A programação lógica é uma idéia que tem sido investigada no contexto da inteligência artificial pelo menos desde o momento em que John McCarthy em 1958 propôs: "programas para manipular com sentenças instrumentais comuns apropriadas à linguagem formal (muito provavelmente uma parte do cálculo de predicado)". O programa básico formará conclusões imediatas a partir de uma lista de premissas. Essas conclusões serão tanto sentenças declarativas quanto imperativas. Quando uma sentença imperativa é deduzida, o programa toma uma ação correspondente. A lógica de programação tem como objetivo realizar funções ou esquemas lógicos por meio de parâmetros e metas. Conheça 10 excelentes opções de livros para começar a entender a lógica de programação e começar a programar.
Os conteúdos abordados em Lógica de Programação e Algoritmos são fundamentais a todos aqueles que desejam ingressar no universo da Programação de Computadores. Esses conteúdos, no geral, impõem algumas dificuldades aos iniciantes. Neste livro, o autor utiliza sua experiência de mais de 15 anos em lecionar a disciplina de Algoritmos em cursos de graduação, para trabalhar o assunto passo a passo. Cada capítulo foi cuidadosamente planejado a fim de evitar a sobrecarga de informações ao leitor, com exemplos e exercícios de fixação para cada assunto. Os exemplos e exercícios são desenvolvidos em JavaScript, linguagem amplamente utilizada no desenvolvimento de páginas para a internet. Rodar os programas JavaScript não exige nenhum software adicional; é preciso apenas abrir a página em seu navegador favorito. Como o aprendizado de Algoritmos ocorre a partir do estudo das técnicas de programação e da prática de exercícios, este livro pretende ser uma importante fonte de conhecimentos para você ingressar nessa fascinante área da programação de computadores. Assuntos abordados no livro: Fundamentos de Lógica de Programação; Programas de entrada, processamento e saída; Integração do código JavaScript com as páginas HTML; Estruturas condicionais e de repetição; Depuração de Programas JavaScript; Manipulação de listas de dados (vetores).
Esta terceira edição vem complementar as anteriores, mantendo uma linguagem didática e tratando de temas fundamentais para a formação de um bom programador. Reestruturada, com o acréscimo de assuntos como recursividade e acesso à base de dados, trabalha de forma objetiva com a linguagem de programação Java, visando a uma aplicação prática. O intuito desta obra é oferecer uma orientação teórico-prática para estudantes e profissionais das áreas de ciência da computação e sistemas de informação e a todos que, de alguma maneira, têm interesse no tema.
Com linguagem simples e didática – sem, no entanto, fugir da complexidade do assunto –, o livro procura tornar prática a lógica de programação, além de mostrar aos estudantes um caminho mais adequado na construção dos algoritmos. O desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração de procedimentos e dados são as maiores dificuldades para os estudantes dos cursos introdutórios. Nesse sentido, os autores resolvem os problemas propostos passo a passo, apresentando todos os conceitos envolvidos por meio de fluxogramas e em conjunto com pseudocódigos.
Agora é a hora para você aprender a programar! Com uma abordagem totalmente prática e voltada para o iniciante os conceitos de programação são apresentados de forma simples através do surgimento de suas necessidades, sempre levando em consideração a motivaçção prática das mesmas e suas soluções. Usando apenas um navegador e um editor de textos você vai criar seus primeiros programas. A lógica apresentada leva em consideração os problemas do dia a dia de forma a tornar a programação familiar desde o começo do aprendizado. O livro usa HTML e JavaScript, mostrando a sintaxe, instruções, funções específicas da linguagem e problemas corriqueiros da programação. Somado a isso você ainda aprende a usar o Canvas do HTML para desenhar usando código e impressionar qualquer pessoa. Entre no mundo da programação com os livros da Editora Casa do Código.
Neste livro, o aluno encontrará informações básicas sobre lógica de programação. Dividida em 10 capítulos ('Lógica de programação e suas representações', 'Constantes e variáveis', 'Estruturas de controle linear e condicional (simples e composta)', 'Estruturas de controle de repetição', 'Vetores', 'Matrizes', 'Criando registros e novos tipos de variáveis', 'Arquivando informações', 'Estruturando algoritmos' e 'Orientação a Objetos'), a obra foi estruturada com base em atividades que permitem estudar o desenvolvimento de um software passo a passo. O Senac São Paulo, instituição que tem por objetivo o desenvolvimento de pessoas e organizações por meio da ação educacional voltada para o conhecimento em atividades de comércio e serviços, vem investindo na busca de novas tecnologias de informação e transformando suas práticas educacionais. A incorporação de recursos eletrônicos, audiovisuais e de multimídia à prática pedagógica, bem como a implantação de espaços educacionais inovadores no formato e na concepção propiciaram a criação de novos produtos e serviços colocados à disposição da clientela do Senac. A Nova Série Informática tem por objetivo levar ao usuário a possibilidade de atualizar-se e estudar programas de forma autônoma, sem a necessidade da intermediação de um orientador.
Claro, simples e objetivo, este livro introduz o leitor no universo da lógica aplicada à programação de computadores. Ao final do estudo, o aluno estará capacitado a construir algoritmos, assim como a assimilar mais facilmente qualquer linguagem de programação existente ou futura. O texto não requer nenhum conhecimento prévio de informática e é independente de características de máquina. Didático, utiliza com frequência exemplos e analogias provenientes do dia-a-dia para facilitar a compreensão dos assuntos abordados. Cada capítulo conta com exercícios de fixação, que visam sedimentar os assuntos de cada subitem, e com exercícios propostos, que cobrem todo o conteúdo do capítulo. No anexo encontram-se resoluções dos exercícios de fixação. Este livro foi pedagogicamente concebido para estudantes que estão iniciando seus estudos na área de construção de algoritmos e programação de computadores, servindo de base para disciplinas específica ou como fonte de estudo independente.
Este livro é orientado ao iniciante em programação. Os conceitos básicos de programação, como expressões, variáveis, repetições, decisões, listas, dicionários, conjuntos, funções, arquivos, classes, objetos e banco de dados com SQLite 3 são apresentados um a um com exemplos e exercícios. A obra visa a explorar a programação de computadores como ferramenta do dia a dia. Ela pode ser lida durante um curso de introdução à programação de computadores e usada como guia de estudo para autodidatas. Para aproveitamento pleno do conteúdo, apenas conhecimentos básicos de informática, como digitar textos, abrir e salvar arquivos, são suficientes. Todo software utilizado no livro pode ser baixado gratuitamente, sendo executado em Windows, Linux e Mac OS X. Embora a linguagem Python (versão +3.7) seja muito poderosa e repleta de recursos modernos de programação, este livro não pretende ensinar a linguagem em si, mas ensinar a programar. Alguns recursos da linguagem não foram utilizados para privilegiar os exercícios de lógica de programação e oferecer uma preparação mais ampla ao leitor para outras linguagens. Essa escolha não impediu a apresentação de recursos poderosos da linguagem, e, embora o livro não seja fundamentalmente uma obra de referência, o leitor encontrará várias notas e explicações de características específicas do Python, além da lógica de programação.
Este livro abrange os principais conceitos de programação de computadores, incluindo a norma ISO 5807:1985 (E) e importantes fundamentos, como entrada, processamento, saída, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores aritméticos e expressões aritméticas. Explica tomada de decisão, laços condicional e incondicional, programação com matrizes, técnicas de ordenação e busca, uso de registros e uma maneira de incorporar - em uma única matriz - dados de tipos diferentes. A organização de um programa em sub-rotinas complementa o ensino, abordando procedimentos, funções e passagens de parâmetro. A obra apresenta, ainda, medidas de complexidade, fundamentos de otimalidade e backtracking, bem como ações de busca de padrões em strings.Nesta 29ª edição foram realizados alguns ajustes no texto, além do acréscimo de novos exercícios no Capítulo 3. No Capítulo 12 foi realizada uma nova reestruturação, tornando-o o mais didático possível.
O livro Ensine seus filhos a programar é um guia para pais e professores ensinarem às crianças programação básica e a resolver problemas usando Python – a linguagem eficaz, usada em cursos universitários e em empresas de tecnologia como Google e IBM. Explicações passo a passo farão as crianças aprenderem a ter, de imediato, um raciocínio voltado à computação, ao mesmo tempo que exemplos visuais, baseados em jogos, prenderão sua atenção. Apresentações amigáveis a conceitos fundamentais de programação como variáveis, laços e funções ajudarão até mesmo os programadores mais jovens a desenvolver as habilidades necessárias para a criação de seus próprios jogos e aplicações interessantes. Independentemente de você programar há anos ou jamais ter programado na vida, Ensine seus filhos a programar ajudará seus jovens programadores a: Explorar a geometria por meio de desenhos de formas coloridas usando gráficos Tartaruga (Turtle graphics). Criar programas para codificar e decodificar mensagens, jogar Pedra-Papel-Tesoura e calcular a altura de uma pessoa em bolas de pingue-pongue.
A programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades. Este livro é o resultado d as experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar os conceitos empregados para a resolução de problemas computacionais usando, para isso, técnicas e ferramentas como fluxograma, Portugol e a Scratch, que é uma linguagem de programação visual que possibilita aprendizado rápido e lúdico. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conceitos para o desenvolvimento da solução dos algoritmos criados nas linguagens de programação C, Java, C# e Python. Educadores têm notado que o desenvolvimento de lógica de programação amplia a capacidade de resolver problemas além de aumentar a capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. As diferentes técnicas juntamente com o grande número de exercícios propostos neste livro, permitirão desenvolver e aguçar o raciocínio lógico.