Banner Ofertas



06/01/2024 15:44:13

Top 10 Melhores Livros de Arquitetura

O que chamamos de arquitetura? Qual a diferença de arquitetura para design? Qual o objeto de estudo da arquitetura? Quais os melhores livros sobre arquitetura? Como funciona a arquitetura? Com dúvidas? Vamos te ajudar!

Top 10 Melhores Livros de Arquitetura Segundo a Wikipédia, a arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Arquitetura é a ciência e a prática da criação de edifícios, espaços e sistemas construtivos. É o estudo do desenho de edifícios e de sua integração ao ambiente construído. Pode incluir projetos de arquitetura de interiores, paisagismo e urbanismo. A arquitetura desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente construtivo que pode melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos usuários. A arquitetura também pode ser usada para moldar a cultura e as crenças das pessoas que vivem nesses ambientes construídos. A arquitetura tem sido praticada por muitos séculos e os arquitetos têm usado as tecnologias e materiais mais recentes para criar edifícios que melhoram a vida das pessoas. Selecionamos para você os melhores livros para quem quer saber mais sobre arquitetura, veja a seleção dos nossos editores!

1

Arte de projetar em arquitetura 18ª edição

A 18ª edição deste manual mundialmente reconhecido pode ser considerada uma nova edição. Por um lado, conservou-se a magnífica proposta do original e, por outro, atualizou-se o seu conteúdo, a fim de responder às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, especialmente em relação às exigências ambientais. Arte de projetar em arquitetura é um manual de construção que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. Nesta edição, muitos dos capítulos foram revisados e atualizados, nos quais os seguintes temas são abordados: instalações esportivas aquáticas, varandas cobertas, hotéis, evacuação de incêndios, móveis e utencílios de cozinha, restaurantes fast-food, fachadas de madeira, normativas de economia energética, elevadores, arquitetura solar, reabilitação e reutilização de edifícios etc. Além de completar o conteúdo relativo às edições anteriores, esta nova versão é fiel à obra de Ernst Neufert e continua sendo uma refência bibliográfica de reconhecido valor universal, um manual indispensável para arquitetos, técnicos em arquitetura, engenheiros, construtores, professores e estudantes. Desde a sua primeira edição alemã de 1936, realizaram-se 39 edições em alemão e 17 em português, além de ter sido publicado em 18 idiomas diferentes e vendido mais de um milhão de exemplares, no total.

Ver Ofertas Ver Comentários

Arte de projetar em arquitetura 18ª edição

2

Arquitetura e Psique: um estudo psicanalítico de como os edifícios impactam nossas vidas

Não é difícil perceber em nós mesmos quão intensamente somos impactados pelos ambientes que frequentamos e visitamos. Muito mais difícil, contudo, é compreender tais impactos no nível de nossa subjetividade e o quanto podem influenciar nosso bem (ou mal) estar psíquico. O espaço construído, ao ser entendido como algo que se reflete em nossa forma de agir, sentir e pensar, é um elemento importante de nossa constituição como sujeitos individuais e sociais. Grosso modo, essa é a base da argumentação arguta e profunda que Lucy Huskinson desenvolve nesse ensaio, trazendo uma visão bastante ampla do fenômeno, a partir dos grandes psicanalistas e arquitetos contemporâneos, elaborando uma crítica contundente ao fazer arquitetônico ao mesmo tempo que elabora um paralelo lúcido entre o corpo e o espaço do habitar humano, mediados pela psicanálise. QUARTA-CAPA Os edifícios moldam a nossa identidade e nossa maneira de sentir e perceber a nós mesmos de forma profunda, nem sempre evidentes para arquitetos e urbanistas, que projetam e concebem os espaços de habitar, ou mesmo para aqueles que pensam estar intimamente familiarizados com as edificações que frequentam. Arquitetura e Psique fornece um guia teórico para nosso comportamento inconsciente em relação a edifícios e explica como e por que somos atraídos por elementos e características específicos do projeto arquitetônico. A obra revela como até o menos inspirador dos edifícios pode ser modificado de modo a atender às nossas expectativas e requisitos inconscientes – e, da mesma forma, explora as repercussões em nosso bem-estar quando os edifícios não conseguem fazê-lo. Os princípios utilitários de função, eficiência, custo e impacto visual não atendem às necessidades fundamentais das pessoas. Entre outros motivos, porque nossas respostas à arquitetura costumam ser difíceis de mensurar e são, em grande parte, inconscientes. Lucy Huskinson libera o pensamento psicanalítico de suas preocupações com as relações interpessoais para abordar as conexões vitais que estabelecemos com o ambiente construído, ao ligá-lo com a teoria arquitetônica, dando notícia, assim, de uma teoria psicanalítica mais abrangente e útil de relacionamento e identidade.

Ver Ofertas Ver Comentários

Arquitetura e Psique: um estudo psicanalítico de como os edifícios impactam nossas vidas

3

Cidades para pessoas

Jan Gehl é nosso maior observador de qualidade urbana e um indispensável filósofo das cidades como soluções para a crise ambiental e de saúde que enfrentamos. Com mais da metade da população mundial vivendo hoje em áreas urbanas, o planeta inteiro precisa aprender as lições que ele nos oferece em Cidades Para Pessoas. - Janette Sadik-Khan, comissária do Departamento de Transportes da cidade de Nova York.Este livro analisa muitas das ideias seminais de Gehl, examina algumas das cidades do mundo que se desenvolveram com êxito nas últimas décadas e estabelece os desafios para o futuro. Muitas gerações terão uma vida melhor, e as cidades serão mais competitivas, se seus líderes ouvirem sua advertência. - Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, e presidente do Conselho do Instituto para Política de Transportes e Desenvolvimento de Nova York.Jan Gehl continua a nos surpreender com sua compreensão sobre o que realmente faz as cidades funcionarem. Este livro, baseado em trabalhos que fez na Europa, Austrália e Américas, tem um alcance global, com dados comparativos de como pedestres utilizam os espaços públicos, cujo apelo maior é a rapidez com que ele tem sido capaz de ajudar algumas cidades a transformar suas ruas de tráfego intrincado em paraísos para as pessoas. - Peter Newman, professor de Sustentabilidade, Universidade Curtin, Austrália, e coautor de Resilient Cities.Gehl aborda, de forma aprofundada e objetiva, questões que são fundamentais à qualidade de vida na cidade e que se refletem na escala dos espaços, nas soluções de mobilidade, nas dinâmicas que favorecem a vitalidade, sustentabilidade e segurança das áreas urbanas, na valorização dos espaços públicos, nas possibilidades de expressão individual e coletiva, na beleza daquilo que pode ser apreendido ao nível do observador. - Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Estado do Paraná.

Ver Ofertas Ver Comentários

Cidades para pessoas

4

Introdução à Arquitetura

Esta é uma das obras de introdução à arquitetura mais completas. Apresenta de forma extremamente gráfica os principais aspectos da arquitetura, incluindo arquitetura de interiores e urbanismo. É um verdadeiro guia para aqueles que estão iniciando a carreira ou para os apaixonados por desenho e projeto de arquitetura.

Ver Ofertas Ver Comentários

Introdução à Arquitetura

5

Dicionário visual de arquitetura

Este é o primeiro dicionário de termos de arquitetura totalmente ilustrado. Para cada definição corresponde uma ilustração, o que facilita enormemente a compreensão de cada termo. Concebido para facilitar e enriquecer a consulta por arquitetos, estudantes de arquitetura, estudantes de arte, engenheiros etc., o dicionário comporta mais de 5.000 entradas organizadas por temas que podem ser localizados diretamente através de um índice completo. Tradução de Julio Fischer.

Ver Ofertas Ver Comentários

Dicionário visual de arquitetura

6

Manual do Arquiteto Descalço

Nova edição de uma obra clássica da bioarquitetura. O conceito praticado por Johan van Lengen já conquistou milhares de adeptos no século XXI. Traduzido para vários idiomas, vendeu mais de 350 mil exemplares em todo o mundo. O livro é repleto de ilustrações do próprio autor, respondendo aos desafios atuais da questão habitacional e apresentando alternativas que combinam técnicas tradicionais e modernas de construção, em busca de um ambiente harmonioso. O título faz referência aos primeiros arquitetos, que na Antiguidade amassavam a terra com os pés, para preparar os tijolos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Manual do Arquiteto Descalço

7

O complexo arte-arquitetura

Arte e arquitetura nunca estiveram tão próximas como atualmente. Mas seria a mescla positiva? Em seu livro, Hal Foster critica o mau uso da arte na arquitetura e a obsessão em juntar as duas em projetos arrojados, mas esvaziados de sentido. Já a condição de complexo, cujas significações abrangem desde o léxico psicanalítico até a designação de grandes aparatos sociais – como um “complexo industrial-militar” –, é, segundo o autor, um aspecto definidor da cultura atual e permite compreender fatores sociais e econômicos do mundo contemporâneo. Grandes nomes da arquitetura atual, como Norman Foster e Renzo Piano, são os protagonistas da obra. A partir deles, Hal Foster identifica um “estilo global”, análogo ao Estilo Internacional da arquitetura moderna praticada por Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius. Se anteriormente os arquitetos se voltavam para a teoria, para Zaha Hadid, Herzog & de Meuron, e outros escritórios contemporâneos, a arte passou a ser a inspiração primeira, embora seja utilizada apenas em termos de imagem em seus projetos. Em contraposição, a passagem da arte para a arquitetura é vista pelo autor de maneira mais positiva, sobretudo pela transição da ideia de objeto para a ideia de espaço, como atesta a obra de Richard Serra. Clássico imediato de nossos dias, o livro é referência incontornável para o pensamento sobre a arte e a arquitetura contemporâneas e, nas palavras do próprio autor, “foi escrito em apoio a práticas que insistem na particularidade sensível da experiência no aqui e agora e que resistem à subjetividade atordoada e à sociabilidade atrofiada sustentadas pelo espetáculo.” Além dos textos de Foster, a edição traz entrevista realizada pelo autor com o artista Richard Serra.

Ver Ofertas Ver Comentários

O complexo arte-arquitetura

8

Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis

Manual completo para quem vai projetar e gerenciar habitats humanos e investir no futuro. Desde materiais de construção sustentáveis e sistemas de certificação, até eficiência e suficiência energética, qualidade do ar nos interiores e no ambiente, estratégias de gestão da água e sistemas de avaliação de sustentabilidade, este livro é uma fonte essencial de informações atualizadas. Apresenta questões técnicas complexas de forma a ir construindo uma compreensão intuitiva, propõe atividades que reforçam conceitos importantes e traz contribuições de profissionais da área para fornecer conhecimentos profundos de cunho filosófico, tecnológico e prático.

Ver Ofertas Ver Comentários

Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis

9

A Concepção Estrutural e a Arquitetura

Este livro enseja uma viagem profícua no campo das estruturas, no qual as qualidades didáticas do autor são notórias. Em sete capítulos, descreve os fenômenos físicos, os sistemas estruturais básicos ligados aos materiais, a associação dos sistemas e struturais, os sistemas de suporte de vedação, os critérios práticos de lançamento de vigas e pilares. Os dois últimos capítulos abordam aspectos da natureza e as suas analogias com as edificações, terminando com um pouco de história das estruturas, com um tratamento agradável do tema. As ilustrações dos desenhos complementam de maneira primorosa a apresentação do trabalho. Este livro traz uma importante contribuição ao ensino das estruturas, não só para os alunos como também para profissionais que atuam na área das estruturas.

Ver Ofertas Ver Comentários

A Concepção Estrutural e a Arquitetura

10

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender

Neste livro, Simon Unwin revela os segredos por trás de vinte desses edifícios. Pede que você "leia" o edifício e compreenda seu ponto de partida analisando sua forma final através do desenho. Por meio desse processo gradual de compreensão do pensamento por trás da forma arquitetônica, você aprenderá uma metodologia especial que poderá ser usada toda vez que você olhar para um edifício. Analisando edifícios de diferentes momentos do século XX e dos mais diversos países - os Estados Unidos, a França, a Itália, o México, a Suíça, a Espanha, a Finlândia, a Austrália, a Noruega, a Suécia e o Japão -, este livro é essencial para todos os arquitetos.

Ver Ofertas Ver Comentários

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender

O Que Observar na Hora de Comprar?

  • Analise os preços das versões impressa e digital do livro, a versão eletrônica em alguns casos pode ser mais econômica.
  • Um mesmo livro pode ter diferentes versões impressas: capa dura, capa comum e edição de bolso com preços diferentes.
  • Se você for um leitor voraz, a assinatura do Kindle Unlimited pode ser um ótimo investimento. Com acesso a milhares de títulos, você pode explorar uma variedade de gêneros e autores sem custos adicionais.
  • Se você gosta de ouvir livros, considere assinar a plataforma de audiobooks Audible. A plataforma oferece milhares de títulos em audiobooks que são trocados por créditos que geralmente mais baratos que o preço de um livro.
  • Leia as avaliações e compare preço do livro em diferentes plataformas. Isso pode oferecer uma visão mais ampla sobre a qualidade e relevância assim como do preço do livro.


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias