O vinho do Porto é produzido a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto. Lamego, São João da Pesqueira, Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste.
S. João da Pesqueira é o concelho com maior produção de vinho do Porto a nível nacional. Esta bebida é produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.
A quantidade de aguardente de origem vitícola destinada a interromper a fermentação, de acordo com o grau de doçura desejado, é fixada anualmente no comunicado de vindima.
A conhecida "Lei do Terço" define, de uma forma genérica, que cada agente econômico inscrito no IVDP como comerciante ou produtor-engarrafador de Vinho do Porto só poderá comercializar, em cada ano, “um terço dos vinhos com mais de um ano”, quantidade que poderá ser acrescida ainda de “30% dos vinhos adquiridos ou elaborados, na última vindima”. A regra define o quantitativo de vinho de Porto que poderá ser comercializado anualmente, que nada tem que ver com a data de início da comercialização de cada categoria de produto. Por exemplo, um vinho do Porto da categoria especial “Vintage” poderá ser comercializado a partir de 1 de maio do segundo ano a contar da respetiva vindima. Conheça a escolha dos nossos editores para os melhores Vinhos do Porto para comprar on-line.
Burmester ruby porto é jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência. Esse exemplar foi engarrafado jovem para preservar a sua personalidade forte e viva. O seu excepcional bouquet frutado, fresco e original revela-se uma experiência única, quando saboreado ao ar livre. Temperatura de serviço sugerida: 14ºC. Teor Alcoólico: 19,5. Notas Olfativas: frutas negras maduras como mirtilo, ameixa seca e nuance de amêndoas. Notas Visuais: Rubi Avermelhado. Notas Gustativas: jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência.
Apresenta aroma de frutas vermelhas maduras e notas florais No paladar é delicado, possui doçura equilibrada e final agradável Amadurece em tonéis de carvalho até ser engarrafado. Ideal para acompanhar sobremesas à base de chocolate. Graduação alcoólica: 20.00 Região Doc Douro em Portugal Uvas viníferas tinta barroca, tinta roriz, tinto cão, touriga nacional Uvas viníferas tinta barroca, tinta roriz, tinto cão, touriga nacional
Este Porto é uma homenagem ao fundador da casa Ramos Pinto: Adriano Ramos Pinto. No Brasil, faz tanto sucesso que é chamado, simplesmente, de Adriano. Trata-se de um Porto Reserva, elaborado a partir de um corte de vinhos envelhecidos ao longo de 6 anos na caves da empresa, em Vila Nova de Gaia. Agradável e versátil, apresenta camadas de aromas: de frutas frescas (cereja e amora), frutas secas (ameixa) e noz, além de toques balsâmicos. Na boca é um Porto com acidez vibrante equilibrando o frutado. Elegante e persistente, tem um toque macio e sugestões de pimenta que o tornam ainda mais atraente. UVAS: Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Franca HARMONIZAÇÃO: Devido às suas características, pode ser bebido acompanhando melão com presunto, doces de frutos secos e avinhando uma boa conversa de final de refeição.
Fonseca Ruby nasce a partir do blend de diferentes parcelas da propriedade. Estilo jovial e frutado, este Porto nos encanta por suas notas de frutas pretas maduras, como ameixas e cerejas, além de toques de chocolate. O vinho do Porto Ruby é um estilo tradicional de vinho do Porto e a Fonseca tem vindo a comercializá-lo desde a fundação da empresa, há mais de 150 anos. O vinho é estagiado durante três anos em grandes tonéis de madeira, onde amacia e se desenvolve, sem perder a sua frescura, o seu intenso caráter frutado e a sua profunda cor rubi. Uvas: Tinta Barroca, Tinta Cão, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional País: Portugal. Teor alcoólico: 20,0%. Harmonização: Tortas de frutas vermelhas, chocolate, queijos azuis e castanhas. Temperatura de Serviço: 14ºC – 16ºC.
A Caves Messias foi fundada em 1926, por Messias Baptista, que manteve a administração da empresa até 1973, hoje assegurada pelos descendentes da família. A produção de vinho do Porto acontece em Ferradosa, onde está a Quinta do Cachão, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquirida pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956. Ficha Técnica País: Portugal. Região: Douro. Produtor: Caves Messias. Categoria: Licoroso. Tipo: Porto. Subtipo: Tinto Graduação Alcoólica: 20%.