Banner Ofertas


Banner Amazon

06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros sobre a História da Rússia

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros sobre a história da Rússia com venda on-line.

Top 10 Melhores Livros sobre a História da Rússia Com a mais nova crise internacional entre Rússia e Ucrânia, os olhos do mundo se voltam para as fronteiras do país mais extenso do mundo mas você conhece a história da Rússia? Nossos editores selecionaram 10 livros para você saber tudo sobre a história da Rússia.

1

Uma história cultural da Rússia

Comemorando o aniversário de cem anos da Revolução Russa, Uma história cultural da Rússia é uma obra-prima apaixonante e rica sobre a tragetória e desenvolvimento desta nação. O renomado historiador Orlando Figes, um dos maiores especialistas atuais em história da Rússia a partir do século XVIII, analisa os grandes artistas e as mais importantes manifestações culturais russas, apresentando o espírito de uma nação com força e poder suficientes para sobreviver a qualquer chefe de Estado. Começando no século XIX com a construção de São Petersburgo e culminando com os desafios impostos à identidade russa pelo regime soviético, Figes reúne os elementos que formaram a nação russa, examinando como artistas, escritores e músicos moldaram a cultura nacional e influenciaram o espírito persistente deste povo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Uma história cultural da Rússia

2

A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917

A passagem da Rússia tsarista para a sociedade soviética constitui um dos processos mais singulares e apaixonantes da história recente. Trata-se de um conjunto de eventos cujos desdobramentos seriam determinantes para a organização da estrutura global de poderes no século XXI, com grande impacto também na história das ideias. A revolução que mudou o mundo é um panorama do ciclo das revoluções russas, compreendendo os principais acontecimentos entre 1905 e 1921, revistos em poderosa leitura crítica. Neste volume conciso, o historiador Daniel Aarão Reis retoma e discute as grandes controvérsias políticas e historiográficas sobre o tema, e faz uma sóbria reflexão sobre as características gerais dos processos históricos e do legado dos anos “vermelhos”, no marco de cem anos da Revolução de Outubro. O autor também joga luz sobre dois atores sociais extremamente relevantes: as mulheres e os camponeses, cuja contribuição ao processo revolucionário tendeu a ser subestimada. O livro traz ainda uma bibliografia, um glossário e uma cronologia, tornando-se desde já referência indispensável para a compreensão daquele que é um dos mais decisivos e polêmicos momentos do século XX.

Ver Ofertas Ver Comentários

A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917

3

História da Rússia

"História da Rússia" trespassa os mitos e mistérios que envolvem a Rússia desde os seus primórdios, com revelações de arquivos confidenciais cuja existência se desconhecia até há pouco tempo. Uma equipa distinta de historiadores removeu a propaganda e os preconceitos do passado para contar a história definitiva da Rússia, desde o seu início em Kiev e no Principado Moscovita até aos três últimos séculos de império, revolução, comunismo, crise pós-soviética e reconstrução. Esta edição atualizada abrange ainda os desenvolvimentos desde a era de Putin até à primeira década do século XXI, constituindo uma história por si mesma envolvente e essencial para todos aqueles que se interessam pela Rússia e pelo lugar que este país ocupa no mundo.

Ver Ofertas Ver Comentários

História da Rússia

4

História Concisa da Rússia

Acessível a estudantes, turistas e leitores em geral, este livro oferece um amplo panorama da história russa desde o século IX. Paul Bushkovitch ressalta as enormes mudanças na compreensão da história russa que resultaram do fim da União Soviética em 1991. Desde então, surgiram novos materiais sobre a história da era soviética que oferecem novas concepções acerca do passado pré-revolucionário da Rússia. Este livro apresenta não somente a história política da Rússia, mas também acontecimentos da sua literatura, arte e ciência. O autor descreve figuras culturais conhecidas, como Chekhov, Tolstoi e Mendeleiev, no seu contexto histórico e institucional. Embora a Revolução de 1917, o sistema soviético que dela resultou e a Guerra Fria sejam parte crucial da história russa e mundial, Bushkovitch apresenta acontecimentos anteriores como mais que um mero prelúdio ao poder bolchevique.

Ver Ofertas Ver Comentários

História Concisa da Rússia

5

Sussurros: A vida privada na Rússia de Stalin

Sussurros conta os bastidores de um dos mais importantes momentos políticos dos tempos modernos. E entra no território inexplorado das vidas privadas durante aqueles anos terríveis. Sussurros revela as histórias ocultas de famílias soviéticas comuns que viveram sob a tirania de Stalin. Muitos livros descrevem os aspectos externos desse período - as prisões e os julgamentos, as escravizações e os assassinatos no Gulag -, mas este é o primeiro a explorar com profundidade sua influência na vida de quem sofreu as opressões stalinistas. Como o povo soviético conduzia sua vida privada durante o governo de Stalin? O que as pessoas realmente pensavam e sentiam? Que tipo de cotidiano era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde quartos eram divididos por uma família inteira - às vezes até por mais de uma - e as conversas podiam ser ouvidas no cômodo ao lado? O que significava a vida privada quando o Estado controlava quase todos os aspectos dela por meio da legislação, da vigilância e da ideologia?A esfera moral familiar é o principal território de Orlando Figes. O autor explora como esses núcleos reagiam às várias pressões do regime soviético. E não foram poucos os afetados pelo terror: estimativas mostram que cerca de 25 milhões de pessoas foram reprimidas pelo regime soviético entre 1928, quando Stalin assumiu a liderança do partido, e 1953, ano da morte do ditador e do fim de seu reino de horror.Sussurros é fundamentado em centenas de documentos (cartas, diários, documentos pessoais, memórias, fotografias e objetos) escondidos até recentemente por sobreviventes do terror de Stalin em gavetas e sob colchões em casas espalhadas pela Rússia. Em cada família, foram feitas longas entrevistas com os parentes mais velhos, capazes de explicar o contexto dos documentos e situá-los na história não contada. Esses materiais foram reunidos em um arquivo especial, que representa uma das maiores coleções de documentos sobre a vida privada no período de Stalin.Um vasto retrato panorâmico de uma sociedade em que todos falavam em sussurros - seja para proteger suas famílias e amigos, ou para informá-los -, Sussurros é um relato emocionante sobre vidas vividas em tempos impossíveis.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sussurros: A vida privada na Rússia de Stalin

6

Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs

Amor e ódio, fé e paixões, vida e sangue, poder e morte resumiriam bem os Romanovs, mas ainda há muito mais o que falar sobre eles. De um lado, reis, rainhas, intrigas palacianas e luxo, muito luxo. Do outro, fome, miséria, palavras de ordem exigindo justiça social, revolucionários, lutas e morte. Sonho de um lado e realidade do outro? Um revolucionário diria que a construção de uma nova realidade passa por sonhá-la. Fato é que dos contos de fadas às monarquias ao longo da história, a vida da realeza, com seus símbolos, riqueza, luxo e rituais, sempre estiveram no imaginário da humanidade nas mais diversas culturas. Da mesma forma, as hordas revolucionárias, com suas marchas, protestos e motins, que tentam romper de forma abrupta a ordem política e social estabelecida, também povoam o nosso imaginário num misto de admiração e pavor, habitando os nossos sonhos e pesadelos. Neste livro, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti junta os dois lados dessa moeda numa história só: a da família Romanov, os últimos czares da Rússia imperial, que foram presos e depostos do poder pelos bolcheviques durante a revolução de outubro de 1917 e assassinados em 1918, nos apresentando, ainda, um belíssimo caderno de fotos, com imagens inéditas ao público brasileiro, registrando o cotidiano da família real. Durante décadas, o desaparecimento de Nicolau II, sua mulher, Alexandra, e seus cinco filhos, Tatiana, Anastácia, Maria, Olga e Alexei, foi um dos maiores mistérios do século XX, com direito a uma infinidade de boatos e versões sobre o que realmente teria acontecido com os Romanovs e ao aparecimento, em vários lugares do mundo, de supostos membros da família, que teriam sobrevivido ao seu destino trágico. Com informações detalhadas, uma grande variedade de imagens e um texto envolvente, Os últimos czares é o primeiro volume da nova série de Paulo Rezzutti, “Uma breve história não contada”, que editará em formato de livro as lives mais assistidas no canal do autor no YouTube. Ao traçar a trajetória da vida de Nicolau II e Alexandra até a queda final da dinastia Romanov, este livro é um convite a um mergulho numa época de grandes contradições e transformações, cujos ecos se ouvem até os dias de hoje.

Ver Ofertas Ver Comentários

Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs

7

Um Século de Violência na Rússia Soviética

"De horizonte a horizonte plantou-se na Rússia cruzes e túmulos sem nome dos seus cidadãos, abatidos em guerras, mortos pela fome ou fuzilados ao capricho do regime facista leninista-stalinista. As cruzes marcam os últimos restos de milhões, e mais milhões jazem em túmulos não identificados. Jazem em fossos, trincheiras, pântanos, fendas montanhosas, e alguns são só esqueletos espalhados nas florestas da terra Russa.O bolchevismo é um frenesi multifacetado e demoníaco, uma coisa grotesca, desumana e militante. Os seus modelos ideológicos foram o marxismo de origem alemã e o seu equivalente inglês. Mas a primeira verdadeira vitoria do bolchevismo foi conquistada na Rússia."

Ver Ofertas Ver Comentários

Um Século de Violência na Rússia Soviética

8

Os Románov

Os Románov foram a mais bem-sucedida dinastia dos tempos modernos, tendo governado um sexto da superfície da Terra. Neste livro envolvente, o premiado historiador Simon Sebag Montefiore revela o mundo secreto de poder ilimitado e a implacável construção de um império fervilhante, repleto de conspirações palacianas, rivalidades familiares, excessos sexuais e extravagâncias selvagens. Um palco composto de um elenco de aventureiros, cortesãos, revolucionários e poetas: de Ivan, O terrível, a Tolstói; da Rainha Vitória a Lênin. Escrito com uma verve literária admirável e baseado em recente pesquisa, Os Románov é ao mesmo tempo uma história de triunfo e tragédia, amor e morte, um estudo universal do poder e um retrato essencial do império que ainda define a Rússia de hoje.

Ver Ofertas Ver Comentários

Os Románov

9

Duas Revoluções. Rússia e China

Em Duas revoluções, Perry Anderson examina a gênese e os desdobramentos das duas principais experiências revolucionárias que tentaram constituir sociedades alternativas ao capitalismo no século XX: as da Rússia e da China. Em chave histórico-comparativa, o autor coteja as vias por elas trilhadas desde seus triunfos originais, destrinchando as orientações estratégicas distintas que presidiram seus processos de reforma sistêmica, culminando em desfechos opostos e contrastantes. Como a Revolução Chinesa, partindo de e operando em condições bem mais desfavoráveis e precárias, conseguiu alcançar, no século XXI, impacto muito mais amplo e duradouro que o de sua precursora russa? O historiador britânico explora e articula algumas chaves para responder a essa indagação, entre as quais: as bases sociais distintas preservadas pelos respectivos regimes revolucionários em função das características das suas vias de acesso ao poder; o progresso diferenciado na consolidação de um estrato burocrático-conservador dominante; e a disparidade na abrangência das propostas de reforma sistêmica, à luz da “legitimidade e autoridade revolucionárias” de seus dirigentes-proponentes. Nesta edição da Boitempo, o texto de Anderson é acompanhado por uma crítica inteligente e minuciosa da pesquisadora Wang Chaohua, que discorda de sua proposição de que os processos de reforma na Rússia e na China tenham trilhado caminhos tão diferentes. Na visão de Wang, as transformações vividas pela China na década de 1980 teriam, na realidade, antecipado – sob direção estatal – o traumático processo de restauração capitalista vivido pela Rússia uma década depois. Duas revoluções oferece ferramentas para decifrar o novo tipo de formação híbrida que emerge da transformação colossal e contraditória ocorrida na China.

Ver Ofertas Ver Comentários

Duas Revoluções. Rússia e China

10

Os russos

Eles vivem em um país tão vasto que faz o Brasil parecer pequeno. Protagonistas da Revolução Socialista de 1917, da Guerra Fria e, hoje, integrantes do G8, são músicos magníficos, possuem uma literatura marcante e destacam-se nos eventos esportivos mundiais. Um pouco europeus, um pouco asiáticos, um pouco ocidentais, um pouco orientais, os russos abrigam uma enorme diversidade de nações e culturas. Sofreram com a servidão até 1861 e, mal entrados no capitalismo, embarcaram em quase sete décadas de comunismo. Milhões morreram nas duas guerras mundiais. Viveram momentos de extrema privação ao mesmo tempo que ganharam o status de superpotência. O capitalismo selvagem dos anos 1990 começou assustando a maioria do povo, mas hoje a Rússia volta a ser uma protagonista mundial. Assim são os russos, descritos neste livro com carinho por um autor brasileiro que os conhece de perto.

Ver Ofertas Ver Comentários

Os russos

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias


Banner Amazon