Banner Ofertas


Banner Amazon

06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros sobre a Bossa Nova

Selecionamos 10 melhores livros para saber tudo sobre a era da Bossa Nova.

Top 10 Melhores Livros sobre a Bossa Nova Bossa nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que, por conseguinte, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, que ficou conhecido como “batida diferente”.De acordo com o musicólogo Gilberto Mendes, a vertente era uma das “três fases rítmicas do samba”, na qual a "batida" da bossa havia sido extraída a partir do "samba de raiz". Segundo o jornalista Ruy Castro, era “uma simplificação extrema da batida da escola de samba”, como se dela tivessem sido retirados todos os instrumentos e conservado apenas o tamborim. O marco inicial da bossa nova é o samba "Chega de Saudade" (de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), lançado originalmente por Elizeth Cardoso em 1958 e, pouco depois, por João Gilberto, que tocou violão em ambas as gravações.[2] Paralelamente a isso, o pianista e vocalista Johnny Alf, desde a gravação de “Rapaz de bem”, canção marcada pela influência do jazz, também se tornava um dos pioneiros da renovação do samba naquele momento. Confira a nossa seleção das melhores biografias.

1

Eis aqui os Bossa-nova

O livro traz a biografia oral do movimento Bossa Nova, tecida pelo crítico e historiador Zuza Homem de Mello. Testemunha ocular e auditiva de todos os passos decisivos que nossa música popular deu nas últimas seis décadas, Zuza escreveu a primeira versão de 'Eis aqui os bossa-nova' em 1976. A obra logo se transformaria numa raridade bibliográfica. Estava tudo lá: da gênese do movimento à entrada em cena de Caetano Veloso & cia. Passados 32 anos, Zuza Homem de Mello remontou todos os depoimentos recolhidos entre 1967 e 1971, acrescentou detalhes esclarecedores e enriqueceu a obra com novas reminiscências. O livro traz depoimentos de 27 grandes nomes da música popular brasileira. Entre eles, estão: Tom Jobim, Caetano Veloso, Carlos Lyra, Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil, Nara Leão, Johnny Alf, Roberto Menescal e Vinicius de Moraes.

Ver Ofertas Ver Comentários

Eis aqui os Bossa-nova

2

Do Samba À Bossa Nova: Inventando Um País

A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, Do samba à bossa nova: inventando um país pretende discutir o nascimento da música popular urbana no Brasil e o seu percurso ao longo da primeira metade do século XX, até 1958, quando se dá eclosão do movimento bossa nova. Da dificuldade inicial de inserção do samba no ambiente cultural brasileiro à sua consagração como símbolo de nacionalidade, da estandardização do gênero à sua modernização com a bossa nova, o livro busca apresentar as transformações temáticas e musicais do samba e a participação da música popular na construção de uma identidade brasileira.

Ver Ofertas Ver Comentários

Do Samba À Bossa Nova: Inventando Um País

3

A onda que se ergueu no mar - Novíssimos mergulhos na Bossa Nova

A onda que se ergueu no mar apresenta o universo de Tom Jobim e João Gilberto, mas agora de um ponto de vista mais íntimo e pessoal. Aqui estão os relatos ― alguns, alegres; outros, dramáticos e até trágicos ― por trás dos microfones, envolvendo os próprios Tom e João, Nara Leão, Dick Farney, Lucio Alves, Johnny Alf, João Donato, Orlando Silva, o assassinato do pianista Tenório Jr. em Buenos Aires e até a saga de Brigitte Bardot em Búzios, ao som da Bossa Nova. Esta é uma nova edição, revista e ampliada com cinco textos-bônus ― um deles revelando os ásperos bastidores da gravação do disco Getz/Gilberto e outro, narrando a glória e a miséria de um ídolo: Wilson Simonal.

Ver Ofertas Ver Comentários

A onda que se ergueu no mar - Novíssimos mergulhos na Bossa Nova

4

Essa tal de Bossa Nova

Com prefácio assinado pelo escritor Paulo Coelho e apresentação do jornalista e escritor Nelson Motta, Essa tal de Bossa Nova reúne histórias da música brasileira contadas por Roberto Menescal, um dos criadores da Bossa Nova. O livro é divido em dois momentos, o primeiro dedicado às histórias da Bossa Nova, e o segundo às histórias da MPB vividas por Menescal no período em que foi Diretor Artístico da PolyGram. As histórias de Menescal trazem os primeiros encontros entre aqueles que viriam a ser os protagonistas de um dos mais importantes movimentos da música mundial, os bastidores do histórico show no Carnegie Hall e o impacto daquela noite nas vidas dos envolvidos com o movimento. Esse evento mudou os rumos do gênero musical que nascera anos antes na timidez do apartamento de Nara Leão, musa da Bossa Nova. Maysa, Astor Piazzola, Roberto Carlos, Dorival Caymmi e Villa Lobos são alguns dos personagens dessas histórias.

Ver Ofertas Ver Comentários

Essa tal de Bossa Nova

5

Bossa Nova - a Grande Aventura do Brasil

Em 1988, com 23 anos de idade, jean-paul delfino escreve seu primeiro livro intitulado brasil bossa nova, que é uma declaração de amor à música que ele adora e ao país que transformou sua vida. Trinta anos depois, ao encontrar numa caixa de sapatos as gravações em fita cassete contendo entrevistas que ele fez com artistas que marcaram profundamente a mpb, decidiu voltar ao tema. Esse novo livro que intitulou bossa nova: a grande aventura do brasil é uma homenagem ao ritmo pelo qual se apaixonou. O autor percorre toda a história desse movimento e aborda temas absolutamente ignorados pelos musicólogos: o papel da mulher, o racismo na década de 50, os antecedentes da ditadura militar etc. Ele também atribui a joão gilberto a plena e total paternidade dessa música que é, ainda hoje, ouvida e adorada nos cinco continentes.

Ver Ofertas Ver Comentários

Bossa Nova - a Grande Aventura do Brasil

6

Orfeu da Conceição: Moraes, Vinicius de

"Tragédia carioca", Orfeu da Conceição transporta para um cenário tipicamente brasileiro o mito de Orfeu, filho de Apolo, uma das histórias mais emblemáticas da vasta mitologia grega. Imerso em sofrimento depois da morte da amada Eurídice, o músico vê-se incapaz de entoar suas canções, pois os sons melodiosos e tristes de sua lira não o consolam da perda do grande amor. Desesperado, Orfeu decide descer ao Hades (o reino dos mortos) para trazer Eurídice de volta à terra. Ambientada em uma favela carioca, Orfeu da Conceição estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, com enorme sucesso. Nada mais justo: com músicas de Tom Jobim - a peça inclusive inauguraria a fecunda parceria entre o poeta e o compositor -, cenários de Oscar Niemeyer e figurinos de Lila Bôscoli, o texto é ainda hoje um marco na releitura inteligente dos mitos gregos diante da realidade social, da mistura entre poesia e música popular, entre teatro e canção.

Ver Ofertas Ver Comentários

Orfeu da Conceição: Moraes, Vinicius de

7

Chega de saudade

Chega de saudade reconstitui a vida boêmia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova - boate por boate, tiete por tiete, história por história. Para compor este fascinante mosaico envolvendo música e comportamento, Ruy Castro ouviu dezenas de seus participantes: compositores, cantores, instrumentistas - além dos amigos e inimigos deles.O resultado é uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos - protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, SylvinhaTelles, Elis Regina e pela legião de jovens que eles seduziram com seu charme e suas canções - para sempre.

Ver Ofertas Ver Comentários

Chega de saudade

8

Do Modernismo à Bossa Nova

O método das contradições é o modo como Britto aborda o modernismo brasileiro e seus desdobramentos. Sua reflexão parte das vanguardas europeias e da Semana de 1922 para chegar à bossa nova e à tropicália. Nesse trajeto, são analisadas as relações da literatura, da música e da educação com os problemas culturais, sociais e políticos do país. O autor argumenta que as contradições do modernismo brasileiro são as de nosso comportamento lírico – ora intimista e individual, ora crítico e social. Apresentação Glauber Rocha

Ver Ofertas Ver Comentários

Do Modernismo à Bossa Nova

9

Box História de Canções - Tom Jobim e Chico Buarque

A história de dois gênios de nossa música num único box! As histórias das músicas de dois dos maiores ícones da MPB. Nesses dois volumes, muitas curiosidades e "causos" inesquecíveis de canções que marcaram história. Garota de Ipanema, por exemplo, surgiu em uma tarde de chope no bar Veloso, no Rio, quando Vinicius e Tom avistaram a musa que inspirou a canção desfilando sua beleza pela orla. Já Chico Buarque, em Morena dos Olhos d'água, nunca assumiu a sua musa para não causar ciúmes em sua legião de admiradoras. O que não significa que, amiúde, não ligou para uma ou outra, convenientemente "confessando" seu amor através da canção. Assim, uma a uma as músicas vão sendo destrinchadas, para que todos, na próxima vez que cantarem, saibam exatamente o que cada trecho quis dizer.

Ver Ofertas Ver Comentários

Box História de Canções - Tom Jobim e Chico Buarque

10

Samba e Bossa Nova

Como nasceu o samba? De onde veio esse ritmo tão brasileiro? E, depois dele, como se formou a bossa nova? De que maneira esses gêneros ganharam o mundo e se tornaram símbolos do nosso país? Quem são os principais compositores e intérpretes? Quais o s maiores sucessos? Todas as respostas para essas e outras perguntas estão no primeiro livro da Coleção Ritmos do Brasil, que traz a fascinante história da música brasileira.

Ver Ofertas Ver Comentários

Samba e Bossa Nova

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias