Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 6 Melhores Livros de Paulo Henriques Britto

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Livros de Paulo Henriques Britto que não podem faltar na sua coleção.

Top 6 Melhores Livros de Paulo Henriques Britto Paulo Henriques Britto é um poeta, professor e tradutor brasileiro.Cursou a faculdade de cinema em Los Angeles e San Francisco, Estados Unidos, que nunca concluiu. Foi nesta altura que começou a escrever poesia. É um autor renomado que encanta leitores com sua habilidade excepcional de dar vida à poesia e à prosa. Com uma escrita lírica e uma perspectiva única, Britto se estabeleceu como uma das vozes mais distintas e talentosas da literatura contemporânea. Neste artigo, vamos explorar os melhores livros de Paulo Henriques Britto, mergulhando em sua visão de mundo, suas inovações estilísticas e seu domínio da linguagem. Cada obra é uma oportunidade de explorar temas profundos, questionar convenções e mergulhar em narrativas cativantes que nos transportam para universos desconhecidos. Prepare-se para se encantar com a precisão de suas palavras, a profundidade de suas reflexões e a sensibilidade que permeia cada página dos livros de Paulo Henriques Britto. Que essa seleção dos melhores livros seja uma janela para a maestria literária desse talentoso autor, convidando você a embarcar em uma jornada literária única e reveladora.

1

Tarde

A exemplo de Macau, livro anterior de Paulo Henriques Britto, Tarde é composto de poemas em que a ironia e a metalinguagem convivem com o extremo rigor compositivo. O processo de criação é um tema caro ao autor. Seus versos denotam uma reflexão meticulosa sobre o fazer poético, mas extraem força justamente da aceitação de que o conhecimento teórico não esgota as possibilidades de sentido. Entre as vertentes arcaizantes, defensoras das formas poéticas canônicas, e os adeptos do verso livre, Britto consegue uma rara conciliação: apesar de rimados e metrificados com minúcia, seus poemas são coloquiais e bem-humorados como na melhor tradição modernista. "Perdão se sou existente - perdão! Quis dizer 'insistente', diz num dos poemas de "Sete peças acadêmicas". O tom elevado encontra sempre um contrapeso no chiste e na autoparódia. Os entraves para uma comunicação efetiva com o leitor - não apenas decorrentes das limitações da linguagem, mas do próprio estatuto acanhado da poesia no país - e a inadaptação ao mundo, expressa em poemas como "Para um monumento ao antidepressivo", constituem núcleos temáticos igualmente centrais em Tarde. Tradutor entre os mais prestigiados do país, Britto consolida com este livro lugar de igual destaque na literatura brasileira.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tarde

2

Nenhum mistério

Com agudeza, ironia e franco ceticismo, o sétimo livro de poemas do escritor, professor e tradutor Paulo Henriques Britto traz para a moldura do verso a profunda consciência da solidão.“Tempo agora perdido/ (todo tempo se perde)/ vivo só nos vestígios”, escreve Paulo Henriques Britto no segundo poema que compõe Nenhum mistério. Depois de um intervalo de seis anos desde o lançamento de Formas do nada, em 2012, o poeta põe à prova os limites das estruturas clássicas e retoma sua lírica brilhante e mordaz, marcada por uma forte descrença no sublime e no sentido.Conforme Britto anuncia, trata-se de uma “cruel lição”, sem planos para o futuro, conclusões práticas ou teorias extravagantes. “(Nenhuma necessidade,/ aqui, de qualquer metáfora)”: para quem sobrevive à dor acumulada dos anos, observando o passado como quem enxerga de um mirante, a decepção é o único elemento capaz de engendrar algum significado. De acordo com o poeta, que se sente em uma constante véspera, para toda solução há “um jeito de achar um problema”. O vazio, ele pondera, é a única certeza dos dias que não trazem alento: “só amo o que não sei e não se explica”.

Ver Ofertas Ver Comentários

Nenhum mistério

3

Mínima lírica

Esta edição reúne os dois títulos iniciais de um poeta que, ao longo de trinta anos de carreira, iria ostentar uma das trajetórias mais sólidas e brilhantes da lírica brasileira contemporânea. Liturgia da matéria (1982) e Mínima lírica (1989), obras que seriam reunidas em 1989 pela coleção Claro Enigma do poeta e crítico Augusto Massi, são os primeiros e já seguros passos de seu autor, o escritor e tradutor carioca Paulo Henriques Britto. Pois há uma segurança e um manejo extraordinários do verso, tudo vindo a reboque de uma ironia que não se resume apenas ao olhar do poeta sobre as coisas e o mundo, mas igualmente contamina a própria forma do poema. Prova dessa atitude diante da tradição literária é a série “Dez sonetos sentimentais”, com dez sonetos ingleses (compostos numa única estrofe de quatorze versos, e portanto diferentes da forma mais consagrada do soneto em línguas latinas) que dão voz a uma série de reflexões nada sentimentais, e “Logística da composição”, espécie de resposta-homenagem à “Psicologia da composição” de João Cabral de Melo Neto: “Só o sonho é inevitável. Quanto ao resto,/ há sempre a possibilidade aberta/ de fazer outro gesto, dizer uma/ palavra que é o contrário de si mesma”. Para além da reflexão acerca da “música banal dos sentimentos” (como escreve nos versos de abertura do poema “Pour Élise”), as peças reunidas neste volume também dão conta de uma vasta gama de interesses do tradutor de, entre outros, Elizabeth Bishop e Wallace Stevens (só para ficarmos com os poetas que Paulo Henriques Brito trouxe para a língua portuguesa com inteligência e perícia). A tradição literária, a poesia de língua inglesa e as tentativas do eu lírico de abarcar - de forma nada pretensiosa - as diversas esferas da experiência concreta estão entre os grandes momentos de um livro permeado de astúcia literária, humor e observação do cotidiano.

Ver Ofertas Ver Comentários

Mínima lírica

4

Fim de verão

Oitavo livro de poemas de um dos principais escritores brasileiros em atividade. "Pensar é coisa trabalhosa. A ignorância/ é o sumo bem dos cidadãos de bem,/ é a verdadeira marca dos eleitos./ Ter sucesso é não ter que saber. Saber cansa", escreve Paulo Henriques Britto no poema "Vers de circonstance (Brasil, 2020)". Com ceticismo e sarcasmo, o poeta alia verve ao rigor da forma fixa em um de seus livros mais mordazes — e em muitos momentos retrata diretamente os dias que correm, pautados pela fé cega e pelo desprezo pela racionalidade. "Este é um espetáculo extraordinário de precisão e inventividade. Nada sobra, e tudo surpreende. […] O coloquialismo amalgamado à dicção intelectual (recurso no qual se tornou mestre) […]. A capacidade de desenvolver uma ideia (alô, João Cabral, Wallace Stevens!) como quem constrói, tijolo por tijolo, um edifício. Só para depois, por pura curtição, botá-lo abaixo." — Fabrício Corsaletti

Ver Ofertas Ver Comentários

Fim de verão

5

A tradução literária

Conhecido por sua ampla experiência como tradutor do inglês para o português, Paulo Henriques Britto reflete acerca dessa complexa tarefa nesta obra. Sem temer assumir atitudes polêmicas em relação a alguns dos teóricos em voga na atualidade, o poeta e tradutor desenvolve suas próprias ideias com objetividade e argúcia. Um livro precioso tanto para iniciantes no assunto quanto para especialistas em teoria e prática da tradução, os quais frequentemente se deparam com dificuldades comuns a quem quer que lide com o assunto.

Ver Ofertas Ver Comentários

A tradução literária

6

The Clean Shirt of It: Poems of Paulo Henriques Britto: 10

The Clean Shirt of It marks the first English translation of a full-length poetry title by acclaimed Brazilian poet Paulo Henriques Britto. As translator Idra Novey writes in her introduction, "No other contemporary Brazilian poets write like Britto. At least not with such a keen sense of the relationship between form and content, or pop culture and high art." Paulo Henriques Britto has received Brazil's most prestigious prizes for literature and translation. He lives in Rio de Janeiro, where he teaches at Catholic University. Idra Novey lives in New York City. She received the 2005 Poetry Society of America New York Chapbook Fellowship.

Ver Ofertas Ver Comentários

The Clean Shirt of It: Poems of Paulo Henriques Britto: 10

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias