Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros de Clóvis de Barros Filho

Quais os melhores livros do autor Clóvis de Barros Filho? Quais livros Clóvis de Barros Filho escreveu? Quais os livros mais lidos do autor Clóvis de Barros Filho? Com dúvidas? Vamos te ajudar!

Top 10 Melhores Livros de Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho é um jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Dentre seus livros, publicou "Ética na Comunicação", é co-autor de "O Habitus na Comunicação" e organizador de "Comunicação na Polis". Querendo conhecer mais as obras do autor? Selecionamos para você os melhores livros do autor Clóvis de Barros Filho, veja a indicação dos nossos editores!

1

Em Busca de Nós Mesmos

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas manjadas, é verdade. Mas quem nunca pensou nisso pelo menos uma vez na vida? O questionamento sobre nossa existência, origem e destino tem sido tema de profunda reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo de três mil anos e, mais recentemente, dos cientistas. As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar. As respostas não. Muito pelo contrário. Filósofos e cientistas de todas as épocas e escolas têm se dedicado também a inquietações bem mais pessoais. O que devo fazer para viver melhor? O que acontece dentro de mim quando me apaixono? As respostas variam. E muito. Em busca de nós mesmos é uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências) ― e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões. Clóvis e Calabrez aproximam a filosofia da ciência, revelando a complementaridade dessas visões. E aproximam ambas do leitor com um texto descontraído e acessível.

Ver Ofertas Ver Comentários

Em Busca de Nós Mesmos

2

A Felicidade é Inútil

Tampouco a viver momentos de felicidade. Também ficarei devendo alguma fórmula para medir ou simplesmente diagnosticar a felicidade própria ou alheia. No entanto, ao longo das páginas, aqui e acolá, pode haver algum prazer. Uma satisfação decorrente da graça de uma ideia, da pertinência de algum exemplo. Ao afirmar que a felicidade é inútil, não sugiro que ela não tenha valor. Que seja ruim. Que não valha a pena persegui-la ou entender do que se trata. Pelo contrário. O inútil pode ser bom. Não prestar pra nada pode indicar uma preciosidade inestimável. O bem supremo. Aqui você se coça: – Como assim? Onde pode estar o valor de uma coisa que não presta pra nada? Se esse questionamento não lhe interessa, se o que você espera da leitura de algo com “felicidade” no título não coincide com o que este livro promete, melhor recolocá-lo na estante. Agora, se a ideia de uma coisa inútil ser preciosa desperta uma inquietação em você, vá para o caixa.

Ver Ofertas Ver Comentários

A Felicidade é Inútil

3

Sócrates - Inspirações para a Vida (Col. Valores)

Embora o nome de Sócrates conste na capa, este livro não é de Filosofia. Seu objeto são os valores. Espirituais, éticos, morais, políticos, econômicos e outros mais. Ele é parte de uma coleção que discute o que há de mais valioso na vida que é a nossa. Sendo assim, por que o nome do filósofo em destaque? Eu explico. Vamos nos servir da trajetória e dos ensinamentos de grandes pensadores. Este livro fala sobre cada um de nós aqui no nosso mundo. É destinado a qualquer vivente humano de 10 a 100 anos de idade. Sócrates nos permitiu falar de cidadania, fidelidade, resiliência, coerência, beleza e muito mais. Da maior ou menor importância que ele atribuía a um ou outro desses valores. Um verdadeiro convite para que você examine sua própria vida e consiga diagnosticar, de verdade, o que mais tem contado na hora de fazer suas escolhas.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sócrates - Inspirações para a Vida (Col. Valores)

4

Tesão de Viver: Sobre Alegria, Esperança & Morte

Escrito pouco antes da pandemia de COVID-19, os autores não imaginavam que algo tão trágico pudesse acontecer, mas o produziram como se soubessem do que estava por vir. Não se trata de vidência. Tampouco de evidência sobre o que nos aguardava nas esquinas de 2020. O segredo é a franqueza ao falar da vida que, com ou sem pandemia, possui seus altos e baixos. Alegrias e tristezas. Momentos de grande intensidade e outros tantos borocoxôs. É tesão pela vida como ela é e não como gostaríamos que fosse. O tesão de viver, apresentado por Clóvis e Júlio, trata da vida e de sua compreensão filosófica, porém de forma pouco usual. Conta histórias de acontecimentos ora banais, ora cômicos, grandiosos ou trágicos. Histórias reais e inventadas. Dos autores e de outros que têm vidas e narrativas mais interessantes. As histórias fornecem exemplos e pretextos para a apresentação de conceitos que acrescentam um olhar singular às narrativas. Como num crescente emocional em que os primeiros capítulos, com histórias mais leves e banais, acostumam o leitor ao ritmo da narrativa e educa seu espírito para o que está por vir. Ao final, momentos mais dramáticos onde encontrará emoções com as quais mais facilmente se identifica e pensamentos que o permitirão pensar sobre a própria vida e, quem sabe, amá-la com o tesão que ela merece.

Ver Ofertas Ver Comentários

Tesão de Viver: Sobre Alegria, Esperança & Morte

5

Vida que Vale a Pena ser Vivida

Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

Ver Ofertas Ver Comentários

Vida que Vale a Pena ser Vivida

6

Somos Todos Canalhas: Filosofia para uma Sociedade em Busca de Valores

Somos todos donos da razão. O nosso jeito é o jeito certo. Com a gente no comando, o país seria melhor. Não respeitamos nada que nos contradiga. Somos todos intolerantes. Somos todos canalhas. Somos todos canalhas? Você concorda com isso? Não, né? Mas talvez você concorde que todos nós já estivemos canalhas. Porque nem sempre reconhecemos que nossa opinião pode estar equivocada. Não foi à toa que este livro foi escrito em forma de diálogo. Aqui, Clóvis e Júlio compartilham suas ideias sobre o conceito de valor, apresentando pensamentos das mais diversas correntes da filosofia, dos antigos gregos até os modernos utilitaristas, em falas que se contradizem, mas ainda assim – ou por isso mesmo – se somam. Juntos, eles nos fazem pensar no mundo à nossa volta e em nosso próprio comportamento.

Ver Ofertas Ver Comentários

Somos Todos Canalhas: Filosofia para uma Sociedade em Busca de Valores

7

O que Move as Paixões

Nossa vida é movida por afetos. Entre eles, talvez, o que mais gere inquietações seja o amor. Nesse estimulante encontro de ideias, Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas. Afinal, como definir o amor? O que de fato amamos quando amamos? Seriam os afetos uma ameaça à razão, a ponto de serem temidos e até negados? Hoje, numa sociedade marcada pela desconfiança, e muito disposta em julgar – e condenar – o comportamento do outro, não é por acaso que muitas vezes escondemos nossos afetos. Nesse contexto, quais seriam os limites das paixões? Apenas o amor seria suficiente para garantir uma sociedade moralmente mais justa? Essas são algumas provocações que os autores trazem para debate nesse livro.

Ver Ofertas Ver Comentários

O que Move as Paixões

8

Shinsetsu: O Poder da Gentileza

O que dizer de um livro que interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental? Que mistura filósofos como Sócrates, Kant e Rousseau; poetas como Hesíodo, Rilke e Oscar Wilde; escritores como Eça de Queiroz, Montaigne e Clarice Lispector e personagens como a Tieta de Jorge Amado? Que parte do conhecimento do mundo e de suas próprias experiências para falar de assuntos como gentileza e moral; humildade e amor; empatia e fraternidade; limites e consideração? Um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, o professor Clóvis de Barros Filho escreveu um livro em que ele conversa com o leitor e, sem que este perceba, ensina o que, de fato, é importante nesta vida. Poderia ser considerado como uma versão brasileira do clássico O mundo de Sofia, romance que conta a história da filosofia. Clóvis usa três personagens: a aluna japonesa Shinsetsu, sua amiga italiana Moral e a professora britânica Mrs. Utilility. É através delas que lembramos que está na hora de pararmos de pensar só em nós mesmos. "Quando útil, qualquer coisa ganha valor positivo. No caso de não servir para nada, não tem valor para ninguém", afirma Clóvis de Barros Filho. Shinsetsu: O poder da gentileza tem utilidade para todo mundo: homens e mulheres, mais jovens e mais velhos, pobres e ricos, ocidentais e orientais. Se toda real transformação do mundo começa dentro de si, nesses tempos de intolerância e individualismo este livro é leitura obrigatória para quem quer começar a tratar o outro e a si mesmo melhor.

Ver Ofertas Ver Comentários

Shinsetsu: O Poder da Gentileza

9

Desejo

O jornalista e professor Clóvis de Barros Filho se dedica ao tema dos desejos humanos, dialogando com autores, pensadores e músicos do passado e contemporâneos. Havendo vida, haverá algum tipo de desejo. É com essa certeza que Clóvis de Barros Filho leva o leitor a uma profunda viagem de reflexão sobre os anseios humanos.Em seu novo livro o professor se debruça sobre esse tema que move muitos pensadores, de filósofos como Nietzsche até a poeta Hilda Hilst, passando pela música, pelo cinema e por grande parte dos romances do mundo. Em Desejo, o professor Clóvis vai dialogar com a obra de autores, compositores e cineastas para discutir profundamente o desejar e a negação do desejo. Com seu estilo único, o autor percorre a via dos instintos para tentar arranhar a superfície daquilo que conhecemos como a força motriz dos atos humanos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Desejo

10

Deuses para Clarice

Quando, em um almoço de família, Clarice revela que está “boiando” nas aulas de filosofia, sem conseguir fazer a conexão entre todos os deuses gregos abordados pelo professor Salgado, Clóvis se oferece para contar à filha tudo o que sabe sobre o assunto. E ele não conta apenas para ela; cria um grupo para troca de mensagens com outros alunos que, assim como Clarice, querem mergulhar no complexo universo de Caos, Gaia, Eros, Zeus, Cronos, Afrodite... A curiosidade de Clarice é o combustível para a conversa. Com perguntas e comentários desconcertantes, como só os jovens são capazes de fazer, Clarice ajuda Clóvis a costurar a história dos deuses e a se aprofundar naquilo que mais chama sua atenção, sempre fazendo um paralelo com o mundo contemporâneo, para, como o próprio Clóvis explica, criar “pontos de apoio” e facilitar a compreensão. Ao longo dessa conversa entre pai e filha, passamos pelos acontecimentos mais importantes da mitologia grega: Caos e o começo de tudo; o surgimento de Gaia, nosso planeta azul; a revolta de Cronos, que nos proporcionou a superfície para pisar e o tempo para contar; a guerra dos Titãs; Zeus e suas alianças para manter a ordem – o Cosmos –; entre tantos outros. Em Deuses para Clarice, Clóvis nos transporta para um mundo repleto de heróis, disputas, traições, amor e desejo, nos oferecendo sua visão particular sobre a mitologia.

Ver Ofertas Ver Comentários

Deuses para Clarice

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias