Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 3 Melhores Livros de Silvio Almeida

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Livros de Silvio Almeida que não podem faltar na sua coleção.

Top 3 Melhores Livros de Silvio Almeida Silvio Luiz de Almeida é um advogado, filósofo e professor universitário. É considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros, sendo também reconhecido como um dos grandes especialistas do Brasil acerca da questão racial. É autor dos livros "Racismo Estrutural " (Polén, 2019) ,"Sartre: Direito e Política" (Boitempo, 2016) e "O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência" (Alfa-Ômega, 2006).

1

Racismo Estrutural

Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro "Black Power", apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

Ver Ofertas Ver Comentários

Racismo Estrutural

2

Sartre - direito e política: ontologia, liberdade e revolução

Se por filosofia do direito denominamos o modo como a tradição filosófica refletiu os temas da justiça e da ordem social, e por filosofia política, o pensar acerca do poder e seus fundamentos, poucos merecem o título de filósofo do direito e filósofo da política como Jean-Paul Sartre (1905-1980). É essa a principal tese apresentada por Silvio Almeida em Sartre: direito e política.Neste livro, o direito e a política são lidos à luz da densidade teórica e crítica da obra filosófica do pensador francês, seja no período inicial, com sua ênfase ontológico-existencial e sociopsicológica - em que uma aguda crítica à ética tradicional e à ideologia jurídica já pode ser vislumbrada -, seja mais tarde, quando a ênfase histórico-social resultará em um dos momentos de maior originalidade da filosofia contemporânea: a síntese entre marxismo e existencialismo. Essa polêmica relação se evidencia, de modo especial, em Questão de método (1957) e Crítica da razão dialética (1960), livros em que Sartre expõe com profundidade os laços que unem o direito, a política e a estrutura social capitalista.Em tempos em que intelectuais e políticos conformam-se em oferecer saídas jurídicas ou por via de arranjos estatais para os impasses de uma sociedade que afunda na exploração, na miséria e nas guerras, Silvio Luiz de Almeida, em busca de um outro futuro, nos mostra que retomar Sartre é mais do que oportuno, é necessário. O pensador francês nos ensina que a liberdade emerge no seu sentido mais concreto justamente no ato de negação radical de instituições ou de normas que busquem determinar as possibilidades humanas.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sartre - direito e política: ontologia, liberdade e revolução

3

O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe

O direito no jovem Lukács propõe, de maneira importante e inovadora, um “acerto de contas” com História e consciência de classe, colocando o direito frente a frente com o legado da mítica criação de Georg Lukács. A relação entre a chamada “ciência” do direito e a ideologia, o problema da “neutralidade científica” defendida pelo positivismo, o papel do direito no processo de reificação e a tensão existente entre consciência de classe e legalidade são algumas questões de relevância fundamental presentes em História e consciência de classe, e cujo enfrentamento, especificamente no campo jurídico, é proposto em O direito no jovem Lukács. Para a filosofia do direito, seja ela brasileira ou até mesmo mundial, este livro de Silvio Luiz de Almeida abre novos e importantes caminhos. Embora seu impacto tenha sido muito grande para a filosofia e as ciências sociais, o campo do direito sempre se manteve distante de um debate mais profundo sobre suas concepções revolucionárias. Mas Lukács, em diversas passagens de seu livro, refere-se expressamente à “ciência jurídica”, em clara demonstração da importância do direito para a compreensão da totalidade social.

Ver Ofertas Ver Comentários

O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias