Banner Ofertas


Banner Amazon

06/01/2024 15:44:13

Os Melhores Livros de Fernando Gabeira

Selecionamos os melhores livros de Fernando Gabeira, um dos mais respeitados jornalistas da atualidade, com venda pela Internet.

Os Melhores Livros de Fernando Gabeira Fernando Gabeira, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria biografia em 1980 com o livro O que é isso, companheiro?, sobre sua participação na luta armada contra o regime militar no Brasil (1964–1985) e seu posterior exílio na Europa e que foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997. Em 1980, lançou O crepúsculo do macho, uma continuação de O que é isso, companheiro?. Em 1981, lançou Entradas e bandeiras, livro no qual narra sua volta ao Brasil e seu abandono da ideologia marxista, passando a lutar por questões como ecologia, prazer e liberdade sexual. No mesmo ano, lançou Hóspede da utopia, no qual aprofunda seu novo posicionamento ideológico. Em 1982, lançou Sinais de vida no Planeta Minas, no qual conta as lutas feministas contra a sociedade conservadora do estado brasileiro de Minas Gerais, através das biografias de cinco mulheres mineiras. Entre elas, Dona Beja e Ângela Diniz. Em Goiânia, rua 57 — o nuclear na terra do sol, lançado em 1987, Gabeira narrou o acidente radiológico ocorrido em Goiânia em setembro daquele ano. Em 2000, lançou o livro A maconha, no qual discute a descriminalização de seu uso, suas funções terapêuticas, o papel social que desempenha etc. Em 2006, lançou o livro Navegação na neblina, sob uma licença Creative Commons, tratando do Escândalo dos Sanguessugas, em 2005. Em 2012, o jornalista lançou o livro Onde Está Tudo Aquilo Agora e em 2017, lançou o livro Democracia Tropical: Caderno de um aprendiz, no qual narra os acontecimentos do impeachment de Dilma Roussef, bem como traz um panorama sobre os últimos trinta anos da democracia brasileira.

1

O que é isso, companheiro?

Quase quarenta anos depois da publicaç ã o de sua primeira ediç ã o, O que é isso, companheiro?, que foi adaptado por Bruno Barreto para o cinema em 1997, continua sendo um dos mais contundentes documentos histó ricos já produzidos acerca do perí odo militar. &ldquo Este é o livro de um homem correndo da polí cia, tentando compreender como é que se meteu, de repente, no meio da Irarrazabal, no Chile, se apenas cinco anos antes estava correndo da Ouvidor para a Rio Branco, num dos grupos que fariam mais uma demonstraç ã o contra a ditadura militar que tomara o poder em 1964. Onde é mesmo que está vamos quando tudo começ ou?&rdquo &ndash Fernando Gabeira Publicado pela primeira vez em 1979, O que é isso, companheiro? conquistou um lugar de destaque na categoria dos livros que melhor retratam um dos perí odos mais obscuros da histó ria brasileira: a ditadura militar. Documento histó rico &ndash esta seria a melhor maneira de categorizar a narrativa que Fernando Gabeira empreende para nos contar, em primeira pessoa, como jovens guerrilheiros, em 1969, conseguiram realizar a mais espetacular proeza de um grupo de esquerda: o sequestro do embaixador americano. O entã o jornalista recé m-saí do do Jornal do Brasil e seus companheiros de organizaç ã o &ldquo trocaram&rdquo a vida do embaixador pela libertaç ã o de 15 presos polí ticos. Heró is? Vilõ es? Loucos? Inconsequentes? A vitalidade deste livro, sua permanê ncia e sua importâ ncia residem no fato de que seu autor nunca esteve alheio à s contradiç õ es de sua geraç ã o. Nas pá ginas deste contundente, emocionante e, por vezes, irô nico relato, somos confrontados com nossos pró prios fantasmas. Será que somos tã o diferentes assim do que foi Fernando Gabeira? Aos 75 anos, ele segue sua jornada, contando e refletindo sobre a histó ria do nosso paí s. A coragem de admitir que precisamos nos reinventar a cada dia na construç ã o de um mundo melhor e mais democrá tico continua sendo uma de suas qualidades mais marcantes. Aos que resistem a isso, cabe-nos apenas perguntar: O que é isso, companheiro?

Ver Ofertas Ver Comentários

O que é isso, companheiro?

2

Democracia Tropical

O que aconteceu com a jovem democracia brasileira nos ú ltimos 30 anos? Em que encruzilhada nos metemos? Que paí s surgirá depois dos escombros de 2016? Democracia tropical nasceu das anotaç õ es de Fernando Gabeira sobre o caminho percorrido pela democracia brasileira desde o movimento Diretas Já até os dias de hoje. Esta narrativa, ilustrada com fotos memorá veis, traz o Gabeira personagem da histó ria, contando e refletindo sobre o que viu e viveu ao longo de sua trajetó ria como jornalista, ativista e polí tico. Entremeados a esses apontamentos, os artigos que ele escreveu sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff ajudam a entender os fatos que marcaram 2016, um ano que certamente entrará para a histó ria como um dos mais difí ceis do paí s. Seja em seu caderno de anotaç õ es, seja nos artigos, Gabeira nunca se até m a um ú nico tema, num constante exercí cio de ir e vir no tempo e enxergar o que um fato mais esconde do que revela. Nos apontamentos, se lembra da resistê ncia à ditadura, do exí lio, do retorno ao Brasil, das Diretas, de sua vida como deputado. Já nos artigos dá conta do ritmo alucinante com que nossas mazelas foram expostas ao longo de 2016, com o sistema polí tico derretendo enquanto a Lava Jato desvendava a corrupç ã o endê mica. Em meio a tudo isso, revisita antigas utopias e vasculha na memó ria ossinais da catá strofe que hoje nos toma de assalto. Democracia tropical é um livro para quem deseja pensar e aperfeiç oar o Brasil.

Ver Ofertas Ver Comentários

Democracia Tropical

3

Onde está tudo aquilo agora?

Não é pequena a marca de Fernando Gabeira na história política e cultural do Brasil. Em cinquenta anos de atividade pública, ele jamais se fixou num dos muitos papéis que lhe couberam: o revolucionário, o ecologista, o deputado, o ativista. Como seu famoso relato, O que é isso, companheiro?, este livro também nasce de uma indagação. Se, no primeiro, Gabeira usava a militância na luta armada para reavaliar suas posições, em Onde está tudo aquilo agora? é toda essa trajetória de cinco décadas que ele passa em revista. A partir de uma revolta incipiente, “um difuso desejo de liberdade”, acompanhamos os caminhos que o fazem se voltar para o jornalismo e se empregar em redações do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, iniciando então sua atividade política. É como jornalista que ele acompanha o golpe de 1964. Com o endurecimento do regime, Gabeira radicaliza e se envolve num dos mais conhecidos episódios da ditadura, o sequestro do embaixador Charles Elbrick. Do dia a dia no cativeiro aos lances cinematográficos que seguiram a ação, e que culminariam na prisão e exílio de Gabeira, somos apresentados a uma nova reflexão sobre o sequestro e a militância política na ditadura. Num comovente relato sobre o cárcere e o exílio, que inclui seu treinamento guerrilheiro em Cuba, Gabeira vê sua atuação na luta armada sob a ótica de um militante descrente, que encontra na ecologia uma forma nova de ativismo. Com a anistia e a abertura, surgiu um projeto institucional que visava criar uma política “verde-vermelha”, na aliança do Partido Verde com o pt. Em quatro mandatos, Gabeira conheceu por dentro o funcionamento do Congresso, participando de CPIs e buscando novos meios de atuação. Na parte final de Onde está tudo aquilo agora?, Gabeira passa a limpo esses dezesseis anos como deputado em Brasília, assim como as duas campanhas políticas, para a prefeitura e para o governo do Rio. Os erros e as dificuldades são inseridos numa meditação ampla sobre o fisiologismo e a política partidária no Brasil. Do rompimento com o PT a uma percepção interna do mensalão, ele transforma a atividade parlamentar em mais um passo para compreender a democracia, a liberdade e o poder.

Ver Ofertas Ver Comentários

Onde está tudo aquilo agora?

4

Manual dos Sobreviventes

Sem a pretensão de abarcar toda a extensa atividade jornalística de Fernando Gabeira e muito longe de esgotar o assunto e as múltiplas possibilidades editoriais que ele implica, foram selecionadas para este livro algumas crônicas capazes de revelar um Gabeira sempre atual, mesmo que os textos escolhidos sejam do período em que o autor escrevia em colunas da Folha de S. Paulo, entre 1995 e 2007. Tão polêmicas e nada gratuitamente provocadoras, as crônicas foram selecionadas de acordo com as áreas de militância e do pensamento nas quais Fernando Gabeira tem contribuído mais marcadamente para o debate democrático na sociedade brasileira, como política, questão ambiental, drogas, comportamento, direitos humanos e cultura.

Ver Ofertas Ver Comentários

Manual dos Sobreviventes

5

Encontros - Fernando Gabeira

Com apresentação deGuilherme Fiuza este livro reúne de forma inédita as principais entrevistas realizadas por Fernando Gabeira desde a resistência à ditadura militar até as reflexões sobre as novas tecnologias.

Ver Ofertas Ver Comentários

Encontros - Fernando Gabeira

6

Entradas e Bandeiras - Depoimento

Cod: 155614/ 208 pg. / LITERATURA BRASILEIRA. ROMANCE BRASILEIRO.UMA EXPEDICAO MUITO ESPECIAL. DESBRAVA O RETORNO, O REENCONTRO. MESMO QUANDO RECORDA, PROJETA. MESMO PRA QUEM NAO TINHA DUVIDAS, FICA REFORCADA E COMPREENCAO DE QUE VOCE NAO E LATERALMENTE MEMORISTA, MAS CENTRO-AVANTE DE UMA PARTIDA DIFICIL, QUE AINDA PROSSEGUE. A EXPEDICAO PE NARRADA E TAMBEM A NOSSA, COMO E TEMPO, O DE ANTES E O DEPOIS.11ª.EDICAO.

Ver Ofertas Ver Comentários

Entradas e Bandeiras - Depoimento

7
Etc E Tao. Cronicas De Fim De Seculo

8

A Maconha - Coleção Folha Explica

Os efeitos da maconha em quem fuma e quem não fuma são os maiores disparatados. Argumentos científicos, estudos sociológicos, causas jurídicas, relatos literários, experiências médicas, depoimentos pessoais: tudo isto faz parte da mitologia da canábis, que só raramente é estudada com isenção. O caso do Brasil merece atenção particular. O papel social que a planta desempenhou na escravidão e seu uso em rituais religiosos na selva amazônica são só alguns exemplos do que se vai abordar neste livro. Trata-se não só de conhecer os prós e contras do assunto, mas de entender por que se ataca e por que se defende um hábito disseminado pelo mundo inteiro.

Ver Ofertas Ver Comentários

A Maconha - Coleção Folha Explica

9

Sinais de vida no planeta Minas, Gabeira, Fernando

Este eBook foi convertido ao formato digital por uma comunidade de voluntários. Você pode encontra-lo gratuitamente online. A compra da edição Kindle inclui os custos da entrega sem fio.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sinais de vida no planeta Minas, Gabeira, Fernando

10
O Crepusculo do Macho

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias