amazon

12/11/2020 14:41:50

10 Melhores Livros sobre o Flamengo para dar de Presente

Listamos os 10 livros sobre o Flamengo por escritores como: José Lins do Rego, Ruy Castro, Mario Filho e Ziraldo entre outros.


A história do time de maior torcida do Brasil eternizada nas palavras de grandes autores brasileiros como José Lins do Rego, Ruy Castro, Mario Filho e Ziraldo sem contar biografias de grandes figuras de destaque da história rubro-negra.

10 Melhores Livros sobre o Flamengo para dar de Presente
1

O vermelho e o negro por Ruy Castro

Sua camisa vermelha e preta viaja de canoa pelos igarapés, galopa pelas coxilhas, caminha pelos sertões, colore todas as praias, está nos barracos e nas coberturas. Suas cores vestem homens e mulheres, famosos e anônimos, pobres e ricos, idosos e crianças, feios e bonitos. Quem é? Leva o prêmio quem disser Flamengo. É o clube de maior torcida do Brasil e - por que ser modesto? - do mundo. Com seus quase 40 milhões de adeptos, chega perto da população inteira da Espanha. E, apesar de cobrir todo o território, é surpreendentemente una. (Como se explica que um rubro-negro do Acre ou de Caxias do Sul reaja exatamente como um rubro-negro do Leblon?) No dia em que se estudar a fundo a integração nacional à luz da modernidade, vai-se descobrir que, além do Flamengo, talvez só a Igreja Católica e o jogo do bicho sejam tão abrangentes. Não por acaso, as três instituições se alimentam da mesma matéria-prima: a fé. O vermelho e o negro (originalmente editado pela DBA, em 2001) é uma narrativa ágil, alegre e informativa da (mais que centenária) trajetória do Flamengo, por um escritor de pele decididamente rubro-negra: Ruy Castro. Sim, é o livro de um torcedor do Flamengo. Mas para ser lido também pelos torcedores dos times adversários e até pelos que não torcem por time nenhum - e que, depois disso, talvez entendam melhor a magia que o futebol desperta.

Saiba mais

O vermelho e o negro por Ruy Castro
2

Seja no mar, seja na terra - 125 anos de histórias por Roberto Assaf

Um Flamengo que vai muito além do futebol e que mostra a sua origem, a sua formação e sua importância na atualidade como maior fenômeno popular do Brasil. Não se trata de ficção. Muito pelo contrário. Em “Seja no Mar, Seja na Terra – 125 anos de histórias”, o jornalista e escritor Roberto Assaf, em seu 18º livro, esmiúça a identidade do clube mais querido do país e relata, em episódios devidamente documentados, que o Rubro-Negro vai muito além dos acontecimentos dentro de campo. Seja no Mar, Seja na Terra” imerge de um mergulho profundo e desbravador em jornais e revistas centenárias, por meio dos quais foi possível o resgate de acontecimentos que o próprio clube ignora. Há a descoberta de desconhecidos ilustres, a revelação de lugares esquecidos e o esclarecimento de pontos nebulosos, reparando equívocos consagrados. O livro traz ainda a relação detalhada de todos os presidentes do clube, com suas biografias e atividades tanto no esporte como na vida profissional – informação jamais editada em tempo algum, e que o próprio clube não possui em seus arquivos. “Seja no Mar, Seja na Terra” é um trabalho de fôlego.

Saiba mais

3

Flamengo. O Mais Querido Do Brasil Em Quadrinhos por Ziraldo

Com uma das maiores torcidas do mundo - 35 milhões de torcedores espalhados por todo o país - só mesmo um verdadeiro apaixonado pelo rubro-negro poderia ser escalado para relembrar as glórias do Flamengo. São as ilustrações do Ziraldo e os personagens que ele criou que contam a história do time no livro 'O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos'.Uma das histórias desse livro conta como o próprio Ziraldo mineiro de Caratinga tomou contato com o time carioca na pequena cidade do interior de Minas: com a popularização do rádio as cidades que ainda não possuem as próprias emissoras retransmitiam as ondas vindas do Rio de Janeiro. Mesmo quem estava à quilômetros da cidade acabava acompanhando o campeonato carioca o que explica a popularidade do time por todo o território nacional.Com a linguagem divertida das histórias em quadrinhos o livro conta como foi o surgimento do clube de regatas com o sucesso das competições de remo a decisão de parte dos jogadores do Fluminense de fundar um novo time a origem da rivalidade com o Fluminense as histórias dos grandes títulos conquistados - só os estaduais já somam 31 - e as músicas inspiradas pelas glórias do time também entre outros momento da trajetória do Flamengo.Uma característica importante dos torcedores do Flamengo permeia as histórias: a paixão pelo time é coisa de família passada de pai para filho de avó para neta. Como na história em que uma família não se importa em perder minutos preciosos de um jogo para poder assisti-lo ao lado do avô doente.De maneira sensível e criativa as histórias ilustradas por Ziraldo mostram situações comuns a muitos brasileiros apaixonados pelo Flamengo e que vibram a cada conquista desse time de futebol tão querido pelo Brasil.

Saiba mais

Flamengo. O Mais Querido Do Brasil Em Quadrinhos por Ziraldo
4

Historias Do Flamengo (Português) Capa comum – 8 maio 2012 por Mario Filho

Histórias do Flamengo, mais um clássico do futebol brasileiro conduzido pelas mãos de Mario Filho, retorna ao público pela Mauad X, que, nesta 4ª. edição, reproduz o texto completo da obra, referente à 2ª. edição (sem data). Este livro teve sua 1ª. edição em 1945, que antecedeu, em dois anos, o lançamento de O Negro no Futebol Brasileiro, também de Mario Filho, publicado em 1947. Já a 3ª. edição de Histórias do Flamengo é de 1966, ou seja, de há 48 anos. O início do Flamengo ou "O Berço", como Mario intitula uma das partes da obra, está minuciosamente contado nestas páginas. Os detalhes são inimagináveis, passando pela "infância" do clube, indo do nascimento do Fla-Flu ao primeiro Fla-Flu, da República Paz e Amor ao Café Rio Branco, e culminando com a descrição bem-humorada de figuras muito curiosas. E, evidentemente, à medida que avançam as histórias, também casos sobre o Fluminense, o Vasco, o Botafogo, que se mesclam em algum episódio sobre o Flamengo. Em Histórias do Flamengo desfilam personagens bem conhecidos, muitos deles flamenguistas "doentes", como o escritor José Lins do Rêgo e o locutor e compositor Ary Barroso. Em algumas passagens, até Ruy Barbosa, o Barão do Rio Branco e Olavo Bilac são mencionados. As histórias se multiplicam e são deliciosas! Como diz Mario Filho no título de um dos capítulos, "Coisas que só acontecem ao Flamengo".

Saiba mais

Historias Do Flamengo (Português) Capa comum – 8 maio 2012 por Mario Filho
5

Flamengo é puro amor por José Lins do Rego

José Lins do Rego foi o primeiro importante autor brasileiro a escrever sistematicamente sobre o futebol, antecedendo a Nelson Rodrigues em alguns anos. Estes dois grandes escritores e apaixonados pelo esporte deixaram crônicas saborosas, um delicioso painel de uma época. O romancista dedica belas passagens a Zizinho, Ademir, Jair, Heleno, Biguá, ídolos de nossas torcidas, mas também revela os bastidores dos clubes, dos dirigentes, histórias vividas fora dos gramados. Neste sentido, o volume, além de resgatar este lado sempre lembrado e pouco conhecido de José Lins do Rego, é uma declaração de amor ao futebol que se jogava então.

Saiba mais

Flamengo é puro amor por José Lins do Rego
6

Simplesmente Zico por Priscila Ulbrich

Quem é Zico? Como o garoto franzino, nascido Arthur Coimbra, transformou-se em um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior ídolo da história do Flamengo? Neste livro – por meio de depoimentos de colegas como Adílio, Júnior e Roberto Dinamite, de técnicos como Joel Santana e Valdir Espinosa e até de “fãs” mais recentes como Neymar e Alex –, o leitor vai conhecendo a carreira, a vida e os bastidores que contribuíram para formar esse jogador tão especial. Zico ganhou tudo com o rubro-negro. E se não ganhou uma Copa do Mundo, é como disse Edu César: “azar da Copa”.Ele incorpora três dos estereótipos mais apedrejados do Brasil: o tabelião, o cartola e o político. Foi o dirigente que ficou mais tempo à frente do Flamengo, assumindo o clube em situações dramáticas e comandando as conquistas mais importantes. É o notário mais antigo em atuação no país, um dos nomes mais prestigiados da profissão. Viveu a política desde os tempos de JK e participou de episódios decisivos da Campanha das Diretas, da Nova República e da Constituinte ao lado de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e outros grandes nomes da história da redemocratização. Marcio Braga tem sido campeão na vida, campeão no sentido de vencedor e também no sentido mais forte de lutador e combatente das boas causas. Este livro é uma coleção de histórias dessas brigas nos mundos do futebol, da política e dos negócios. É também uma coleção de lembranças saborosas e surpreendentes, desde a origem judaica e a saga dos antepassados na Amazônia até a intimidade com o presidente Juscelino Kubitschek, a construção de Brasília, as delícias dos Anos Dourados no Rio de Janeiro, a euforia no jet set e os amores de cinema, com rosas vermelhas, champanhe e poesia. Cenários e personagens se multiplicam em Coração Rubro-negro. Épocas e aventuras se sucedem. E em todas as histórias do livro está viva a paixão da maior torcida do mundo - a Nação Rubro-negra. Mesmo sendo parte desta seita faz tanto tempo, Marcio não se atreve a explicar o que é a entidade mágica chamada Flamengo, essência e comunhão de gente de todo jeito e todo lugar, pelo Brasil e pelo planeta. Ele aprendeu e ensina que esse mistério, que está em cada palavra deste livro, nunca será desvendado por qualquer ciência. Sabe-se que habita a alma do torcedor enlouquecido e assombra o espírito do adversário.

Saiba mais

Simplesmente Zico por Priscila Ulbrich
7

Bíblia do Flamengo por Luís Miguel Pereira

Vendo a disposição dos conteúdos no livro, os fatos, as ilustrações e curiosidades que passam pela minha vida de torcedor e ajudam a entender a minha carreira como jogador, a memória trabalhou intensamente. Viajei no tempo por grandes conquistas como a do Mundial, em Tóquio, quando todos nós ficamos naquele frio japonês imaginando a festa que tomava conta de vários cantos do Brasil. (…) Na leitura fácil das fichas, curiosidades sobre ex-companheiros, notei o quanto será saboroso compartilhar as histórias vividas com eles com meus netos. E, ao folhear passando mais velozmente as páginas, meu dedo parou por acidente no texto que lembrava a artilharia da Libertadores de 1981. Curioso porque aquela competição foi especial. Marquei 11 gols, dois deles no jogo contra o Cobreloa, na final. Gols comemorados como se eu vingasse nosso time, que jogava bola, diante de uma equipe que baseava sua estratégia na violência. Acho que jamais vibrei como naqueles gols. (…) Encontrei vários trechos que aguçaram a minha memória, e creio que o torcedor também vai se identificar. A obra tem ainda frases, o resgate de grandes personagens do Flamengo, e detalhes para serem consultados a qualquer hora, que tornam o livro indispensável na mesa-de-cabeceira de quem é torcedor. Boa leitura e saudações rubro-negras! ZICO In Prefácio

Saiba mais

Bíblia do Flamengo por Luís Miguel Pereira
8

Márcio Braga Coração Rubro-negro: Histórias do Tabelião, Cartola e Político por Márcio Braga

Quem é Zico? Como o garoto franzino, nascido Arthur Coimbra, transformou-se em um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior ídolo da história do Flamengo? Neste livro – por meio de depoimentos de colegas como Adílio, Júnior e Roberto Dinamite, de técnicos como Joel Santana e Valdir Espinosa e até de “fãs” mais recentes como Neymar e Alex –, o leitor vai conhecendo a carreira, a vida e os bastidores que contribuíram para formar esse jogador tão especial. Zico ganhou tudo com o rubro-negro. E se não ganhou uma Copa do Mundo, é como disse Edu César: “azar da Copa”.

Saiba mais
Márcio Braga Coração Rubro-negro: Histórias do Tabelião, Cartola e Político por Márcio Braga
9

Heptacular: O Ano Mágico Rubro Negro por Arthur Muhlenberg

tomou conhecimento dos adversários e conquistou o Campeonato Brasileiro estabelecendo uma série de recordes na competição: maior pontuação, melhor ataque, maior número de vitórias, maior invencibilidade, melhor média de público, entre outras marcas. Neste Heptacular: o Ano Mágico Rubro-Negro, o craque-cronista Arthur Muhlenberg narra com sua verve única, jogo a jogo, toda a trajetória da equipe sob a ótica apaixonada do torcedor. Leitura imperdível para os amantes do futebol bem jogado e da literatura boleira de primeira qualidade. Como bem diz na orelha do livro o escritor Sérgio Rodrigues, autor de O drible: “Escrever sobre futebol é difícil e fica ainda mais difícil quando as palavras têm que dar conta de fatos tão grandiosos quanto os que o Flamengo viveu em 2019. Nessa hora o escriba se vê diante de forças realmente cósmicas, energias conjuradas em estádios imantados por cânticos aos quais se atam, numa malha de fios invisíveis, onze entidades em campo. Como pôr em palavras o que acontece quando um elenco de jogadores dessa qualidade cruza com um treinador dessa têmpera e tudo isso se passa sob a bandeira que tem as cores mais flamejantes e domina as mais vastas amplitudes do universo conhecido? [...] é só ler este livro e se deixar levar pelo cronista rubro-negro numa viagem cronológica, poética, épica, mítica [...], jogo a jogo, pelo heptacampeonato do ano mais luminoso da reluzente história do maior clube de futebol do mundo.”

Saiba mais
Heptacular: O Ano Mágico Rubro Negro por Arthur Muhlenberg
10

Mister Jesus: Quebrando Paradigmas no Futebol

Estamos perante um retrato fiel e objetivo da vida profissional do treinador Jorge Jesus. Obtido a partir de uma análise profunda e rigorosa dos seus 30 anos de carreira, vamos tentar entender as razões por trás do seu sucesso, as metodologias que o tornam tão diferente, os traços de personalidade que fazem do Mister Jesus um personagem único e inimitável no mundo do futebol em 2019. São 52 clássicos disputados em Portugal, 108 jogadores brasileiros com quem trabalhou antes de chegar ao Flamengo, 124 duelos internacionais que protagonizou na Europa, 1121 jogos como treinador profissional e inúmeras histórias de vida que traçam um perfil brutalmente honesto e nunca antes conhecido. Dos confrontos táticos com treinadores como Alex Ferguson, Diego Simeone, Zinedine Zidane, Carlo Ancelotti, Rafa Bénitez ou Didier Deschamps, às estratégias pensadas para travar jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Luka Modric, Zlatan Ibrahimovic ou Karim Benzema. Os maiores palcos do futebol mundial não têm segredos para Jorge Jesus, mas para chegar lá, o técnico teve que começar por baixo, em campos de várzea e em clubes com modestas condições e ambições. Nunca duvidou nem por um instante das suas capacidades e alcançou sempre objetivos por onde passou, chegando a esta fase da sua carreira como um dos raros treinadores europeus a conhecer o sucesso também na América do Sul. É um livro de futebol, sim, mas é muito mais do que isso. É a história do menino que viu seu avô falecer ao seu lado no mais longo jogo da história do futebol, mas é também a história do jovem que decidiu ser jogador depois de adormecer “dentro” de um prato de sopa. É a história do futebolista que foi convidado para ser treinador quando ainda estava de chuteiras e caneleiras no campo, mas é também a história do treinador que teve uma arma apontada à cabeça em pleno campo de treinos. É a história do homem que treinou o irmão do Ronaldinho Gaúcho e o filho do Bebeto, mas é também a história de quem “ensinou” internacionais das melhores seleções do mundo, incluindo a do Brasil. Em suma, é Jorge Jesus na sua mais pura e absoluta essência. Um treinador ímpar e irrepetível, oriundo de um futebol que já não existe e dono de um conhecimento absoluto muito à frente do seu tempo.

Saiba mais
Mister Jesus: Quebrando Paradigmas no Futebol

Posts relacionados

Os Livros mais Vendidos de 2020 no Brasil
Melhores Livros para dar de Presente para seu amigo São Paulino
Livros em Promoção na Black Friday 2020
Melhores Livros sobre a Operação Lava-Jato
10 Livros para Apreciadores de Vinho

Posts mais recentes

As Melhores Barracas de Camping e Trilha Para 2 (duas) Pessoas
Melhores Suplementos a Base de Colina - Vitamina B8 de 2021
A Melhores e Mais Divertidas Joelheiras Para Crossfit
Melhores Palatinoses de 2021
As Melhores Livros Relacionados à Segunda Guerra Mundial

Mais lidas

Melhores Shakes Para Emagrecer e Substituir Refeições
5 melhores ZMA pra comprar em 2021
Os Melhores Modelos de On Running Masculinos
As Melhores Fritadeiras Sem Óleo AirFryer, Turbofryer, Airfry de 2021
Os Livros mais Vendidos de 2020 no Brasil

Categorias


amazon