Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Os Melhores Livros de Micheliny Verunschk

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Micheliny Verunschk que não pode faltar na sua coleção.

Os Melhores Livros de Micheliny Verunschk Micheliny Verunschk é uma renomada escritora, crítica literária e historiadora brasileira nascida em Recife em 10 de julho de 1972. Ela possui mestrado em Literatura e Crítica Literária e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo. Sua obra tem sido amplamente reconhecida e aclamada, sendo considerada uma referência na literatura contemporânea. Em 2004, Micheliny Verunschk foi indicada ao prestigioso Prêmio Portugal Telecom de Literatura com seu livro de poesia intitulado "Geografia íntima do deserto". Nessa ocasião, ela se destacou como a única mulher estreante e a mais jovem entre os dez finalistas. Esse reconhecimento impulsionou sua carreira e consolidou seu nome no cenário literário. No ano de 2015, Verunschk recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria de melhor romance escrito por autor estreante acima de 40 anos com sua obra "Nossa Teresa - vida e morte de uma santa suicida". Esse prêmio reafirmou sua habilidade em construir narrativas profundas e impactantes, abordando temas complexos de maneira sensível e original. Sua escrita engloba diferentes gêneros literários, explorando a poesia e o romance com maestria. Com uma linguagem cativante e uma perspectiva única, Verunschk conquista leitores ao redor do mundo, tornando-se uma presença indispensável na coleção de qualquer amante da literatura contemporânea.

1

O som do rugido da onça – Vencedor Jabuti 2022

Neste romance embebido de lirismo, Micheliny Verunschk joga luz sobre a história de duas crianças indígenas raptadas no Brasil do século XIX. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. Em 1817, Spix e Martius desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu. Em seu quinto romance, Micheliny Verunschk constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica para dar protagonismo às crianças ― batizadas aqui de Iñe-e e Juri ― arrancadas de sua terra natal. Entrelaçando a trama do século XIX ao Brasil contemporâneo, somos apresentados também a Josefa, jovem que reconhece as lacunas de seu passado ao ver a imagem de Iñe-e em uma exposição. Com uma prosa embebida de lirismo, este é um livro sem paralelos na literatura brasileira ao tratar de temas como memória, colonialismo e pertencimento. “Um romance que expande as fronteiras da arte literária ao trazer memória, argumentos antropológicos e o melhor que a ficção pode nos oferecer.” ― Itamar Vieira Junior

Ver Ofertas Ver Comentários

O som do rugido da onça – Vencedor Jabuti 2022

2

Depois do fim: Conversas Sobre Literatura e Antropoceno

Muitas áreas da cultura têm se proposto a falar do Antropoceno ― o período vigente, em que o impacto de algumas ações humanas sobre o meio ambiente se mostrou ainda mais destrutivo, quiçá irreversível. A seu modo, cada campo do conhecimento destrincha nossos graves delitos como humanidade que se pensou superior às outras formas de vida, às outras espécies e a determinados grupos entre seus iguais. Mas é na literatura ― sempre ela ― que essas dores ganham corpo e contornos capazes de nos tirar da zona de conforto e nos fazer imaginar mundos possíveis, com relações e ações mais harmoniosas, horizontais e coletivas. Depois do fim reúne um time de grandes autores em ensaios literários que propõem reflexões sobre dilemas atuais ― catástrofe climática, extinção de outras espécies, exclusão social impulsionada pela exploração neoliberal, ameaça aos povos originários, entre outros temas ―, convidando-nos a pensar sobre como tecer, em conjunto, um novo começo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Depois do fim: Conversas Sobre Literatura e Antropoceno

3

Nossa Teresa: Vida e morte de uma santa suicida

Micheliny Verunschk é conhecida pela sólida voz poética. Nesse romance de estreia, no prosaico, na história da vida, a poeta também chega para ficar. A personagem Teresa é uma adolescente cujos desejos quase não chegam a sê-los, pois são espontaneamente saciados de saída, como os anseios dos anjos, por isso são anjos. A moça é vidente, opera milagres e vai surgindo líquida, contada por um velho que resiste em dá-la de todo para o leitor. Mas ela chega cada vez mais perto, beatificada pelo Papa e trazendo sim um desejo que a tentou até sua realização, o suicídio. A família tenta esconder, não a vê como santa, o problema é "que é assim que se comportam as notícias de morte, caminhos de pólvora a estalar em alta velocidade". O velho narrador nos lembra: "tenta se esconder até mesmo o que é mais óbvio, o suicídio de Jesus, em Jerusalém, durante aquela longínqua Páscoa de que até hoje se tem notícia". Teresa é filha de pais ateus, que dos milagres operados pela filha nunca tiveram olhos para ver. O pai é leitor de William Faulkner e esconde o sonho de ser um músico virtuoso, a mãe é atleta e ambos são cultores da liberdade, ambos enterraram a filha debaixo dos olhos de quem crê ou não, ali na indiferença da terra que come ladrões, moscas ou santas. O tema da herança já estava no trabalho de Micheliny Verunschk, o vemos no seu livro de poemas, o aclamado Geografia íntima do deserto: "O meu pai/ possuía uma das asas/ muito negra./ E dele herdei/ estas estrelas na testa/ e esta noite excessiva". Aqui, nesse romance arrebatador, acompanhamos o luto da terra que chora de barriga cheia, alimentada por mais suicidas do que assumimos. O narrador reza, mesmo cansado, pois o suicídio é pecado para os homens, não para Deus, para isso agora ele tem uma padroeira. Verunschk olha bem nossos olhos e esclarece devagar: pecado é a santidade.

Ver Ofertas Ver Comentários

Nossa Teresa: Vida e morte de uma santa suicida

4

Trilogia infernal - Reunião dos romances

A Trilogia Infernal, de Micheliny Verunschk, composta pelos capítulos “Aqui, no coração do inferno”, “O peso do coração de um homem” e “O amor, esse obstáculo” entrelaça dois Brasis simultaneamente diferentes e complementares: O Brasil canibal de Cristóvão, marcado pela opressão das disputas pela terra, e o Brasil canibal de Laura, ferido pela Ditadura Militar e pelo pouco apreço à memória. Nesses lugares, tempos, outras histórias, novas violências são compostas e se afetam. Fragmentos de uma terra que muitas vezes demora a se configurar como um país.

Ver Ofertas Ver Comentários

Trilogia infernal - Reunião dos romances

5

Vivo muito vivo: 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso

Em celebração à vida e à arte de Caetano Veloso, coletânea reúne quinze importantes autores contemporâneos em torno de canções do grande compositor baiano. Vivo muito vivo, organizado por Mateus Baldi, é um tributo que o mundo literário presta a uma das figuras mais importantes da cultura brasileira: Caetano Veloso. Cada autor e autora escolheram uma canção como tema e inspiração. No conto, a canção é explorada, de maneira a ampliar a narrativa, reelaborar a poética ou dar nova vida a personagens icônicos que estão presentes na obra de Caetano Veloso, desde o início dos anos 1960. Edimilson de Almeida Pereira – vencedor dos prêmios Oceanos e São Paulo de Literatura –, por exemplo, reconta a fuga de um refugiado tendo como inspiração "Trem das cores", e Giovana Madalosso – finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura – reimagina a história da "Tigresa", em uma narrativa emocionante de uma protagonista em busca de uma ex-atriz de Hair. Estão aqui, portanto, quinze histórias que reforçam a presença literária de Caetano Veloso. Relembrando grandes sucessos e também composições mais alternativas, os contos de Vivo muito vivo não apenas homenageiam o filho de dona Canô, mas reforçam sua importância literária. Um Caetano Veloso plural, brasileiro, que segue influenciando milhares de pessoas de todas as gerações vivas no Brasil e no mundo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Vivo muito vivo: 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso

6

Geografia Íntima do Deserto - Coleção Alguidar

Este livro de Micheliny Veryunschk é uma obra inovadora e contudente. Bem entende Mário Hélio esta poesia quando diz - ´a dor e o prazer estão enredados no mesmo labirinto, se aninham e se fincam na carne... É emoção concentrada, decantada. Mas com sutis crueldades e poucas concessões... A música deste livro só se ouve bem se se deixa fluir por todo o corpo´, é o que em poucas palavras essa poesia resume tal o poder de sua linguagem poderosamente expressiva e que, por isso, é capaz de congregar simultaneamente o encantamento, a alegria e o prazer próprios de uma poesia verdadeira. É assim que essa pernambucana, de Arcoverde, vai compondo essa bela Geografia íntima do deserto. A obra vem apresentada João Alexandre Barbosa, um dos maiores críticos literários do país, e por Mário Hélio, um dos mais influentes críticos da nova geração no Nordeste.

Ver Ofertas Ver Comentários

Geografia Íntima do Deserto - Coleção Alguidar

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias