Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 9 Melhores Livros de Otto Lara Resende

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores Livros de Otto Lara Resende que não podem faltar na sua coleção.

Top 9 Melhores Livros de Otto Lara Resende Otto de Oliveira Lara Resende foi um jornalista e escritor brasileiro. Otto é pai do economista André Lara Resende. Seu pai, Antônio de Lara Resende, era professor, gramático e memorialista, e foi casado com Maria Julieta de Oliveira, com quem teve vinte filhos, dos quais Otto era o quarto.

1

A boca do inferno

Ecoam ainda nos dias de hoje as consequências de histórias como as de Boca do inferno, publicado originalmente em 1957. Talvez naquele tempo o escritor e jornalista Otto Lara Resende não imaginasse o quão preciso poderia ser este compacto exemplar. O mais provável é que soubesse. Em um contexto em que a religião dita as regras, o autor traz à superfície os mais bem guardados baús dos porões da família mineira. Não por acaso, as sete narrativas aqui reunidas têm como protagonistas meninos e meninas que, no fim da infância, são lançados de um momento para outro no conhecimento tenebroso das coisas. É sempre aí - na gruta sob a laje, no porão cheirando a mofo, no quarto quieto no meio da noite, no moinho solitário e monótono - que se dá a improvável revelação. Com o peso do que foi longamente gestado, com a força de uma límpida poesia da dor. Boca do inferno permaneceu durante décadas fora do comércio, não por falta de pedidos, mas porque seu autor - exigente - vivia a reescrevê-lo, adiando continuamente as novas edições. De fato, só a exigência literária extremada poderia lograr uma escrita como esta. Escrita que flui, mas, súbito, se interrompe, deixando à mostra profundidades insondáveis da existência.

Ver Ofertas Ver Comentários

A boca do inferno

2

O braço direito

Laurindo Flores é o zelador do Asilo da Misericórdia, na fictícia Lagedo, pequena cidade em Minas Gerais. Em seu diário, ele descreve seu dia a dia num casarão condenado, prestes a desabar, cuidando de crianças órfãs. Ao mesmo tempo que é capaz de praticar gestos covardes, e até mesmo atrozes, o protagonista alimenta o sonho de apagar seus erros e alcançar a redenção. "Poderoso e estranho", com linguagem "habilmente construída pelo romancista", nas palavras do professor Antonio Candido, O braço direito é um romance magistral. Otto Lara Resende convida o leitor a mergulhar nos pensamentos de um personagem tacanho e conhecer um universo engenhosamente lapidado, feito de ressentimento e insignificância. O volume inclui posfácio da escritora Ana Miranda, que trabalhou arduamente, junto com o autor, na revisão final do livro.

Ver Ofertas Ver Comentários

O braço direito

3

A testemunha silenciosa

Este volume reúne duas saborosas novelas de Otto Lara Resende. A primeira delas, “A testemunha silenciosa”, relata, pelos olhos de um garoto, um crime de família. A cidade (inventada pelo autor) de Lagedo, em Minas Gerais, reproduz em sua escala miúda as consequências da Revolução de 30 - mas não são as grandes questões políticas que estão em jogo, e sim os pequenos movimentos de medo e sobrevivência rasteira que vêm à tona. “A cilada”, o segundo texto do volume, partilha o mesmo universo da primeira novela. Mas aqui a narrativa se concentra obsessiva numa única figura, o clássico avarento, revisitado no sertão mineiro. Como diz o escritor Cristovão Tezza em seu esclarecedor posfácio: “Estão aqui a pequena cidade interiorana de Minas Gerais, a linguagem embebida de traços do dialeto e do saber rural popular, no léxico e na sintaxe, as figuras arquetípicas do Brasil agrário - o padre, o prefeito, o boticário, a mulher forte, o marido fraco, o bêbado, o dono da venda, a criança, a professora. [...] Duas grandes linhas da literatura brasileira de seu tempo encontram na obra de Otto a barreira transformadora da urbanização - física e mental - de um país novo que estava surgindo”.

Ver Ofertas Ver Comentários

A testemunha silenciosa

4

O príncipe e o sabiá - e outros perfis

Otto costumava dizer que sua entrada no jornalismo foi como a entrada de um cachorro numa igreja: entrou porque a porta estava aberta. Sua carreira teve início quando ele, recém-saído da escola, passou a frequentar a redação do Diário. De lá em diante, foi um caminho sem volta. Com organização de Ana Miranda, O príncipe e o sabiá reúne sessenta perfis biográficos de nomes como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Nelson Rodrigues, Murilo Mendes, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Rubem Braga. Com humor e elegância, ao falar dos outros, inevitavelmente falava de si. “A ideia que faço de mim?”, ele pergunta em “Quem é Otto Lara Resende?”. E responde: “Um sujeito delicado e violento. Delicado pra fora, violento pra dentro. Um poço de contradições. Um falante que ama o silêncio. Um convivente fácil e um solitário.”

Ver Ofertas Ver Comentários

O príncipe e o sabiá - e outros perfis

5

Bom dia para nascer

No início da década de 1990, Otto Lara Resende iniciou uma profícua e caudalosa colaboração com a Folha de S. Paulo. Jornalista tarimbado, com passagens por diversas redações, Otto escrevia nesse espaço diário crônicas sobre uma vasta gama de assuntos: os desajustes da política (vivíamos a Era Collor), os amigos desaparecidos (como Nelson Rodrigues, Vinicius de Moraes e Paulo Mendes Campos), os costumes no Rio de Janeiro (cidade que o mesmerizava), as mudanças no nosso idioma, a literatura etc. Sempre com clareza e delicadeza exemplares. Esta reunião de suas crônicas na Folha é uma edição ampliada de um volume publicado pela Companhia das Letras em 1993 e organizado, na época, por Matinas Suzuki. Desta vez, o jornalista Humberto Werneck recebeu a incumbência de coordenar o volume, garimpando mais de setenta crônicas nunca antes publicadas em livro. E o Otto cronista é nada menos que um clássico do gênero: sua prosa, escorreita e refinada (mas nunca hermética), se molda à perfeição a amplitude de temas e pontos de vista apresentados diariamente nas páginas do jornal. A leitura das notícias o alimentava, claro, mas também há aqueles tópicos consagrados por outros cronistas antes e depois (a exemplo de Rubem Braga e Fernando Sabino, amigos e personagens de alguns textos deste volume), como a impiedosa passagem do tempo, os encontros e desencontros proporcionados pela grande cidade, a nostalgia de quem sabe que tudo, afinal, é breve e desaparece um dia. Às vezes, na edição seguinte do jornal.

Ver Ofertas Ver Comentários

Bom dia para nascer

6

O rio é tão longe

Amigos desde a juventude em Belo Horizonte, Otto e o escritor, cronista e editor Fernando Sabino (1923-2004) mantiveram uma ligação epistolar como poucas em nossa literatura. É sob todos os aspectos uma proeza em um tempo em que não havia computadores pessoais (mas máquinas de escrever) nem e-mail (era preciso bater perna até o correio) nesse vasto intercâmbio entre os dois autores ao longo do tempo e de diversas cidades. Este volume inédito traz as cartas de Otto a Sabino ao longo de mais de trinta anos de uma sólida amizade - que perduraria até a morte do primeiro, no início dos anos 1990. Enviadas de lugares como Rio de Janeiro, Bruxelas e Lisboa (nestas duas últimas cidades Otto viveria como adido cultural), as cartas trazem o ponto de vista singularíssimo de um autor sobre os mais diversos aspectos da vida: dos amores à literatura, das transformações nos costumes à política do Brasil. Nestas cartas escritas com mão levíssima e dicção altamente literária, comparece um elenco de personagens que iriam decidir os rumos do Brasil nos mais diversos campos, da literatura à política, da música popular às finanças. Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Jânio Quadros, San Thiago Dantas, Chico Buarque e João Goulart, entre muitos outros, aparecem como protagonistas, interlocutores ou mesmo em sublimes (humorísticas ou amorosas) evocações de um autor que assim definiu seu gosto por escrever tantas cartas: "Não é grafomania. É civilidade".

Ver Ofertas Ver Comentários

O rio é tão longe

7

O lado humano: Contos

Em seu primeiro livro, o cultuado jornalista, prosador e frasista revela sua verve incomparável ao tratar de temas como violência, desigualdade social, preconceito e a mesquinharia do nosso cotidiano. Sua escrita combina o lirismo das paixões não realizadas com a aspereza das situações banais, sem nunca perder de vista o fulgor intelectual e a curiosidade por tudo aquilo que diz respeito à natureza humana. No posfácio desta edição, a professora Clara de Andrade Alvim chama atenção para o contraste que aparece tanto na escolha dos temas quanto na linguagem dos contos, em especial no texto que dá nome ao livro: “Se ‘O lado humano’ constitui-se, até certo ponto, em um exercício de realismo, de domínio do escritor sobre seu assunto e sobre a técnica da narrativa, noutra dimensão, ele também consiste em uma espécie de fábula, que contém, é claro, uma moral”.

Ver Ofertas Ver Comentários

O lado humano: Contos

8

O Elo Partido e Outras Histórias

Sete contos mostram personagens em dilemas, com um cotidiano que está longe de ser trivial, na linguagem precisa de um mestre da prosa. Com Suplemento de Leitura.

Ver Ofertas Ver Comentários

O Elo Partido e Outras Histórias

9

Mares interiores: Correspondência de Murilo Rubião & Otto Lara Resende

A organização, a descrição e o estudo da correspondência de Murilo Rubião e Otto Lara Resende têm por objetivo trazer a público as cartas que os escritores trocaram por mais de 40 anos (1945-1991). A edição desses documentos, obra do tempo de inegável valor literário, mas também histórico, visa atender aos leitores interessados no período da cultura e da literatura brasileira vivido pelos dois escritores. Além de apresentar feição pouco conhecida da obra de Murilo e de Otto (a de "carteadores"), o livro contribuirá para o conhecimento da vida pessoal, de facetas do processo de criação literária, das redes de convivência com escritores, intelectuais e políticos, bem como da linguagem e da cultura das épocas em que viveram.

Ver Ofertas Ver Comentários

Mares interiores: Correspondência de Murilo Rubião & Otto Lara Resende

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias