Os livros sobre o método Montessori são excelentes para pais, educadores e profissionais da educação que desejam adotar uma abordagem pedagógica focada no desenvolvimento da autonomia, curiosidade e aprendizado natural das crianças. No cotidiano, essas obras podem ser usadas como guias práticos para criar ambientes que incentivem as crianças a explorar, aprender de forma independente e respeitar seu próprio ritmo de desenvolvimento. O método Montessori foi desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX, e se baseia na ideia de que as crianças aprendem melhor quando têm liberdade para escolher suas atividades em um ambiente preparado para estimular a descoberta e o aprendizado. Entre os principais benefícios de estudar o método Montessori estão a compreensão de como promover uma educação mais centrada na criança, o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social, e a formação de indivíduos mais responsáveis e autônomos. Ao escolher livros sobre o método Montessori, é importante buscar obras que expliquem os princípios fundamentais e ofereçam orientações práticas sobre como aplicar esses conceitos em casa ou em sala de aula.
Este bestseller sobre o Método Montessori abrange o extraordinário período de crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade, incluindo evidências neurocientíficas para uma abordagem que ajuda as crianças a desenvolver independência, concentração e curiosidade em relação ao seu mundo.O livro, totalmente ilustrado, contém inúmeras ideias de atividades práticas para serem desenvolvidas em conjunto e uma nova abordagem à educação com base no encorajamento e respeito.
O que é o método Montessori de educação? Por que adotá-lo? O conjunto revolucionário de teorias, práticas e materiais didáticos criados pela renomada pedagoga Maria Montessori continua relevante para o mundo atual? Esta é reconhecidamente a melhor obra para pais, professores, estudantes e profissionais de pedagogia e educação em busca de respostas a essas perguntas. Paula Polk Lillard escreve a partir de sua experiência tanto como educadora como mãe preocupada com todas essas questões. Embora tenha atuado muitos anos como professora em escolas públicas norte-americanas, foi seu entusiasmo pela educação que seu próprio filho vivenciou em uma escola montessoriana que a levou a se tornar porta-voz do movimento Montessori nos Estados Unidos e no mundo.
Em A Criança Montessori, Simone Davis, especialista em educação Montessori e proprietária da escola Jacaranda Tree Montessori School em Amsterdã, descreve como desenvolver a educação infantil de maneira gratificante, repleta de respeito e descobertas sobre o tempo de aprendizagem de cada um, além de enfocar as singularidades dos pequenos.Com centenas de ideias práticas para cada aspecto da formação inicial da vida da criança, a autora apresenta diversos princípios para fomentar a curiosidade natural do seu filho, desde confiar nele até promover uma sensação de bem-estar no ambiente familiar.O livro contém um método com um passo a passo para cultivar rotinas diárias com facilidade e atividades simples como: escovar os dentes, aprender a usar o banheiro sozinho, lidar com os irmãos e deixar de usar a chupeta.Além disso, a autora oferece sugestões sobre:• Manter-se calmo quando o seu filho está nervoso e estabelecerlimites com amor e respeito, sem recorrer a subornos ou castigos;• Organizar a sua casa e se livrar do caos;• Criar atividades Montessori que sejam adequadas para criançasde um a três anos;• Criar uma criança com senso crítico e que adora explorar o mundoà sua volta;• Ver o mundo através dos olhos do seu filho e ficar surpreendido e encantado com a perspectiva dele;Afinal, devemos guiar os nossos filhos e celebrar verdadeiramente cada etapa da formação da criança.Obtenha todas essas informações em nosso novo lançamento A Criança Montessori.
O livro A Descoberta da Criança é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada na suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.
“Este volume nasceu das palestras ministradas pela Dra. Maria Montessori durante o primeiro curso de preparação que ela desenvolveu em Ahmedabad após sua reclusão na Índia, que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste livro, ela trata das energias mentais da criança, que a tornam capaz de — sozinha, sem professores, sem as ajudas educacionais habituais, mesmo que deixada quase por conta própria e muitas vezes lhe impondo obstáculos — construir e consolidar, no espaço de poucos anos, todas as características da personalidade humana”. — Mario Montessori.
“Muitos pensam que respeitar as crianças e suas vidas psíquicas significa abandoná-las a si mesmas, mantê-las na passividade, quer dizer, não fazer com que trabalhem mentalmente. É totalmente ao contrário! Quando se toma por base os dinamismos naturais ou, dito de outro modo, quando a educação segue a psicologia específica do desenvolvimento humano, permite-se não apenas um progresso rápido e largo da cultura, mas ainda um reforço da personalidade. [...] Hoje, a maioria das crianças que encontramos são instáveis, preguiçosas, desorganizadas, violentas, teimosas, desobedientes, etc.: elas são funcionalmente doentes. Mas podem curar-se submetendo-se a uma espécie de higiene mental. Elas podem se normalizar. Nesse caso, elas também se tornam crianças disciplinadas capazes de apresentar muitas surpresas felizes. O que se chama de ‘Método Montessori’ gira em torno desse ponto essencial”. “A obra presente contém uma parte essencial dessa verdade de Maria Montessori. Ela constitui uma chave para penetrar na obra imensa e profunda dessa educadora formidável, que foi, talvez, a maior de todos os tempos”. Renilde Montessori “O livro A formação do homem, embora pequenino, é de grande profundidade. Pelo interesse que o trabalho de Maria Montessori vem despertando em educadores brasileiros, é importante que se tenha mais esta obra, em que a sua psicologia, seu olhar delicado e profundo das necessidades da criança, estão presentes”. Sonia Maria Braga, Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB)
A Psicogramática é um texto que pode ser incluído entre os clássicos da educação. É também o texto de uma estudiosa cujo pensamento é hoje inquestionavelmente vivo e atual, no qual o professor pode encontrar múltiplos estímulos para a realização de um ambiente de aprendizagem que permita à criança adquirir consciência das funções gramaticais de sua língua. “Todo este estudo é um meio estupendo de ginástica mental, de penetração em si mesmo e também uma maneira de ‘aperfeiçoar’ e ‘fixar’ a forma da língua. A gramática não faz a língua ― e não faz um escritor. Dá, sim, o caminho para ‘penetrar’ na linguagem que já se possui, para fixá-la e aperfeiçoá-la e, portanto, é extremamente útil para a criança que está organizando-a com sua própria força”. “Quando o alfabeto entra em contato com a linguagem articulada, torna-se uma chave que abre um segredo e realça toda a linguagem na totalidade. Quem quer que extraísse este significado do alfabeto, colocaria obstáculos no aprendizado e retornaria ao nível da pictografia e dos hieróglifos”.
“O problema fundamental da vida humana, e portanto da educação, é que o eu consiga tomar posse de seus próprios instrumentos motores, para poder obedecer, em suas ações, ao elemento que é superior às realidades vulgares e às funções da vida vegetativa, ‘aquele elemento’ que em geral é o instinto, mas que no homem faz parte da inteligência, veste do espírito criador. Existe um homem oculto, uma criança desconhecida, um ser vivo sequestrado que é necessário libertar. Essa é a primeira missão urgente da educação; e libertar, nesse sentido, é conhecer: é descobrir o ignorado. Tudo no homem está errado e tudo deve ser refeito. E para refazê-lo só existe um modo: retornar às fontes das energias criativas”.
One hundred and ten years ago, Maria Montessori, the first female physician in Italy, devised a very different method of educating children, based on her observations of how they naturally learn. In Montessori, Angeline Stoll Lillard shows that science has finally caught up with Maria Montessori. Lillard presents the research behind nine insights that are foundations of Montessori education, describing how each of these insights is applied in the Montessori classroom. In reading this book, parents and teachers alike will develop a clear understanding of what happens in a Montessori classroom and, more important, why it happens and why it works. Lillard explains the scientific basis for Montessori's system and the distinctions between practices in traditional, "Montessomething," and authentic Montessori education. Furthermore, in this new edition, she presents recent studies showing evidence that this alternative to traditional schooling does indeed make a difference. Montessori is indispensable reading for anyone interested in teaching, training, or considering Montessori schooling, in developmental psychology, or in understanding about human learning and education overall.
What can parents do to help their youngest children in their task of self-formation? How does the Montessori method of hands-on learning and self-discovery relate to the youngest infants? This authoritative and accessible book answers these and many other questions. Based on Dr. Maria Montessori's instructions for raising infants, its comprehensive exploration of the first three years incorporates the furnishings and tools she created for the care and comfort of babies. From the design of the baby's bedroom to the child-sized kitchen table, from diet and food preparation to clothing and movement, the authors provide guidance for the establishment of a beautiful and serviceable environment for babies and very young children. They introduce concepts and tasks, taking into account childrens' ''sensitive periods'' for learning such skills as dressing themselves, food preparation, and toilet training. Brimming with anecdote and encouragement, and written in a clear, engaging style, Montessori from the Start is a practical and useful guide to raising calm, competent, and confident children.