Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros Sobre Governança Corporativa

Quais os melhores livros sobre Governança Corporativa? Quais são os 3 pilares da governança corporativa? Quais são os 4 princípios básicos da governança corporativa? O que é governança corporativa? Com dúvidas? Vamos te ajudar!

Top 10 Melhores Livros Sobre Governança Corporativa Governança Corporativa está relacionada à forma como as organizações são administradas e controladas. Ela envolve as relações entre os diferentes stakeholders, como acionistas, diretores, gerentes e funcionários. O objetivo da governança corporativa é maximizar os interesses dos acionistas, aumentar a eficiência da organização e melhorar a imagem da empresa. Uma boa governança corporativa deve envolver a responsabilidade dos membros da diretoria, a transparência dos processos, a responsabilidade dos acionistas e a integridade dos funcionários. Os princípios de boa governança incluem três áreas: responsabilidade máxima, transparência e responsabilização. Querendo saber mais sobre o assunto? Selecionamos para você os melhores livros sobre Governança Corporativa, veja a indicação dos nossos editores!

1

A Estrutura da Governança Corporativa

CARLOS PORTUGAL GOUVÊA é Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Professor Visitante da Faculdade de Direito de Harvard e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Harvard. ---- DO LIVRO:: “Tal estrutura é resultado da operação das regras estruturais (background rules) que afetam a distribuição de poder dentro das pessoas jurídicas.” ---- “Na segunda parte do trabalho, serão estudadas as principais teorias sobre a pessoa jurídica e sobre o direito societário, com o objetivo específico de identificar suas regras estruturais. Tal estudo foi feito com um esforço de articular o estruturalismo jurídico e histórico, contextualizando-se as condições nas quais surgiram tais teorias. Em tal investigação, necessária para testar a hipótese do presente estudo, indagou-se se quais quer dentre tais teorias revelariam, por si sós, elementos da estrutura da governança corporativa ou a própria impossibilidade de identificar tais estruturas. As teorias da ficção e da entidade real quanto à personalidade jurídica e as teorias institucionalista e contratual do direito societário apresentam-se como teorias opostas e que guardariam pressupostos que garantiriam a superioridade de sua própria visão sobre as demais. Parte-se do pressuposto histórico de que tais teorias analisam o mesmo fenômeno, que é o surgimento das companhias como pessoas jurídicas modernas em meio à chamada revolução financeira do século XVII, a qual precedeu as revoluções liberais burguesas do século XVIII.

Ver Ofertas Ver Comentários

A Estrutura da Governança Corporativa

2

Introdução ao ESG: Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa

Introdução ao ESG tem o propósito de iniciar o leitor na tão importante e complexa agenda de ESG (Meio Ambiente, Justiça Social e Governança Corporativa, traduzido do inglês), trazendo conceitos e princípios que podem auxiliar estudantes e profissionais do Direito, Administração de Empresas, Comunicação Social e empresários em geral. Ao longo dos sete capítulos, o autor apresenta o contexto histórico e conceitual e explica sobre as três letras que compõem a sigla ESG, incluindo as boas práticas a partir do conceito de marketing social e da má prática do "greenwashing". O livro não tem a pretensão de esgotar o assunto, mesmo porque é apenas uma introdução ao ESG, mas tem o intuito de provocar o leitor a pesquisar e a refletir sobre o que podemos e devemos fazer para transformar o mundo e torná-lo um lugar melhor para se viver e para as futuras gerações.

Ver Ofertas Ver Comentários

Introdução ao ESG: Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa

3

Governança Corporativa no Brasil e no Mundo: Teoria e Prática

A boa governança corporativa é crucial para o sucesso empresarial por permitir a criação de relacionamentos saudáveis e sustentáveis com todos os públicos, incluindo acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidades e sociedade em geral. O tema diz respeito ao conjunto de princípios, práticas, regras explícitas e normas tácitas que determinam o propósito, valores, cultura, estratégia e estilos de liderança predominantes nas organizações.Resultado de duas décadas de dedicação integral do autor à governança corporativa, este livro apresenta uma visão completa sobre o tema para executivos, conselheiros, investidores, reguladores, acadêmicos e estudantes do mundo dos negócios.Conceitualmente, a obra descreve seus marcos históricos, teorias e controvérsias. Também apresenta uma nova abordagem comportamental centrada no fator humano que permite alcançar o objetivo maior da boa governança: criar um ambiente no qual as pessoas desejem voluntariamente cumprir as regras, agir eticamente e tomar decisões alinhadas ao propósito da organização. Do ponto de vista aplicado, o livro detalha os órgãos, políticas e áreas que compõem um sistema efetivo de governança, permitindo às empresas avançar no tema. Adicionalmente, descreve a evolução da governança corporativa no Brasil e em diversos países e trata de suas peculiaridades em empresas familiares, estatais, de controle compartilhado e com capital disperso.Sobre o autor: Prof. Dr. Alexandre Di Miceli da Silveira é palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado à governança corporativa e ética empresarial desde 2000. É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain e Cornell.Fundador da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, é Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e dos cursos para Conselheiros do IBGC. É curador do Programa Lideranças Virtuosas, palestrante e consultor para a International Finance Corporation (IFC - Banco Mundial) em projetos internacionais sobre ética, gestão e governança.Foi professor da USP durante dez anos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Finanças e consultor para a OCDE. Foi agraciado com dezenas de prêmios, incluindo o IBGC Academia por cinco vezes e o Revelação em Finanças do IBEF. É autor dos livros "Empresiliente! Prosperando em um Mundo de Incertezas", "The Virtuous Barrel: How to Create Good Businesses via Behavioral Ethics", "Ética Empresarial na Prática: Soluções para a Governança e Gestão no Século XXI" e "Governança Corporativa: O Essencial para Líderes".

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa no Brasil e no Mundo: Teoria e Prática

4

Compliance e Governança Corporativa

Indispensável material de consulta e de estudo para aqueles que se interessam pelo tema, e que desejam conhecer e explorar, com viés mais prático ou com enfoque puramente acadêmico, os mais diversos aspectos relativos ao compliance e à governança em ambiente corporativo. Sua autora, a talentosa jurista Marcella Blok, é importante referência no assunto e uma reconhecida entusiasta na busca por ferramentas que possam promover e assegurar a indispensável integridade empresarial e a ética nas relações de negócios. As considerações e a abordagem apresentadas em cada capítulo deste livro garantem um preciso e completo tratamento da matéria, com um amplo espectro de questões de relevo sobre o compliance empresarial. Oportuno destacar, inclusive, que o avanço na temática aqui proposta é tarefa desafiadora, tendo em vista que muitos dos tópicos figurados e analisados derivam de recentes alterações normativas, cujo ineditismo recomenda um tratamento mais aprofundado por parte da doutrina. Deve-se destacar que, nos últimos anos, o debate em torno da requerida e necessária probidade e transparência para a realização de negócios avançou significativamente no meio acadêmico, enquanto que, no campo legal, novos instrumentos passaram a fazer parte do arcabouço de ferramentas que vem permitindo significativos avanços no enfrentamento à corrupção por parte dos órgãos de controle. Nessa conjuntura, o advento da Lei Anticorrupção deve ser admitido como um dos fenômenos jurídicos determinantes para a mudança de direção na lógica perversa dos custos e benefícios da corrupção. Com efeito, ao permitir a responsabilização, administrativa e cível, da pessoa jurídica por atos ilícitos, o aludido diploma legal veio somar-se e aperfeiçoar substancialmente o ordenamento jurídico brasileiro, de modo a criar um sistema de maior efetividade na repressão a irregularidades e a fomentar a adoção de boas práticas corporativas. Muito acertadamente, a autora se preocupa e discorre, de modo preciso e didático, sobre os instrumentos que devem estar presentes em um adequado programa de compliance empresarial, para que este alcance o desejado potencial de inibição, prevenção e remediação de irregularidades. Além disso, ressalta-se, com mesmo destaque, na presente obra, a ênfase em aspectos da governança corporativa e da gestão de riscos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Compliance e Governança Corporativa

5

Conselho de Administração É Só Para as Grandes -´Mentira - Uma Proposta Prática de Governancia Corporativa Para Empresas Familiares Médias e Pequenas: ... para Empresas Familiares Médias e Pequenas

Trata-se de uma proposta prática de governança corporativa aplicável a empresas familiares médias e pequenas. Detalha os conflitos e ações de mitigação e resolução. Contém referências nacionais e internacionais e ilustra de forma simples e prática focando na sobrevivência das empresas.

Ver Ofertas Ver Comentários

Conselho de Administração É Só Para as Grandes -´Mentira - Uma Proposta Prática de Governancia Corporativa Para Empresas Familiares Médias e Pequenas: ... para Empresas Familiares Médias e Pequenas

6

Governança Corporativa: O Essencial Para Líderes

A grande missão das lideranças empresariais é fazer com que suas organizações tenham sucesso duradouro e sustentável, com criação de valor para todos os públicos com os quais se relacionam. Para isso, é necessário criar ambiente no qual as pessoas desejem voluntariamente cumprir as regras, agir eticamente e tomar decisões alinhadas ao propósito da organização. Este é o objetivo da boa governança. Este livro visa a ajudá-lo(a) a liderar sua organização rumo aos mais elevados padrões de governança por meio de uma abordagem objetiva, simples e prática. Além de descrever de maneira inovadora a importância do fator humano na governança, o livro explica como construir um diagnóstico estruturado e implantar - passo a passo - um modelo de governança efetivo e adaptado à realidade de sua organização. Você concluirá que a governança - quando tratada em sua essência - é um tema muito estimulante; algo vivo e dinâmico que depende da dedicação diária das lideranças para ser praticada de acordo com os valores da organização. Cabe a você, como liderança, promover a boa governança para valer. Ao aprimorá-la, você contribuirá para um país mais justo, transparente, sustentável e evoluído.

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa: O Essencial Para Líderes

7

Governança Corporativa

Quando uma sociedade passa a ter um grande número de sócios, ou no caso específico das sociedades anônimas, de acionistas, passa a necessitar de um sistema de gestão que segregue a propriedade da gestão e ordene o processo decisório, reduzindo os conflitos de interesse e elevando o grau de segurança dos investimentos. Governança corporativa é como chamamos esse sistema. Neste livro, inspirados pelos pioneiros das companhias do século XVII, os autores navegarão pelas águas da governança corporativa. Este livro compõe as Publicações FGV Management, agora em um novo formato, mais abrangente e atualizado, com as obras divididas por áreas e com a mesma filosofia: gerar e disseminar o conhecimento pelo país. Área Gestão empresarial.

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa

8

Governança Corporativa

Governança Corporativa: Guia do conselheiro para empresas familiares apresenta em sua segunda edição, atualizada e ampliada, as principais ferramentas de gestão de que dispõem todos os profissionais que tenham relação direta com este órgão colegiado, como sócios, conselheiros, diretores, consultores, advogados, contabilistas e gerentes. Com uma linguagem direta e acessível aos leitores de diferentes formações, esta obra apresenta informações fundamentais ao Conselheiro que assumirá uma posição no Conselho, de forma que possa exercê-la na plenitude que o cargo exige. Recomendado para empresas familiares, o livro também pode ser utilizado por empresas ou organizações de outros perfis, sendo de capital fechado ou aberto, familiar ou não, cujo conteúdo abrange desde instruções e diretrizes básicas a alertas sobre perdas e riscos, com destaque para a empresa familiar, tão relevante no cenário nacional. Pela forma como conceitos e práticas são abordados, a obra é ainda indicada a estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Finanças e Engenharia de Produção, sendo estruturada em nove capítulos e um anexo contendo os aspectos jurídicos da Governança Corporativa.

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa

9

Governança Corporativa Na Prática: Integrando Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria Executiva na Geração de Resultados

Este livro apresenta, de forma estruturada, a explicação detalhada de "como" as empresas podem desenvolver e consolidar otimizadas governanças corporativas sustentadas por adequados conselhos de administração, os quais representam o foco central das decisões das empresas que têm esses modernos modelos de gestão. Os Conselhos de Administração das empresas e, consequentemente, os conselheiros têm um novo contexto de responsabilidades nas empresas e na economia brasileira. Esses conselhos também estão com maior amplitude de atuação e com forte interação com os acionistas das empresas, o que consolida a base de sustentação da atuação da Governança Corporativa. A maior interação com os acionistas ou quotistas das empresas também é de elevada importância para os resultados das empresas, pois esta situação proporciona, de forma natural, maior atratividade das empresas no mercado. Com referência à Diretoria Executiva, o livro apresenta o procedimento estruturado para que as informações e as decisões da Governança Corporativa sejam melhor aplicadas pelas empresas. Esta nova abordagem de atuação está ocorrendo, inclusive, em empresas que não precisam, do ponto de vista legal, consolidar estas novas formas organizacionais baseadas na Governança Corporativa. Isto porque a prática tem demonstrado que esta nova estruturação pode ser fundamental para seus planos estratégicos e de desenvolvimento de novos negócios, bem como para a consolidação de fortes vantagens competitivas no mercado. Portanto, este livro proporciona uma contribuição efetiva para que as empresas possam desenvolver e operacionalizar este novo modelo de gestão e usufruir de todas as suas vantagens administrativas. Livro-texto para as disciplinas GOVERNANÇA CORPORATIVA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, PROCESSO DIRETIVO e TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade e Direito. Leitura de atualização e reciclagem profissional para os acionistas, conselheiros e executivos das empresas.

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa Na Prática: Integrando Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria Executiva na Geração de Resultados

10

Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências

A Governança Corporativa não se apresenta com um desenho único, uniformemente aplicável, igual em todos os países. Por isso, há várias interpretações disponíveis e também vários conceitos. Além disso, ela envolve questões legais, macroeconômicas, financeiras, estratégicas e de gestão, amarradas às diferentes condições culturais dos países. A obra traz uma seleção de conceitos bem fundamentada, diferenciada quanto aos seus elementos determinantes e apresentada com muita clareza. O texto é apresentado permeando por quadros e figuras originais, evidenciando cuidados com a sequenciação e a construção logica da exposição. O livro mescla a análise gerencial das práticas de alta gestão com as evidências da investigação acadêmica, com resultados de pesquisas de campo de consultorias e com proposições de instituições de mercado. O resultado é uma obra expositiva, elegante, didática e abrangente. A obra contextualiza a governança corporativa no Brasil. Avalia com objetividade as questões cruciais da governança em nosso país: a concentração acionária, a sobreposição propriedade-gestão, a fraca proteção aos minoritários e a expressão ainda diminuta do mercado de capitais. Os autores destacaram elementos-chave como ?8Ps? da governança ? propriedade, princípios, propósitos, papéis, poder, práticas, pessoas e perpetuidade, são repetidos em todos os capítulos. Eles indicam uma clara preocupação com a funcionalidade da governança corporativa. E se nota também a alta ênfase que atribuem a padrões de liderança de alta qualidade, pois são as pessoas que, nas companhias, estão à frente dos modelos praticados e, portanto, as questões de qualificação, comprometimento e integridade são centrais na implementação de uma governança eficaz. São apontadas no final da obra quatro tendências da governança corporativa: convergência, adesão, diferenciação e abrangência. Elas apontam para o futuro e são uma síntese do pensamento bem fundamentado dos autores. À medida que se realizarem, levarão a um mundo corporativo mais bem governado e mais equilibrado.

Ver Ofertas Ver Comentários

Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias


Banner Amazon