amazon

10/12/2020 21:04:39

Melhores Livros sobre Cerveja de 2020 para dar de presente de Natal

Do apreciador de cerveja ao mestre cervejeiro. Listamos 10 opções de livros para quem gosta de cerveja.

Melhores Livros sobre Cerveja de 2020 para dar de presente de Natal

O presente ideal para aquele seu amigo cervejeiro ou que planeja fazer a própria cerveja artesanal.

1

O Guia Oxford da Cerveja: The Oxford Companion to Beer Capa dura por Garrett Oliver (Editor), Iron Mendes (Editor)

Uma obra verdadeiramente inovadora, O guia Oxford da cerveja é o livro de referência mais abrangente já publicado sobre a mais popular e diversificada bebida fermentada do mundo. Nestas páginas, Garrett Oliver, autor e renomado mestre-cervejeiro, agrupou o vasto conhecimento e as pesquisas de mais de 165 especialistas em cerveja oriundos de mais de vinte países. O resultado é um compêndio completo do mundo da cerveja, compreendendo mais de mil verbetes, muitos deles sobre temas que mal haviam sido abordados até agora. Dos detalhes sobre o processo de produção da cerveja à história da bebida, das variedades de lúpulo e cevada ao perfil das regiões e dos países produtores de cerveja, dos estilos de cerveja, harmonização gastronômica e tipos de copos ao condicionamento em barril de madeira, dry hopping e refermentação em garrafa, este livro cobre praticamente todos os temas de interesse para entusiastas, cervejeiros ou profissionais do ramo de alimentos e bebidas. Das cervejarias de grande escala ao mundo das nanocervejarias, este livro trata a cerveja como nenhum livro nunca a tratou. Escrito por uma notável equipe de autores, entre os quais cervejeiros eminentes, estudiosos, mestres-adegueiros, cervejeiros artesanais e cervejeiros caseiros, este livro é vasto, profundo e festivo como o próprio mundo da cerveja.

Saiba mais

O Guia Oxford da Cerveja: The Oxford Companion to Beer Capa dura por Garrett Oliver (Editor), Iron Mendes (Editor)
2

O Grande Livro da Cerveja Capa dura – 1 janeiro 2014 Edição Português por Tim Hampson

De sabor complexo e enorme variedade de tipos e estilos, a cerveja tem ganhado cada vez mais apreciadores e produtores. Essa obra faz uma viagem pelos quatro cantos do planeta, revelando as mais excepcionais cervejas existentes em diversos países, tanto de produtores tradicionais de marcas clássicas como dos mais novos e arrojados mestres cervejeiros. Conta a origem da bebida e sua evolução ao longo dos séculos; explica o processo de fabricação, da maltagem à maturação; e classifica os diversos tipos – como porter, stout, ale, bitter, pilsen, entre outras –, analisando suas características, como coloração, sabor e teor alcoólico. Ensina ainda como degustar a bebida e como harmonizar cada estilo com diversos pratos. Aborda os principais festivais de cerveja pelo mundo e reúne os mais importantes produtores da Europa, das Américas, da Ásia, da Oceania e da África, com informações sobre centenas de marcas e as notas de degustação das variedades indicadas. Entre os destaques estão a britânica Fuller’s, a mais antiga cervejaria familiar londrina; a tcheca Pilsner Urquell, que conquistou o mundo com o estilo pilsen; a Samuel Adams, uma das principais produzidas pelas microcervejarias artesanais norte-americanas; a brasileira Eisenbahn, com várias cervejas premiadas em sua produção; e a Fujizakura Heights, marca japonesa localizada nas encostas do monte Fuji.

Saiba mais

3

Larousse da cerveja: A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo Capa dura – 22 setembro 2017 Edição Português por Ronaldo Morado (Autor)

Este é o livro perfeito para quem já ama cerveja e também para quem quer se tornar um expert na bebida. Ao longo de centenas de páginas ricamente ilustradas, o livro apresenta um panorama histórico completo; descreve os ambientes, os utensílios e o serviço perfeito; aborda as principais escolas cervejeiras do mundo e ainda relaciona a bebida com a gastronomia. Esta nova edição ampliada e atualizada traz um exclusivo capítulo sobre a indústria cervejeira no Brasil, analisando toda a cadeia produtiva e o mercado atual. Além disso, o guia de estilos de cerveja foi completamente reformulado, conforme as atuais diretrizes do Beer Judge Certificate Program (BJCP), o maior e mais renomado programa de certificação de avaliadores de cerveja do mundo. Ao final do livro, o leitor vai encontrar uma lista de bares, museus e festivais ao redor do planeta que celebram uma das bebidas mais populares e queridas do mundo

Saiba mais

Larousse da cerveja: A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo Capa dura – 22 setembro 2017 Edição Português  por Ronaldo Morado  (Autor)
4

De um gole só: A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo por Ariane Abdallah

A biografia completa da Ambev, a cervejaria brasileira que se tornou a maior do mundo. Esta é uma história improvável. Sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do planeta em seu setor. Em De um gole só, a jornalista Ariane Abdallah reconstitui a biografia da AB Inbev ― desde a compra da Brahma, em 1989, pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passando pela formação da Ambev, em 2000, até se transformar na cervejaria número 1 do mundo. O livro narra como os brasileiros atraíram os líderes do setor mundial a se unirem a eles ― ou a venderem seus negócios. Os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição. O peso de se tornar uma referência em gestão. As vitórias, os aprendizados e as crises. Os desafios na tentativa de reverter a imagem polêmica que se criou entre os consumidores brasileiros. Os dilemas de ter se tornado uma gigante em um setor em transformação, sem que haja agora um caminho claro para continuar crescendo. E a crise atual, que coloca em xeque o modelo de gestão que a trouxe até aqui. Ao longo de três anos, a autora fez aproximadamente 170 entrevistas e conquistou um acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela. O resultado é um livro completo e independente sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.

Saiba mais

De um gole só: A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo por Ariane Abdallah
5

A história da Heineken: A cerveja que conquistou o mundo Capa comum – 7 abril 2016 Edição Português por Barbara Smit

Um relato emocionante sobre a trajetória da pequena empresa familiar que se transformou em marca global e campeã de vendas Todos os dias milhares de garrafas verdes da Heineken são abertas, de Nova York a Shangai, passando por Paris, Johannesburgo e Rio de Janeiro. Mas são poucos os consumidores da cerveja holandesa que conhecem os caminhos e estratégias que levaram uma pequena empresa familiar a se transformar na marca da estrela vermelha, campeã de vendas e reconhecida em todo o mundo. Partindo da cervejaria criada em Amsterdã em 1864 até chegar aos dias de hoje, a jornalista Barbara Smit revela os estratagemas de negócios, truques de marketing e tipos extraordinários que construíram a notável trajetória de uma das maiores empresas do planeta. Entre eles, o personagem principal da história: Alfred "Freddy" Heineken, homem de visão e controverso magnata do jet set internacional que recuperou o controle da cervejaria para depois colocar - e manter - a Heineken no topo do cenário global. Com pesquisa meticulosa e narrativa envolvente - que passa ainda pelo sequestro de Freddy Heineken e seu resgate milionário -, a autora nos leva por uma viagem reveladora ao mundo da Heineken e das cervejas. A história da Heineken oferece ao leitor um relato detalhado e emocionante da batalha pelo mercado internacional de cerveja, com suas táticas agressivas, aquisições espetaculares e campanhas publicitárias geniais

Saiba mais

A história da Heineken: A cerveja que conquistou o mundo Capa comum – 7 abril 2016 Edição Português  por Barbara Smit
6

A Arte de Fazer Cerveja Capa dura por James Morton (Autor), Rosane Albert (Tradutor)

O cervejeiro James Morton revela o que aprendeu na prática, entre erros e acertos, ao preparar a bebida em casa. Ele descreve os equipamentos necessários e os ingredientes (maltes, lúpulos, leveduras e adjuntos) e explica em detalhes ambos os métodos de produção: o com kit, mais simples, e o all-grain, mais completo e que permite personalizar mais a produção. Ensina, ainda, a fabricar alguns equipamentos, como a própria cuba de fervura e um resfriador, e a costurar um saco de grãos, inspirando o autêntico estilo “faça você mesmo”. Também não faltam instruções para detectar problemas (e evitá-los nas produções seguintes) e conteúdo teórico sobre temas como fermentação primária e secundária, envase e carbonatação, cultivo de leveduras a partir de garrafas e instalação de um sistema de barril em casa. Entre as receitas preferidas do autor, de estilos americanos e europeus, estão porter, Russian imperial stout, quadrupel, saison, kölsch e – o grande destaque do volume – as complexas lagers, fermentadas em baixas temperaturas, e as sours, feitas com leveduras selvagens.

Saiba mais

A Arte de Fazer Cerveja Capa dura  por James Morton (Autor), Rosane Albert (Tradutor)
7

As 100 melhores cervejas brasileiras por Mauricio Beltramelli (Autor)

O sommelier e especialista em cervejas Mauricio Beltramelli já brindou os leitores e apreciadores da bebida com o livro 'Cervejas, Brejas e Birras', agora, traz ao público brasileiro uma publicação que seleciona as cem melhores cervejas produzidas atualmente no país. Ingredientes - alguns deles exóticos - sabor, cor, aroma e textura, entre outros elementos, foram utilizados como critério de escolha. Segundo o autor, a tarefa não foi simples. 'Há muitas cervejas de qualidade no Brasil, foi difícil chegar em apenas cem rótulos', afirma. Boa notícia para o público cervejeiro, que agora tem um guia a altura para se aventurar pelo mundo da bebida que há tempos deixou de ser apenas coadjuvante da praia, samba e futebol.

Saiba mais

As 100 melhores cervejas brasileiras por Mauricio Beltramelli  (Autor)
8

Cervejas Artesanais Capa dura por Mark Dredge (Autor), LUIZ REYES GIL (Tradutor)

Há tempos que a revolução das cervejas artesanais se espalhou por todos os continentes, instigando produtores a fabricar opções que vão desde os estilos clássicos a inovações que desafiam o paladar dos consumidores, sempre ávidos por novidades. Neste livro, Mark Dredge apresenta uma seleção de mais de 350 cervejas, abrangendo cerca de 50 estilos, de países como Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, República Tcheca e Suécia. Todas elas são resenhadas com o intuito de destacar seus aspectos sensoriais mais marcantes, além de curiosidades sobre suas origens e como foram produzidas, tudo permeado pelo bom humor de Dredge. A cada seção, ele aponta rótulos considerados clássicos de cada estilo, como a Anchor Steam Beer, uma cerveja imperdível desse estilo americano. Em infográficos, detalha o processo de fabricação, as regiões de cultivo de lúpulo no mundo e o copo ideal para cada estilo de cerveja. Oferece também informações sobre defeitos na bebida que podem ser detectados na degustação e traz orientações sobre harmonização com comida.

Saiba mais
Cervejas Artesanais Capa dura por Mark Dredge (Autor), LUIZ REYES GIL (Tradutor)
9

Microbiologia da Cerveja por Carlos Henrique Pessôa De Menezes E Silva (Autor)

Vivemos um momento importante na história cervejeira do país onde o crescimento está levando a uma maturidade. Já temos um estilo de cerveja registrado no BJCP. Será que algum dia teremos uma escola cervejeira puramente brasileira? Ninguém sabe. Mas, o que de fato sabemos, é que para chegar lá, precisamos de conhecimento. Quando digo conhecimento, não me refiro a blog ou Youtube. Mas sim de uma literatura bem fundamentada em conhecimento científico. Foi, com essa motivação, que nosso amigo Carlão escreveu esse livro. Ele trouxe todo seu amplo conhecimento para ajudar-nos a melhorar nosso conhecimento sobre o tema mais procurado por todos os cervejeiros: fermentação. Esse é um assunto de muito interesse devido a sua alta complexidade e à dificuldade que temos de controlar essa etapa do processo produtivo. O cervejeiro faz mosto. Quem faz cerveja é a levedura. Nosso papel é entender como ela trabalha para podermos dar boas condições para que ela faça a cerveja da forma que planejamos. Matheus Aredes Cervejeiro / Professor na Bräu Akademie

Saiba mais
Microbiologia da Cerveja por Carlos Henrique Pessôa De Menezes E Silva (Autor)
10

How To Brew: Everything You Need to Know to Brew Great Beer Every Time Capa comum – Ilustrado, 1 junho 2017 Edição Inglês por John J. Palmer

Fully revised and updated, How to Brew is the definitive guide to making quality beers at home. Whether you want simple, sure-fire instructions for making your first beer, or you’re a seasoned homebrewer working with all-grain batches, this book has something for you. John Palmer adeptly covers the full range of brewing possibilities―accurately, clearly and simply. From ingredients and methods to recipes and equipment for brewing beer at home, How to Brew is loaded with valuable information on brewing techniques and recipe formulation. A perennial best seller since the release of the third edition in 2006, How to Brew, is a must-have to update every new and seasoned brewer’s library.

Saiba mais
How To Brew: Everything You Need to Know to Brew Great Beer Every Time Capa comum – Ilustrado, 1 junho 2017 Edição Inglês  por John J. Palmer

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Mais lidas


Categorias


amazon