctronics e de outras companhias instaladas no País. Conheça o conceito de Economia Circular com base em estudos internacionais citados ao longo desta obra e, especialmente, por meio de casos de sucesso narrados em detalhes por seus agentes criadores e desenvolvedores.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular: Um modelo que dá impulso à economia, gera empregos e protege o meio ambiente

4

Economia Circular: O mundo rumo à quinta revolução industrial

Dizer que estamos rumo a uma quinta revolução industrial é, no mínimo, intrigante, para não dizer ousado. Na última década, presenciamos transformações sem precedentes, de tal forma que, projetar um futuro com ainda maiores mudanças é um exercício quase impensável. Afinal, o que ainda pode ser mudado com todos os avanços que estamos vivendo? São tantos que é quase inimaginável relembrar como vivíamos antes de 2010. Por isso, esse tema pode ser encarado como estratégico para profissionais e organizações. Nesse livro, o autor expõe, sistemicamente, os últimos 250 anos, desde a chamada era das revoluções passando por todas as transformações que nos trouxeram até os dias de hoje e, debruçado sobre essa sólida base histórica, nos comissiona a olhar para os próximos anos. Toda essa visão sistêmica traz a premissa de um novo modelo econômico, o da economia circular. Um assunto que, por sua vez, não é mais uma utopia, é real no roadmap estratégico de organizações por todo o globo e vem ganhando grande relevância no mundo dos negócios. A Uber e Airbnb são bons exemplos de empresas que construíram seu legado sobre os conceitos da economia circular. Nas próximas páginas, o leitor encontrará uma rica e profunda base de conhecimento sobre esse modelo econômico emergente. E, sem dúvida, encontrará uma oportunidade para se preparar para essa próxima revolução que, segundo o autor, deverá ser a maior vivida até então.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular: O mundo rumo à quinta revolução industrial

5

URBAN FARMS, O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL: A eficiência da economia circular em fazendas verticais contribuindo para a segurança alimentar em cidades sustentáveis

Poucas coisas são tão essenciais e ao mesmo tempo prazerosas ao ser humano como o ato de alimentar-se. A segurança alimentar nutricional é objeto de políticas públicas que visam a segurança alimentar e desenvolvimento econômico, social e ambiental, como meio de atender as demandas alimentares da população que cresce em ritmo acelerado. Com o crescimento das cidades e o aumento das distâncias, cada vez mais será necessário encontrar soluções eficazes para fomentar a produção, processamento, transformação, logística, transporte, distribuição até chegar ao consumidor, assim como equacionar o aproveitamento dos resíduos. A cultura inerente a economia linear já não atende, diante de um mundo que está perto do colapso ambiental, pondo em risco a existência do planeta e de todos os seres vivos. Na busca de soluções e alternativas viáveis, além de ser preciso mudar a forma de pensar e viver um novo estilo de vida, menos excessivo, consumista e predatório, também é necessário encontrar alternativas para o sistema de produção, para o qual, muitos países, universidades, empresas e a sociedade, vêem a viabilidade da Economia Circular, como modelo de produção e de consumo, com maiores benefícios. A partir dos conceitos de cidade inteligente e cidade sustentável, esse estudo debruça-se sobre a análise da “urban farm”, como matriz de produção de alimentos, através do sistema "vertical farming" especialmente hortifrutigranjeiros e outros que integram os hábitos de consumo alimentar diário, fundado no sistema econômico de produção circular, para a produção e consumo de alimentos nos centros urbanos, à luz do conceito de desenvolvimento ambiental, social e econômico sustentável.

Ver Ofertas Ver Comentários

URBAN FARMS, O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL: A eficiência da economia circular em fazendas verticais contribuindo para a segurança alimentar em cidades sustentáveis

6

Economia Circular

ste livro reúne artigos de mais de 30 especialistas em ECONOMIA CIRCULAR, inclusive as maiores autoridades globais no assunto: Walter Stahel, Peter Gersen, Ladeja Godina, Freek van Eijk, Brendan Edgerton, Arthur ten Wolde, Alexandre Lemille, dentre outras.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular

7

Economia Circular: Estratégias

A economia circular é uma resposta às crescentes preocupações ambientais e aos desafios enfrentados pela nossa economia linear, baseada no "usar e jogar fora". Com a crescente demanda por recursos naturais e os limites cada vez mais claros da capacidade do planeta para fornecer esses recursos, a economia circular propõe um novo paradigma de produção e consumo. É uma abordagem interdisciplinar que envolve a colaboração de diversos setores, incluindo empresas, governos, universidades e organizações não governamentais, para promover a transição para uma economia mais circular. A implementação de práticas de economia circular envolve a adoção de tecnologias inovadoras, a criação de novos modelos de negócios e a redefinição das políticas e regulamentos para incentivar a economia circular. Então a economia circular destaca sua importância da transição para uma economia mais sustentável e resiliente, e enfatiza a necessidade de colaboração e de mudanças culturais para a implementação de práticas de economia circular.

Ver Ofertas Ver Comentários

Economia Circular: Estratégias

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias