Conforme a Wikipédia, a Medicina da Família e Comunidade é uma especialidade médica que se destina a oferecer uma assistência de caráter integral, contínuo e personalizado para indivíduos, famílias e organizações comunitárias. Essa especialidade não se limita ao cuidado de partes específicas do corpo, mas da saúde total do indivíduo. Querendo se aprofundar no assunto? Selecionamos para você os melhores livros sobre Medicina da Família e Comunidade, veja a indicação dos nossos editores!
Esta obra é uma parceria com a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade).
A Série Manual de Médico Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP tem por objetivo difundir os conhecimentos da prática e assistência médica, altamente qualificadas, ora desenvolvidas no complexo HCFMUSP. Por sinal, o maior da América Latina. No complexo HCFMUSP são oferecidos um centro médico hospitalar amplo, bem estruturado e moderno, com os melhores recursos diagnósticos e terapêuticos para o treinamento adequado dos residentes. Assinala-se os residentes contarem permanentemente com médicos preceptores exclusivos, médicos-assistentes e docentes altamente capacitados para o ensino da medicina em seu viés prático. A base da residência médica. A Série Manual de Médico Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP será útil não apenas para os residentes do próprio HC, como será validada e seguida por outros centros acadêmicos e de formação profissional de medicina nas diversas regiões do Brasil. Atualmente os programas de residência médica dessa instituição abrangem quase todas especialidades e área de atuação médica. Totaliza cerca de 1.600 médicos em treinamento. O presente volume Medicina de Família e Comunidade descreve a atuação do médico de família e comunidade. E o que precisa saber sobre a boa execução de seu trabalho. Está estruturado em três seções distintas: - 1. Temas Centrais - trata da gestão clínica, habilidade de comunicação, registro clínico-ambulatorial e epidemiologia e raciocínio clínico, - 2. Pessoas, suas Condições de Saúde e as Complexas Interações - são casos clínicos complexos apresentados e discutidos. Seguem sempre o raciocínio clínico e a adequada conduta do médico de família, - 3. Manual de Competências - são as principais atribuições e responsabilidades do médico de família.
Manual de medicina de família e comunidade de McWhinney vai muito além de identificar as doenças encontradas com mais frequência em nossas famílias; ele ajuda a definir os princípios e a prática da medicina de família e comunidade como uma área de atuação distinta. Organizado em três partes – Princípios básicos, Problemas clínicos e A prática da medicina de família e comunidade –, este livro amplia a abordagem do método clínico centrado na pessoa e oferece uma visão abrangente do papel do médico de família e comunidade em nossos serviços de saúde. Esta obra é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
Relatório Dawson, Reino Unido, 1920. É lançada a divisão dos sistemas de saúde: atenção primária, secundária e terciária. Durante a primeira metade do século XX, essa doutrina vai se fortalecendo, e o que chama atenção nos melhores modelos de saúde é o fortalecimento da atenção primária. Conferência Mundial de Saúde, Alma-Ata, Cazaquistão, 1978. Estabelece-se a atenção primária como núcleo e princípio central de todos os sistemas de saúde. A atenção primária é, na realidade, a verdadeira porta de entrada para qualquer serviço de saúde. Alinhada a esse princípio, criou-se urna nova especialidade médica, a Medicina de Família, ou seja, o médico de família, que atende o indivíduo e sua família, independentemente de idade, sexo ou tipo de alteração de saúde. A luz desses fatos, lança-se este livro, Medicina de Família e Comunidade - Fundamentos e Prática. Seu objetivo é transmitir conhecimentos especializados, inseridos nessa nova especialidade da Medicina. O livro tem sua equipe autoral formada por grupo de conceituados especialistas, apresenta 3 Editores, 99 Colaboradores, 9 Seções, 50 Capítulos, num total de 664 Páginas.Seu público-leitor é formado por Médicos de Família, e todos os que pelo tema se interessam: Clínicos, Residentes, Internos.
Este livro foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), atendendo à demanda de associados, residentes, egressos da residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e pretendem realizar a prova de título para essa especialidade ou simplesmente se atualizar. Embora outras publicações sejam referência para a MFC, esta obra se destaca pela metodologia de discussão de temas e problemas mais prevalentes na Atenção Primária à Saúde, com base em evidências e também nas últimas provas de Título de Especialista para Medicina de Família e Comunidade (TEMFC).
Este livro apresenta 60 casos clínicos que abordam conceitos fundamentais da medicina de família e comunidade. Por meio de uma discussão completa sobre cada tema abordado, definição de termos-chave, dicas clínicas e ênfase em tópicos relevantes, além de questões de compreensão, esta obra permite a estudantes e residentes assimilar as informações e aprimorar seus conhecimentos em um contexto real.
Este guia mostra como a medicina de família e comunidade pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de cidadãos de diferentes países, organizando e coordenando seus processos de atenção à saúde por meio de uma abordagem mais integral, produtiva e custo-efetiva.
Uma série abrangente e útil para estudantes, residentes e médicos, com autores experientes e renomados em suas áreas de atuação. A Série Manuais de Terapêutica da Associação Catarinense de Medicina (ACM) é compromisso científico da Instituição e vem melhorando a cada nova edição lançada, nesta com especial aprimoramento gráfico. Apresenta abordagem prática nos desafios médicos do dia a dia, com informações objetivas para aqueles que prestam assistência ao paciente, o qual passou a ter maior acesso a informação nos últimos 10 anos, tornando-se mais exigente em suas preocupações. O progresso e a disseminação de um grande volume de novos métodos diagnósticos, técnicas de cirurgia e medicamentos obrigam os médicos a desenvolverem capacidades de síntese e esta série tem o foco no que há de essencial para a prática diária. Os estudantes de medicina podem encontrar na série material para fornecer visão geral da medicina e as diversas possibilidades para diagnóstico e tratamento propostas pelos profissionais dos quais em breve vão se tornar colegas de profissão.
Tratado de medicina de família e comunidade reúne especialistas de diferentes Estados brasileiros, além de importantes nomes estrangeiros. A abrangência dos temas é única, contemplando os princípios, a formação e a prática empregados na área. Ao longo do texto, diversos recursos didáticos foram implementados, com destaque especial para os casos clínicos, e questões com respostas, para testagem do conhecimento.
Uma obra que tem como um dos seu principais objetivos atender demandas da aprendizagem em atenção primária a saúde, com maior foco na especialidade medicina de família e comunidade, por si só nos diz da sua importância e representatividade na contribuição para formar e informar novos profissionais, os qualificando através do saber estruturado e compreensivo, como um instrumento facilitador, na cognição, no desenvolvimento de habilidades, propiciando um exercício profissional seguro, provocando-os a consciência da sua função social no processo de promoção de saúde e bem estar.