Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros Sobre o Ócio

Quais os melhores livros sobre o ócio? Quem usou a expressão pensar e ócio? O que é viver no ócio? O que é o ócio na filosofia? Com dúvidas? Vamos te ajudar!

Top 10 Melhores Livros Sobre o Ócio Segundo a Wikipédia, a defesa do ócio enquanto um momento de criação e reflexão, distinto portanto da noção de "não fazer nada", aparece na literatura do ocidente como uma resposta à sociedade industrial que tornou os indivíduos cada vez mais atarefados e presos ao mundo do trabalho. A base da teoria marxista desde o seu início era o direito progressivo do trabalhador a apropriação do ócio criativo, fazendo que a sociedade ficasse mais produtiva como um todo. Desde o século XIX, quando o jornalista francês Paul Lafargue (1842-1911) publicou seu notório O Direito à Preguiça, a noção do ócio passou a ser revista e readequada a essa nova sociedade. Subsequentemente ao texto de Lafargue, por exemplo, pode-se citar O Elogio ao Ócio, um ensaio de autoria do filósofo e matemático inglês Bertrand Russell (1872-1970), para quem o trabalho não é ou não deveria ser o objetivo da vida de um indivíduo, trazendo o ideal de um mundo em que todos possam se dedicar a atividades agradáveis, usando o tempo livre (ocioso) não apenas para se divertir, mas para ampliar seus conhecimentos e a capacidade de reflexão. Já na segunda metade do século XX, a expressão ócio criativo foi consagrada pelo texto homônimo do sociólogo italiano Domenico De Masi (1938-), publicado originalmente em 1995. Nele, De Masi analisa a questão do ócio numa sociedade pós-industrial. Querendo dar um novo sentido para a palavra ócio? Selecionamos para você os melhores livros que abordam o assunto, veja a escolha dos nossos editores!

1

O Trabalho no Século XXI: Fadiga, Ócio e Criatividade na Sociedade Pós-industrial

Um dos pensadores mais influentes da atualidade, De Masi traça um panorama completo das relações de trabalho que se estabeleceram ao longo da história, da escravidão ao trabalho remoto impulsionado pela pandemia de Covid-19. Indo além dos tradicionais estudos focados nas relações entre funcionário e fábrica, ele dedica igual atenção ao cansaço físico e mental, ao trabalho intelectual e às atividades criativas, que rompem a separação formal entre “trabalho” e “não trabalho”. Com mais de 20 livros publicados, De Masi contribuiu para a elaboração do conceito de ócio criativo – uma síntese de trabalho, estudo e lazer – como base de um novo tipo de sociedade centrada na produção de informações, serviços, inovação, valores e estética. Agora, com O trabalho no século XXI, ele lança luz sobre as possibilidades e os desafios que a sociedade pós-industrial apresenta e oferece um olhar surpreendentemente otimista sobre o futuro.

Ver Ofertas Ver Comentários

O Trabalho no Século XXI: Fadiga, Ócio e Criatividade na Sociedade Pós-industrial

2

Ócio e Contemplação - Ócio e Culto, Felicidade e Contemplação: ócio e Culto, Felicidade e Contemplação

Este pequeno livro do filósofo alemão Josef Pieper é simplesmente uma jóia. Nenhum outro livro deste tamanho nos ensina tantas verdades sobre tudo que precisamos saber para compreender o que e por que somos, e como viver uma vida que valha a pena. Este livro é um dos primeiros que eu recomendo para despertar para a vida, para aquilo que é essencial e glorioso no tocante à nossa vida. Pieper, com seu escrito, nos dá uma tranqüila certeza de que ele sabe o que mais importa. (James Schall) As serenas reflexões de Josef Pieper sobre a arte de ser sereno devem ser lidas por toda pessoa prática, e quanto mais a pessoa estiver envolvida com os negócios, a política e a vida pública, tanto mais útil será para ela. [...] De forma espantosamente breve, ele extrai da idéia de ócio não só uma teoria da cultura e de seu significado, não só uma teologia natural para os nossos tempos desencantados, mas também uma filosofia da filosofia ― um testemunho de o que a filosofia pode fazer por nós, e de o que deveria fazer, num mundo em que a ciência e a tecnologia tentaram usurpar a providência divina. (Roger Scruton) Josef Pieper é um filósofo católico, ancorado em Platão, Aristóteles e nos escolásticos, e ele deixa sua posição clara para os leitores. Seus escritos, porém, não constituem uma apologia cristã, o que, a seu ver, é tarefa da teologia. [...] Sua influência se dá no sentido de readmitir a filosofia num lugar de importância para toda pessoa educada que pensa, em vez de confiá-la a atividades esotéricas que só afetam o público de forma indireta, insidiosa e até distorcida. Ele restaura em seu posto na filosofia aquilo que o senso comum nos diz obstinadamente que deveria estar ali: inteligência e sabedoria. (T. S. Elliot) _____ “Ócio não é a atitude de quem costuma intervir, antes é a postura de quem se abre. [...] O ócio é uma atitude da alma (é necessário insistir nessa obviedade, pois o ócio não deve ser confundido com simples dados externos como: intervalo para descanso, tempo livre, fim de semana, férias. O ócio é um estado da alma!). O ócio é exatamente o oposto do modelo do ‘trabalhador’, e isso sob qualquer um dos aspectos mencionados: trabalho como atividade, trabalho como esforço, trabalho como função social”.

Ver Ofertas Ver Comentários

Ócio e Contemplação - Ócio e Culto, Felicidade e Contemplação: ócio e Culto, Felicidade e Contemplação

3

O Elogio do Ócio e Outros Ensaios

Tanto pelos temas como pelo estilo agradável, os chamados “ensaios pessoais” de Robert Louis Stevenson lembram o sabor da crônica literária brasileira. Pois neste livro, em certos momentos, o leitor terá a impressão de estar próximo também dos nossos cronistas, um Rubem Braga, um Carlos Drummond de Andrade, um Fernando Sabino, um Paulo Mendes Campos e outros clássicos brasileiros de texto sedutor.

Ver Ofertas Ver Comentários

O Elogio do Ócio e Outros Ensaios

4

Sobre o Ócio

O ensaio Sobre o Ócio diz respeito ao uso racional do tempo livre (otium), pelo qual se pode ajudar ativamente a humanidade engajando-se em questões mais amplas sobre a natureza e o universo. Sêneca defende o afastamento de atividades públicas e político-administrativas e o recolhimento como imprescindíveis para que o homem possa cumprir a sua missão de observar e julgar tudo pelo prisma do bem e da honestidade. Explica as posições dos fundadores do estoicismo Zenão, Cleantes e Crísipo fazendo um forte contraste com os ensinamentos de Epicuro. No fundo, o ócio, para o filósofo, não é apenas uma questão de ter tempo para descansar e realizar atividades relaxantes. É um aspecto crucial da própria vida, sem o qual não temos tempo nem energia para pensar, sendo assim forçados pelas circunstâncias a viver uma vida menos útil e realizadora do que de outra forma.

Ver Ofertas Ver Comentários

Sobre o Ócio

5

Uma Simples Revolução: Trabalho, Ócio e Criatividade - Novos Rumos Para uma Sociedade Perdida

Para Domenico De Masi, podemos resolver grande parte da complexidade da vida se entendermos que, se não vivemos em um mundo perfeito, nenhum momento histórico nos concedeu tanta liberdade, longevidade e possibilidades de realização quanto o que vivemos hoje. O desafio é saber como transformar essas possibilidades em fatos concretos. Para tanto, De Masi parte de seu vasto conhecimento para analisar a condição humana e social e colocá-la sob uma perspectiva inédita. Em capítulos curtos e de fácil leitura, ele apresenta proposições sobre a era pós-industrial, a tecnologia, o trabalho, o tempo, o ócio, a criatividade, o crescimento, o decrescimento, a política e a estética. Sua ideia é desenvolver uma civilização cada vez menos atribulada e interessada em poder, dinheiro e posse de bens materiais, e cada vez mais voltada à introspecção, à amizade, à diversão, à beleza e à convivência. Em meio ao excesso de informação, à obsessão com o trabalho e à escassez de tempo, De Masi traz uma proposta revolucionária – e ao mesmo tempo viável – para recuperar nossa capacidade de contemplação, ócio e divertimento e, assim, nos sentirmos plenamente humanos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Uma Simples Revolução: Trabalho, Ócio e Criatividade - Novos Rumos Para uma Sociedade Perdida

6

Ócio Valioso para Envelhecer Bem

É possível se aposentar de maneira ativa e satisfatória? O pesquisador Manuel Cuenca Cabeza acredita que sim. Ele enxerga no envelhecimento uma oportunidade; por meio do chamado ócio valioso, pode-se envelhecer de forma positiva. Ócio não significa não fazer nada, mas dedicar-se a algo prazeroso, que motiva o indivíduo e lhe dá vontade de viver. Segundo o autor, ócio valioso é aquele capaz de dar sentido às nossas ocupações diárias, por meio da contribuição positiva que as atividades de lazer nos trazem. Este livro apresenta ainda as variedades de ócio – lúdico ou esportivo, criativo ou cultural, ambiental ou festivo – capazes de desenvolver o potencial criativo do idoso, equilibrando satisfação individual e respeito ao coletivo.

Ver Ofertas Ver Comentários

Ócio Valioso para Envelhecer Bem

7

Poder, Estilo e Ócio

Desde que iniciou sua carreira jornalística em 1986, Joyce Pascowitch fez de tudo: foi à posse de quatro presidentes, jantou com Madonna, rodou o mundo (mas guarda um carinho especial por São Paulo, pela ilha de Míconos na Grécia, e pelo vilarejo de Trancoso na Bahia). Com o savoir-faire de quem sempre circulou pelos bastidores do poder político e econômico, ela revela detalhes de um universo onde sobra luxo e glamour, como a história do empresário que tem um jatinho com cama e chuveiro para chegar sempre disposto às reuniões e a importância de um bolsa Chanel na vida de uma jovem executiva.O livro é dividido em três partes. Na primeira, Poder, Joyce revive muitos dos momentos importantes de sua carreira como colunista da Folha de S.Paulo, como um passeio a bordo do avião Morcego Negro, que pertencia ao empresário P.C. Farias. Em Estilo, o tema é sua filosofia de vida, do gosto pela moda aos cuidados com corpo e mente, contando ainda sua experiência ao enfrentar um câncer. Ócio fala da necessidade de romper, de tempos em tempos, a ditadura do relógio e renovar as ideias. A jornalista mostra sua paixão por viagens, de Londres a Cingapura.Poder, estilo e ócio é um convite ao leitor para entrar no mundo de Joyce.

Ver Ofertas Ver Comentários

Poder, Estilo e Ócio

8

Ócio Estético Valioso

O livro discute as relações entre a teoria do ócio e a estética, tendo em vista o impacto do desfrute da arte durante os momentos de ócio para o desenvolvimento humano, sob a perspectiva do indivíduo e da sociedade que o cerca. Essa experiência pode ser compreendida sob a perspectiva da transcendência, assim como da cognição, e reconhecida como símbolo da experiência da vida. É que a arte se constitui como um saber sobre a condição humana, distinguindo-se de outros modos de conhecimento. Daí seu caráter libertário não apenas do ponto de vista da práxis mas, sobretudo, como instrumento político transformador.

Ver Ofertas Ver Comentários

Ócio Estético Valioso

9

O Ócio Criativo

Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes. A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas: - baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer; - centrado mais no crescente tempo livre do que no tempo decrescente dedicado ao trabalho; - atento à distribuição equânime da riqueza, assim como à sua produção de forma eficiente; - militante pela redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder; - no qual os indivíduos e a sociedade são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, o convívio, a amizade, o amor e as atividades lúdicas.

Ver Ofertas Ver Comentários

O Ócio Criativo

10

Ócio Criativo: 28 Reflexões Para Uma Vida Mais Feliz

Amor ou apego? Verdade ou opinião? Quanto mais amigos, melhor? Seria a morte o fim? E o que é felicidade? Estas são perguntas profundas. Para os Romanos, assim como para os Gregos, ócio não era o momento para a busca egoísta de prazer; ao contrário, era o momento reservado para a reflexão, a meditação, a amizade e a solidão. Ócio era o tempo dedicado para o aperfeiçoamento da alma. Como podemos, no século XXI, aplicar esse mesmo conceito para responder a perguntas profundas, e viver uma vida mais feliz?

Ver Ofertas Ver Comentários

Ócio Criativo: 28 Reflexões Para Uma Vida Mais Feliz

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias