Partindo do princípio de que a comunicação exerce uma enorme influência para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das organizações é que podemos começar a entender a importância da comunicação organizacional. Querendo saber mais? Selecionamos para você os melhores livros sobre o assunto, veja a escolha dos nossos editores!
O livro discorre sobre as práticas e conceitos recorrentes da comunicação nas organizações. Destina-se principalmente a estudantes de jornalismo, relações públicas e publicidade, bem como a candidatos de concursos de comunicação social. A obra discute a gestão da comunicação organizacional e relações públicas, assessoria de imprensa e relações com a mídia, comunicação digital, publicações organizacionais, editoração e impressão, gestão de crises, marketing e publicidade institucional. ISBN: 9786599268212 | Editora: Combook | Autor: Aldo Schmitz
A obra que o leitor tem em mãos reúne dezessete especialistas em torno de uma proposta inédita: analisar o cenário contemporâneo e a centralidade do digital na comunicação organizacional. Para tanto, os autores apresentam discussões teóricas, reflexões práticas e apostas em tendências para o mercado. Dividido em sete partes, o livro aborda: conceitos e debates acerca da comunicação organizacional; a comunicação interna; as últimas novidades em temas como públicos, audiências, dados (e big data) e os consequentes impactos daí decorrentes; a influência digital; o planejamento; a gestão de crises; e as métricas. Destinada a profissionais de relações públicas, marketing e publicidade, a coletânea oferece referências fundamentais para a comunicação no que se refere a volatilidade, imediatismo, necessidade de relacionamento e transparência. Textos de Bianca Marder Dreyer, Bruno Carramenha, Carolina Terra, Daniel Reis Silva, Daniele Rodrigues, Diego Wander da Silva, Elizabeth Saad, Else Lemos, Eric Messa, Flávia Apocalypse, Issaaf Karhawi, João Francisco Raposo, Jones Machado, Margareth Boarini, Rodolfo Araújo, Rosângela Florczak de Oliveira e Rudimar Baldissera.
Esta é uma obra que se propõe a resolver as questões mais relevantes da comunicação. Trata-se de um verdadeiro curso para ajudá-lo a desenvolver e a aprimorar suas apresentações em todas as circunstâncias, sejam elas presenciais ou on-line, que se tornaram extremamente necessárias a todos os profissionais. Seguindo os ensinamentos dos mestres Reinaldo Polito e Rachel Polito, descobrirá que determinadas características do orador geralmente são criticadas de maneira equivocada. Ficará surpreso ao saber que não precisará mudar o seu jeito de se expressar, desde que saiba usar as técnicas apropriadas de comunicação. Aprenderá a falar de improviso e a se valer de todas as técnicas de comunicação, seja nos ambientes mais informais, como nas conversas do dia adia, seja diante de uma grande plateia, apresentando projetos ou proferindo palestras. Conhecerá os meios para se aproximar do público, interagir e conquistar os ouvintes, afastando as resistências das plateias mais hostis. Com a obra, dominará os segredos para conquistar e manter a atenção das pessoas, conversar com simpatia e desenvoltura com amigos, familiares e colegas da vida corporativa. Saberá como apresentar projetos, propostas e produtos nas reuniões internas e externas. Conhecerá as técnicas do Elevator Pich para fazer apresentações rápidas muito competentes. Terá facilidade para contar histórias envolventes com a ajuda do storytelling. E, principalmente, numa época em que as pessoas vivem sem tempo e tão ocupadas, como dizer tudo o que precisa com clareza e objetividade. Leitura obrigatória para quem quer se tornar um bom comunicador.
Partindo da tese de que a comunicação exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das organizações, Gaudêncio Torquato discute conceitos fundamentais para a boa comunicação nas empresas – sejam elas públicas ou privadas –, além de apresentar casos reais para análise. Obra fundamental para profissionais e estudantes.
Liderar é comunicar. Quem chegou à posição de liderança pode inferir que já se comunica bem. Ou, por outro lado, que o essencial é fazer e não comunicar. Neste livro revelador, dois craques na área explicam a importância da boa comunicação e mostram os segredos para chegar lá. Além das questões verbais, como a escolha das palavras, o jornalista Mílton Jung e a fonoaudióloga Leny Kyrillos destacam aspectos como o olhar, a postura, o humor, a roupa e, claro, a fala. Afinal, dar o recado corretamente não é questão apenas de conteúdo, mas também de forma. Além disso, o líder que sabe comunicar também sabe escutar. Para auxiliar o leitor a desenvolver suas habilidades de expressão, o livro traz dicas práticas voltadas a mudanças de hábitos. Os autores abordam também os principais desafios enfrentados cotidianamente, em diferentes situações e para qualquer plateia. Obra essencial tanto para líderes quanto para futuros líderes. "Todo líder precisa encantar e influenciar, e não basta contar apenas com a intuição para isso. Este livro mostra caminhos para lidar com desafios cotidianos da liderança, como formas de ser assertivo sem ser agressivo, maneiras de gerar empatia ao tratar de um tema difícil ou como se comunicar com sua equipe, aproveitando ao máximo o potencial de cada integrante com as suas individualidades. Leny Kyrillos e Mílton Jung nos oferecem aqui um material valioso, focado nos desafios práticos cotidianos do líder, como a importância da comunicação escrita e a realidade das redes sociais, que trazem uma velocidade antes impensável para a comunicação.A obra apresenta uma reflexão ao mesmo tempo madura e prática, abordando os desafios da liderança sob uma ótica realista e contemporânea, que foge ao lugar-comum." Claudia Sender - Presidente Executiva da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas
Comunicação é uma competência cada vez mais valorizada. As reações obtidas por nossas falas determinam o alcance dos objetivos, a realização das metas, as maiores ou menores oportunidades pessoais e profissionais. Mas como alcançar uma comunicação competente? Como conseguir que o interlocutor receba a mensagem que queremos passar? A fonoaudióloga Leny Kyrillos e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg mostram os caminhos – e as armadilhas – para chegarmos lá.
Reuniões mais efetivas? Feedback construtivo? Dicas para lidar com conversas difíceis? Mediar conflitos e reduzir estresse? Mais produtividade? Em seis capítulos o livro explora possibilidades de vivenciar uma Comunicação Não Violenta no trabalho, como e com quem começar a praticar, além de sugestões para abordar desafios de comunicação comuns nesse mundão corporativo. Como brinde, o último capítulo contém 52 dicas. Dicas, viu! Não vendemos fórmulas. O livro é um apoio, mas quem precisa suar a camisa é você. Afinal, transformação não acontece de fora pra dentro, né!? 😉 Clique nas imagens para ver o índice e a introdução do livro!
As organizações, como partes da sociedade, são diretamente afetadas por mudanças de cunho social, econômico e político. Em consequência disso, sua comunicação deixa de ser apenas técnica e instrumental para tornar-se estratégica. Apesar das incertezas globais, as ações de comunicação precisam ser planejadas com base em pesquisas científicas e na análise/interpretação de dados. Nesse contexto, é preciso trabalhar com a comunicação integrada, conjugando, de forma sinérgica, a atuação de relações públicas com a comunicação institucional e a comunicação interna, assim como a atividade de marketing com a comunicação mercadológica. Nesta obra, esse tema é analisado de diferentes óticas. A primeira parte, “Comunicação organizacional no contexto da sociedade contemporânea”, aborda, entre outros temas, as mudanças nas formas de democracia no Brasil e na América Latina, a comunicação digital contemporânea e a responsabilidade social na concessão de serviços públicos. Já a segunda parte, “Relações públicas: pesquisa, processos comunicativos, mídias e oralidade”, traz as bases conceituais e aplicadas das técnicas e dos instrumentos de relações públicas, com vistas a uma gestão eficaz de sua comunicação com seus públicos. Análise de comportamentos, administração de conflitos, construção e manutenção da credibilidade e comunicação eficaz com os públicos estratégicos estão entre os assuntos de destaque. Por fim, a última parte, “Comunicação, mercado, avaliação e consumo”, investiga as mudanças pelas quais o marketing vem passando para atender o mercado. Avaliação e mensuração de resultados, planejamento publicitário e a melhora da comunicação com o cliente são alguns dos temas em pauta.
Liderança e comunicação interna cumpre seu papel: um livro incrível, com capítulos inspiradores sobre o pensamento mais recente no campo da Comunicação Organizacional. Seja sobre liderança, hierarquia, cultura organizacional, identidade, poder ou diálogo, os capítulos são bem escritos e acessíveis a todos os alunos de Administração e de Comunicação – assim como a acadêmicos e profissionais do mercado. Os leitores encontram nesta obra pensamentos desafiadores quando consideramos a organização moderna do século 21. Gail Fairhurst Professora de Comunicação Organizacional da University of Cincinnati (Estados Unidos)
CULTURA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL A abertura dos canais, a construção de diálogos e a busca de desempenho organizacional são caminhos para que a comunicação se fortaleça nas organizações, assumindo aí sua dimensão como elemento inerente ao processo de construção e desenvolvimento institucional. Ao focalizar a temática do livro com uma abordagem rica em conceitos que não escapam à profissionalização nos dias de hoje, Marlene Marchiori explicita estratégias e propõe ações. Cultura e comunicação organizacional é leitura fundamental para quem busca conhecer mais a fundo esse fenômeno na área de comunicação.