Os livros sobre moda e estilo são essenciais para quem deseja entender as tendências, história e os conceitos por trás do que vestimos no cotidiano, além de servirem como guias práticos para desenvolver o próprio senso estético e identidade visual. A moda, que reflete contextos culturais, sociais e econômicos, passou a ser formalmente estudada a partir do século XX, com o crescimento da indústria têxtil e do design de vestuário. Essas obras geralmente cobrem a evolução da moda ao longo do tempo, o impacto dos grandes estilistas e marcas, bem como a influência das diferentes culturas e movimentos artísticos nas tendências. Alguns livros focam mais no aspecto prático, oferecendo dicas de como montar looks versáteis, adequados a diferentes ocasiões, enquanto outros trazem análises profundas sobre a moda como forma de expressão social e identidade pessoal. Ao escolher um livro sobre moda e estilo, é importante observar se ele está alinhado com o seu objetivo, seja para fins profissionais ou para aprimorar seu estilo pessoal. Livros com boas ilustrações ou fotos podem enriquecer a leitura, ajudando a visualizar as tendências abordadas.
Quem não gostaria de saber a opinião de Gloria Kalil antes de vestir a roupa para uma festa, um casamento ou na hora de fazer as malas para uma viagem? Esta nova versão servirá de personal stylist para a leitora, trazendo dicas e comentários seguros para se construir um estilo pessoal, que evidencie a individualidade de cada uma, valorizando os seus pontos fortes e usando a moda sempre a seu favor. Aprenda a ser chic sem ser esnobe, chic com pouco dinheiro e juntando o melhor da aparência com o melhor do conteúdo.
Ao completar 80 anos, a empresária costanza pascolato, considerada a papiza da moda brasileira, revê em a elegância do agora sua trajetória associando memórias da sua vida a dicas de elegância e estilo. Sem perder charme e ternura, feminista sem fúria, foi à luta para ocupar espaços, defender suas paixões, ser respeitada e conseguir trabalho. Eis que se tornou costanza pascolato. A musa, maior autoridade em moda e estilo do país. Sua educação não foi uma história de sucesso, mas de resistência: aqui ela nos revela como chegou agora, aos 80 anos, ativa e curiosa, mais transgressora do que nunca, disposta a honrar sua existência com toda beleza que houver nessa vida.
Chanel não foi somente a mulher que criou e imortalizou o “pretinho básico”, também popularizou as calças femininas e roupas fáceis e práticas que deixavam as mulheres chiques e confortáveis. Com sua personalidade forte e decidida, elegante e passional, de um jeito totalmente francês, Coco conduziu as mulheres diretamente para uma nova era. O Evangelho de Coco Chanel é um cativante olhar sobre o estilo, a fama e o talento de um dos maiores ícones da moda. Dividindo a biografia de Chanel em capítulos temáticos – como elegância, paixão, dinheiro, sucesso – que sutilmente ensinam lições de vida, com comentários divertidos e maravilhosas ilustrações, Karen Karbo irá inspirar os leitores com uma história impressionante de reinvenção, confiança e determinação.
Você gosta de todas as suas roupas? Está feliz com a sua maneira de se vestir? Já se pegou desejando ter o estilo dos outros? Ou sentiu que tinha um monte de roupas, mas nada para usar? Quando Anuschka Rees se mudou para Londres, enfrentou o desafio de viver com menos espaço. Mas ela não precisou sacrificar o seu estilo por isso. Aprendeu com suas conterrâneas os segredos que podem nos tornar tão estilosas quanto as habitantes das capitais mais famosas da moda, sem gastar demais. Em Os segredos do guarda-roupa europeu ela ensina como montar um guarda-roupa de qualidade que seja a sua cara.
Sempre lançando tendências, Christian Dior buscou inspiração nas flores e nas curvas do corpo feminino e aliou delicadeza em suas criações. Desde a elaboração do New Look, a marca Dior tornou-se sinônimo de elegância, e personalidades do mundo todo passaram a desejar se vestir com a grife. Por meio de fotos e fac-símiles de croquis, convites de desfile, catálogos e material de divulgação, este livro apresenta a pesquisa realizada pela historiadora de moda Catherine rmen de quase setenta anos da maison Dior, mostrando a construção e a evolução da marca até as roupas assinadas por Raf Simons.
Endereçado a profissionais de uma nova especialização, os personal stylists, ou consultores de imagem pessoal, esse é também um guia claro e seguro para todos os que querem se vestir com bom gosto e personalidade. Não dita moda, mas ensina a descobrir a melhor maneira de apresentar-se socialmente, apontando os pontos fracos e fortes de cada tipo. Com dicas preciosas, Titta Aguiar propõe a moda que fica bem em cada um, respeitando seu jeito de ser.
Muitas vezes em segundo plano no mundo fashion, a moda masculina é um campo de forte expressão cultural em constante transformação, feito tanto de mudanças sutis quanto de momentos de vanguarda. Repleto de imagens que marcaram época e texto esclarecedor, esse livro apresenta a evolução do vestuário masculino ao longo de 100 anos da nossa história. Com referências a personalidades dos anos 1900 em diante, explora a moda dedicada aos homens desde os costumes da realeza britânica à revolução hippie, passando pela influência dos esportes no estilo moderno até o visual das tribos urbanas e as marcas assinadas por celebridades. Mostra como o comportamento masculino marcou também o feminino, levando para o guarda-roupa das mulheres peças como camisetas, jeans, paletós e outras que originalmente eram usadas somente pelos homens. Aborda a evolução da indústria da moda e da publicidade, que promoveu grifes de roupas e cosméticos, estimulando o consumo e disseminando a diversidade de estilos, além de destacar o trabalho de estilistas consagrados, como Pierre Cardin, Giorgio Armani, Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier, Ralph Lauren, Calvin Klein, Hedi Slimane e Yohji Yamamoto, entre outros.
Você já se perguntou se as roupas que veste e as marcas que escolhe realmente expressam quem você é e no que acredita? Será que de alguma forma você está sofrendo a influência das imagens que vê nos filmes, nos editoriais de moda e nas campanhas publicitárias? Em O cérebro e a moda, Nathalia Anjos discute como certos paradigmas podem condicionar a nossa noção do que é belo, ideal ou do que está na moda, analisando como as imagens a que somos expostos podem impactar nossas emoções e sentimentos. Esse é justamente o campo de estudo da neuroestética, razão pela qual a autora explica como o cérebro registra os elementos estéticos que recebemos, assim como nossos modelos mentais, crenças e valores por meio dos quais percebemos a realidade e o imaginário coletivo que nos cerca. Com o lançamento desta obra, o Senac São Paulo visa colaborar para que os leitores possam fazer escolhas de consumo mais conscientes, compreendendo o universo da moda com um olhar mais atento.
Moda não combina com medo e Alice Ferraz, a empresária de moda mais influente do Brasil, traz um livro completo para responder à pergunta que lhe fazem todos os dias: como eu faço para me vestir bem? O livro que representa os novos tempos da moda, um momento maravilhoso de quebrar paradigmas e se reinventar. Alice Ferraz não está aqui para ensinar a você o que "pode" e o que "não pode", mas como raciocinar a moda para servir à quem você quer e precisa ser, para servir à sua criatividade, ao seu jeito de ser e ao poder que você pode exercer quando se sente bem-vestida. Além disso, você ainda pode se inspirar nos moodboards das influenciadoras do F*Hits como Lalá Noleto, Camila Coelho, Helena Lunardelli, Sophia Alckmin, Silvia Braz, Luiza Sobral, Nicole Pinheiro, Rebeka Guerra, Claudia Bartelle, Alice Salazar e Lucy Ramos. Um guia imprescindível para dominar a moda sendo você mesma.
O essencial para compreender o fascinante mundo fashion em um livro pequeno no formato e amplo no conteúdo. - História: os estilos que marcaram época e que são continuamente revisitados nas coleções de alta-costura e prêt-à-porter. - Materiais e técnicas: a evolução tecnológica e o impacto na produção dos estilistas. - Tipos de trajes: do formal ao esportivo, as características de cada um. - Acessórios: uma aula sobre os complementos masculinos e femininos. - Cabelo e maquiagem: o visual que homens e mulheres adotavam ontem e as releituras feitas hoje. - Estilistas e grifes: a identidade nas passarelas dos principais nomes da moda, como Chanel, Dior e Saint Laurent, e o porquê do fascínio que continuam a exercer.