Segundo a Wikipédia: A farmacologia é a área da farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Como ciência nasceu em meados do século XIX. Se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como "substâncias farmacêuticas". Querendo se aprofundar no assunto? Selecionamos para você os melhores livros sobre Farmacologia, veja a nossa seleção!
Diferenciais da obra: Correlaciona a farmacologia às ciências médicas associadas; Reinterpreta as ações e os usos dos fármacos em vista dos avanços na medicina e nas ciências biomédicas básicas; Enfatiza as aplicações da farmacodinâmica à terapêutica; Referência fundamental em farmacologia e demais áreas afins.
Publicado inicialmente há mais de três décadas, Farmacologia básica e clínica chega à sua 13ª edição no mais alto nível de excelência acadêmica e editorial. A obra permanece fiel ao compromisso de unir a ciência básica da farmacologia à prática clínica, apresentando informações que abordam a seleção, a utilização e o monitoramento dos efeitos dos medicamentos por meio de uma abordagem prática, baseada nos casos clínicos que introduzem cada capítulo. A adoção disseminada das edições anteriores demonstra que este livro preenche uma necessidade importante no ensino a milhares de estudantes de medicina, farmácia, odontologia, enfermagem e outras áreas da saúde.
Rang & Dale Farmacologia.
A terapêutica científica surgiu com a Farmacologia, que demonstrou o efeito de fármacos em modelos experimentais, selecionando aqueles com potencial efeito terapêutico. A Farmacologia Clínica conduziu o laboratório para o cenário clínico e, valendo-se de estudos quantitativos de qualidade, em especial do ensaio clínico randomizado, delimitou a eficácia terapêutica de fármacos, então denominados medicamentos. As sucessivas edições de Farmacologia Clínica e Terapêutica testemunharam esse desenvolvimento, suprindo o leitor com informações atualizadas e bem fundamentadas quanto à utilidade clínica de medicamentos. Indispensável à formação de alunos dos diversos cursos das ciências da saúde e muito útil aos profissionais que encontrarão no texto recomendações para embasar sua prática clínica, esta quinta edição foi totalmente reformulada, estendendo a avaliação da eficácia de tratamentos a alternativas não medicamentosas indicadas para condições clínicas prevalentes. Com rigor científico e sua decorrente independência, apresentam-se graus de recomendação e níveis de evidências que sustentam as indicações formuladas. A par das tradicionais seções sobre fundamentos de Farmacologia e Farmacologia Clínica, o leitor encontrará nesta edição informações sumarizadas e essenciais para exercer o ato terapêutico.
O livro-texto Farmacologia foi desenvolvido visando aos seguintes diferenciais: conteúdo de excelência e atual para as classes farmacológicas ou fármacos existentes; clareza e objetividade ao leitor; casos clínicos e atividades. O objetivo é disponibilizar material científico; completo; didático e de fácil entendimento aos graduandos; pós-graduandos e profissionais para que; assim; tenham sua formação e atuação de excelência. A obra está constituída por 74 capítulos e mais de 200 colaboradores. O conteúdo é riquíssimo; incluindo capítulos de temas inéditos no Brasil; e abordando aspectos epidemiológicos; conceitos da fisiologia e da fisiopatologia; mecanismos de ação e efeitos farmacológicos; farmacocinética; usos terapêuticos; efeitos adversos; contraindicações; toxicidade; casos clínicos e atividades propostas respondidos. O corpo autoral é composto de docentes e pesquisadores das melhores instituições do país e experientes nas diversas facetas da Farmacologia.
Atualizada e ampliada com seis novos capítulos, a 6ª edição de Farmacologia ilustrada mantém como características fundamentais o texto claro, didático e amplamente ilustrado, sendo o livro ideal para uso em sala de aula. Com isso, alunos das diversas áreas da saúde que têm essa disciplina em seu curso, bem como profissionais que se utilizam desses conhecimentos, encontram nesta obra uma referência para estudo e revisão dos princípios da farmacologia médica e dos mecanismos de ação, usos terapêuticos, farmacocinética e efeitos adversos de fármacos das diversas classes farmacêuticas.
rincípios da Farmacologia Básica possibilita, ao aluno e ao profissional da área de Saúde, estudar os medicamentos e a interação de substâncias químicas com os sistemas biológicos. De forma didática, o autor mostra que a análise da interação entre o fármaco e o indivíduo permite conhecer as reações causadas nos sistemas biológicos e a interação de nosso sistema sobre os medicamentos. Esta obra abrangente apresenta a história dos fármacos, suas propriedades físicas e químicas, bem como seus componentes, as reações adversas medicamentosas fisiológicas e bioquímicas e os diversos mecanismos (ação, absorção, biotransformação, distribuição, excreção). Bem estruturado e fundamentado em bibliografia atualizada sobre o tema, o conteúdo deste livro é imprescindível para estudantes de cursos técnicos e universitários da área da Saúde e Ciências Biológicas e também para profissionais que desejam conhecer mais sobre o estudo dos medicamentos e suas classificações.
Este livro leva os estudantes para além da doença, em direção aos sistemas fisiológicos, bioquímicos e fisiopatológicos, bem como à ativação ou inibição desses sistemas pelos fármacos - os quais interagem com alvos moleculares e celulares. A abordagem diferenciada da obra assegura o entendimento dos mecanismos de ação dos fármacos no corpo e, em última instância, no tratamento do paciente. Casos clínicos e questões no início dos capítulos, que estabelecem um contexto para a discussão e as respostas subsequentes. Tabelas com resumo dos fármacos, atualizados e organizados segundo o mecanismo de ação, com informações sobre aplicações clínicas, efeitos adversos, contraindicações e considerações terapêuticas, Novas ilustrações coloridas, que incrementam o aprendizado visual e apresentam de modo mais efetivo os conceitos descritos no texto, Integração oportuna do conteúdo, inclusive substâncias aprovadas recentemente pela FDA, além da pesquisa recente sobre os mecanismos de ação, Conteúdo de excelência, fruto da colaboração bem orquestrada de estudantes, residentes e docentes.
Psicofármacos: consulta rápida, livro de referência junto aos psiquiatras brasileiros, chega à sua 5a edição totalmente revisado, mas mantendo o formato acessível de suas edições anteriores. Nesta obra, o leitor encontrará: 142 substâncias, 13 novas e 129 atualizadas a partir da edição anterior; Atualizações sobre apresentações comerciais, de genéricos, de similares e medicamentos de marca disponíveis no mercado brasileiro; Novos capítulos sobre transtorno de ansiedade generalizada, transtornos de estresse agudo e pós-traumático e transtornos por uso de substâncias; Encarte colorido com imagens de mais de cem apresentações comerciais de psicofármacos brasileiros.
Este livro apresenta 56 casos clínicos que abordam conceitos fundamentais da farmacologia. Por meio de uma discussão simples e objetiva, definição de termos-chave, dicas clínicas e questões de compreensão, a obra permite ao leitor assimilar as informações e aprimorar seus conhecimentos em um contexto real.