Ruth Machado Lousada Rocha é uma escritora brasileira de livros infantis.É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. Formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco. Conheça a nossa seleção dos melhores livros de Ruth Rocha.
Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.
Lembra dos amigos Macacote e Porco Pança que faziam na floresta a maior lambança? Tiveram como filhos Zé Mico e Pancinha uma dupla de arteiros de primeira linha. Se você pensa que pior que os pais não podia haver nada é porque não conhece essa dupla da pesada! As histórias da Série Vou Te Contar! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas... e muitas outras coisas mirabolantes que a gente lê relê e sempre dão muito que pensar!
Era uma vez uma menina que um dia , assim sem mais nem menos, começou a voar." -- dessa forma começa a história de Joana, e de como sua vida virou de ponta-cabeça depois que isso aconteceu. Não é fácil aprender a lidar com a nova habilidade, e Joana , além disso, não conta com muita ajuda -- principalmente por parte dos adultos, que insistem em ignorar o que está acontecendo. Será que as outras crianças serão solidárias com ela? Esta é uma das histórias mais queridas de Ruth Rocha, que considera ´A menina que aprendeu a voar´ "o livro que melhor retrata, ou ainda, que retrata melhor minha escolha pelo ofício de escrever.
A Odisseia é um dos principais épicos da Grécia Antiga, atribuído a Homero. É, de certa forma, uma sequência de outra grande narrativa: a Ilíada, que retrata os últimos dias da Guerra de Troia. Na Odisseia, temos relatado o regresso do protagonista, um dos heróis desta guerra, chamado Ulisses. Neste volume, Ruth Rocha respeitando o espírito da narrativa original reconta um dos mais emocionantes clássicos da literatura Universal.
Este livro é um verdadeiro presente para as crianças: uma coletânea de obras de poetas brasileiros de várias épocas. Apaixonada por poesia desde sua infância, Ruth Rocha fez a seleção dos poemas. Com a ajuda de Mariana Rocha, sua filha, eles foram organizados em blocos temáticos, o que deu ao conteúdo uma graça especial. Nove ilustradores foram convidados a participar deste projeto. O resultado é um livro rico e instigante, que pode levar pais e filhos, professores e alunos a conhecer um pouco da riqueza da poesia brasileira.
No Brasil no tempo da escravidão brancos e negros não podiam ser amigos não. Mas para as crianças quem manda é o coração. E o escravo Matias era amigo de Ioiô seu patrão. Brincavam e brigavam indiferentes a qualquer lei sem saber que um dia um deles ainda seria rei. As histórias da Série Vou te contar! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas... e muitas outras coisas mirabolantes que a gente lê relê e sempre dão muito que pensar!