Segundo a Wikipédia, Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora. Querendo saber mais sobre o assunto? Selecionamos para você os melhores livros sobre fitoterapia, veja a indicação dos nossos editores!
Prática, didática e objetiva, esta obra oferece informações científicas consistentes sobre as características de cada planta medicinal e sua recomendação para cada tipo de paciente, o que possibilita maior segurança no momento da prescrição. Indicado por renomados docentes como uma das principais fontes de consulta e informação em diversos cursos de graduação e pós-graduação da área da Saúde, este livro tem sido uma importante ferramenta de aprendizado a esses estudantes, bem como a profissionais da Saúde que desejam se conectar às novas tendências e aprimorar seu atendimento clínico.Esta terceira edição apresenta texto revisado e atualizado, refletindo as transformações observadas nas práticas de prescrição e na didática, assim como na disponibilidade de fitoterápicos nos últimos anos. Entre as principais novidades, destacam-se: a atualização das monografias de plantas da edição anterior, com base em pesquisas científicas recentes; a inclusão de 10 novas plantas relevantes no dia a dia do prescritor de fitoterapia; adição de novas fotografias de plantas medicinais e ilustrações botânicas; atualização dos nomes botânicos; profunda revisão no capítulo Farmacotécnica; e reestruturação do capítulo Fitoquímica e Farmacologia Aplicadas, visando facilitar ainda mais a compreensão dos leitores.Autores de perfis e expertises diferentes constroem uma narrativa em que áreas do saber travam um diálogo consistente e único sobre a contemporaneidade da Fitoterapia.Em sua nova edição, Fitoterapia Contemporânea | Tradição e Ciência na Prática Clínica reúne informações substanciais para novos profissionais da área da Saúde e permite reciclar aqueles que há muito se dedicam à Fitoterapia.Configura-se, portanto, como valiosa ferramenta de aprendizado e atualização.Yara Oliveira de Britto Curadora da Coleção Temática de Plantas Medicinais do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Com o objetivo de reunir em uma mesma obra as abordagens química, biológica e nutricional, Fitoterapia avançada enfatiza desde a parte conceitual até as comprovações científicas, práticas de mercado e legislação vigente, com relevantes exemplos, parte deles apresentado em um encarte colorido.
Desde os primórdios da civilização humana, os povos da terra têm recorrido aos recursos terapêuticos originários de sua cultura. Pode-se observar, sob uma perspectiva histórica, que os povos que mantém e preservam suas tradições e manifestações culturais, conjugando-as com as exigências do mundo contemporâneo ao invés de destruí-las, conseguem potencializar os avanços da técnica sem corromper as bases de sustentação da sociedade. A Medicina Tradicional Chinesa compreende diversas técnicas terapêuticas que são usadas em associação ou isoladamente no tratamento de doenças. A fitoterapia destaca-se como principal técnica para tratamento de doenças internas e divide com a acupuntura os méritos de serem os pilares da Medicina Tradicional Chinesa. Este livro, luxuosamente apresentado e minuciosamente escrito, entrega esta sabedoria de forma simples e didática. Nas suas páginas encontramos descritas várias centenas de ervas, plantas, descrições de animais e insetos e outros que são usados há milênios pelo povo chinês na cura de doenças. Com certeza é uma obra notável, que é indispensável para os estudiosos da área médica e para os interessados na ampliação dos conhecimentos.
Num momento em que a indústria farmacêutica se volta para dedicar-se cada vez mais a produtos químicos sintéticos na produção de remédios, Tânia Gori toma uma via oposta. Sua obra é caleidoscópica. Tem como foco o mundo natural, de onde recolhe ervas e toda a gama de produtos originários da flora. O caleidoscópio está no modo como se organiza o livro: há uma parte introdutória com indicações precisas para a colheita, preparo, conservação de ervas, em conformidade com o fim a que elas se destinam. As plantas, apresentadas em ordem alfabética, prestam-se a muitas finalidades. Os verbetes se iniciam com uma referência à origem do vegetal, seu histórico e um conjunto de informações presente em todos eles: nome popular, científico, e função terapêutica, complementados pelas referências a planeta regente, elemento e deidades. A partir daí, seguem-se diversas aplicações propiciadas pela erva: remédios, banhos, perfumes, sortilégios, talismãs. De muitas delas se destacam as propriedades aromáticas; de outras, as possibilidades gastronômicas, com receitas para produzir os mais diferentes pratos. Os afinados com o esoterismo terão ali muitas informações interessantes e surpreendentes. O estilo leve torna a leitura agradável e atende plenamente o interessa do leitor que procura por informações com mais de 150 ervas.
O Manual de Prescrição de Fitoterápicos pelo Nutricionista constitui um trabalho essencial para todos que buscam otimizar seu atendimento nutricional com a prescrição de fitoterápicos e plantas medicinais. É um verdadeiro manual de apoio para o dia a dia da atividade profissional. Na atualidade, já é possível conhecer o mecanismo de ação, a relação dose versus resposta, bem como as indicações e os benefícios do uso de plantas medicinais. Seus capítulos abrangem desde a introdução, conceitos, legislação e bases farmacêuticas até a prescrição de fitoterápicos. Estão agrupados em: Fitoterapia Aplicada à Nutrição; Fitoterapia nos Sistemas Corporais; Tópicos Especiais em Fitoterapia e Anexos, que apresentam informações resumidas sobre as plantas, além de suas legislações. Manual de Prescrição de Fitoterápicos pelo Nutricionista abrange um grande número de plantas medicinais e compostos bioativos que podem ser aplicados de acordo com as mais variadas necessidades individuais. Para tal, a autora utilizou a criativa didática, alinhando os assuntos de acordo com perguntas: "por que usar?" e/ou "para quem e qual a dosagem a ser prescrita?". O livro apresenta 25 capítulos, 8 anexos, em um total de 478 páginas. Uma obra completa sobre o tema para o seu público, que abrange desde nutricionistas a diferentes profissionais da área da saúde que atuam com prescrição de fitoterápicos.
Fitomedicamentos na Pratica Médica chega em sua 2ª edição integralmente revisto, com novos capítulos e inclusão de novos produtos.Como se sabe, os fitomedicamentos são desenvolvidos a partir de extratos vegetais padronizados. Seguem os mesmos critérios de pesquisa, desenvolvimento e aplicabilidade dos produtos sintéticos. São aprovados e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Atualmente, estão disponíveis em todas as especialidades médicas.O presente trabalho renova e oferece expressivo arsenal terapêutico, destinado à prescrição de fitomedicamentos.Fitomedicamentos na Prática Médica apresenta 1 Editora, 45 Colaboradores, 30 capítulos, em um total de 494 páginas.Seu publico-alvo é formado por médicos de todas as especialidades, vivamente interessados no conhecimento e na pratica dos suspreencedentes efeitos terapêuticos dos fitomedicamentos.
O poder oculto das plantas apresentado de uma maneira que você jamais viu. A sabedoria restrita aos Xamãs de outrora, aos sábios Hindus, aos Celtas, aos Atlantes, revelada de forma inédita, em uma linguagem simples e esclarecedora.A Fitoenergética é um sistema de cura natural que oferece ao leitor a sabedoria que estava escondida e deixada de lado em função dos novos tempos. Neste trabalho, o poder do Reino Vegetal se mostra como uma das melhores opções que temos para a cura das nossas emoções inferiores, as doenças do corpo e do espírito.Um livro inédito no mundo que mostra um sério e aprofundado estudo sobre as propriedades energéticas das plantas e seus efeitos sobre os seres humanos, os animais, os ambientes e até as próprias plantas. Fitoenergética é um livro que revela, de forma simples, a verdadeira origem das doenças mais comuns da humanidade, apresentando a energia das plantas como uma opção poderosa de cura, equilíbrio e elevação da consciência.Vai além, quando alerta que a sociedade está tratando a doença de forma equivocada, com foco na consequência e não na causa. Nesta obra, o leitor vai mergulhar profundamente na sabedoria da natureza presente no Reino Vegetal, aprendendo a surpreendente terapia da energia sutil das plantas para equilíbrio da alma em todos os aspectos: físico, emocional, mental e espiritual.É um livro indispensável que contribui na expansão da consciência e saúde em todos os níveis, de forma natural, simples e sem mistérios. Acompanha encarte especial – tabela chacras x causas de doenças x vegetais associados.Edição Revisada e Ampliada – Contém Capítulo Especial para Tratamento dos Animais.
Por ser, a Nutracêutica, uma área relativamente nova, há pouca bibliografia disponível sobre o assunto Livro escrito por profissionais reconhecidos A obra abrange, de forma objetiva, temas importantes na área da Nutracêutica
Neste guia abrangente e bem fundamentado, o médico herbalista David Hoffmann oferece um tratamento natural e sem contraindicações para ajudar você a recuperar e manter a saúde e o bem-estar. Orientações claras e minuciosas mostram como diagnosticar e tratar com segurança uma ampla variedade de distúrbios - desde prisão de ventre, TPM e depressão, rinite, diabetes e tensão nervosa - sem nenhum efeito colateral nocivo.
O livro traz todas as informações sobre cuidados, dosagens e uso correto das plantas medicinais, enfatizado suas propriedades curativas no tratamento e prevenções de doenças, tendo como objetivo levar informações sobre o uso de nossas tão conhecidas ervas medicinais que oferecem excelentes resultados. O poder de cura da natureza é infinito, ela é pródiga e não nos cobra nada, apenas o cuidado. Usadas corretamente, não causam nenhum problema. Só benefícios. Mas atenção, muito cuidado, nunca se automedique por conselhos de vizinhas ou por ouvir falar sobre esta ou aquela planta que você não conhece.